Paraná
Com mais conforto e segurança, Salto São Francisco voltará a receber turistas
Um dos pontos naturais mais icônicos do Paraná, o Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região central do Estado, poderá ser visitado novamente pela população, e com a garantia de mais segurança e conforto para os turistas. Os visitantes precisarão necessariamente ser acompanhados por operadores e condutores especializados, cadastrados pelo órgão ambiental. Haverá cobrança de taxa, com valor a ser estipulado pelos empreendedores.
A trilha de pouco mais de um quilômetro estava interditada desde fevereiro de 2022 como forma de evitar acidentes, já que o local é de difícil acesso e o resgate precisa ser feito por via área e em condições climáticas favoráveis.
O cadastramento dos interessados em prestar o serviço pode ser realizado diretamente no site do IAT, na aba Esporte de Aventura e Montanhismo. O projeto foi regulamentado pelas portarias 194/2022 e 196/2022, ambas emitidas pelo instituto. É a partir da validação desses cadastros pela Diretoria de Patrimônio Natural do órgão que a trilha poderá ser usada novamente. Já a entrada no parque e visitas aos demais pontos de turísticos, como o mirante, seguem gratuitas.
“Não será permitido percorrer a trilha sozinho ou com a família, a condição é que exista esse suporte técnico de especialistas”, destacou a chefe de Unidades de Conservação do IAT de Guarapuava, Alline Hlatki.
“A reabertura do Salto São Francisco é um pedido antigo da comunidade. O local só foi fechado por causa de alguns acidentes”, afirmou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. “Optamos por proporcionar um acompanhamento especializado a partir do trabalho de condutores e operadores de turismo receptivo. Essa medida ajudará também na fiscalização e no controle de acesso a esse importante atrativo localizado em uma Unidade de Conservação (UC) ambiental”.
- IAT é reeleito para coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
- Jardim do Palácio Iguaçu ganha colmeias de abelhas nativas e horta orgânica
PARQUES PARANÁ – A busca por melhorar a infraestrutura das UCs faz parte do projeto Parques Paraná, lançado pelo Governo do Estado em 2019. A partir da proposta, as unidades ganharam nova sinalização; elaboração e revisão de planos de manejo; projetos de qualificação e segurança do turismo de aventura; programa de prevenção a incêndios; suporte no manejo de trilhas e resgate; novos veículos e equipamentos; além de regularização fundiária por meio de georreferenciamento.
PARQUE – O Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança foi criado em 2010 e é um importante reduto para preservação da Mata Atlântica no Paraná, protegendo nascentes e mananciais da região. Além disso, guarda paisagens incríveis como o Salto São Francisco e o Saltos dos Cavalheiros. Hoje, a UC conta com portal, recepção, estacionamento, lanchonete, trilha interpretativa, pontes, entre outros. A trilha principal tem pouco mais de 1 km e margeia o Salto São Francisco.
A cachoeira do São Francisco tem 196 metros de altura, se destacando como a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do País em extensão.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná manifesta apoio à nota de repúdio sobre charge relacionada à morte de juíza após procedimento de coleta de óvulos
O Ministério Público do Paraná (MPPR) reitera o posicionamento manifestado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e se associa à nota pública divulgada nesta sexta-feira, 9 de maio, diante da repercussão envolvendo o falecimento da magistrada Mariana Francisco Ferreira.
O MPPR manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas, em um momento de profunda dor que sensibiliza todo o sistema de Justiça. Reafirma, ainda, a importância de que temas sensíveis, especialmente aqueles relacionados à maternidade, aos desafios das carreiras jurídicas e à dignidade da pessoa humana, sejam tratados com responsabilidade, respeito e sensibilidade.
O debate público e a liberdade de expressão são valores fundamentais em uma sociedade democrática. Ao mesmo tempo, situações marcadas pelo luto e pelo sofrimento humano exigem compromisso ético, empatia e responsabilidade.
A seguir, a íntegra da nota pública divulgada pelo CNPG:
Nota pública de repúdio
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) manifesta veemente repúdio à charge publicada no jornal Folha de S.Paulo, pela absoluta falta de empatia com a perda precoce de uma vida humana e, também, por considerar que a abordagem adotada desrespeita tema extremamente sensível relacionado aos desafios da maternidade diante das exigências da atividade laboral dentro do sistema de Justiça brasileiro.
A publicação ocorre em contexto de profunda comoção pelo falecimento da juíza Mariana Francisco Ferreira, aos 34 anos, após procedimento de coleta de óvulos, fato que mobilizou magistrados, membros do Ministério Público e, especialmente, mulheres que convivem com os impactos pessoais e profissionais decorrentes das exigências das carreiras jurídicas.
O CNPG reafirma seu compromisso com a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e o direito à crítica institucional, valores essenciais ao Estado Democrático de Direito. Essas garantias, contudo, não afastam a necessária responsabilidade ética e sensibilidade humana diante de episódios marcados por dor e luto.
O Ministério Público brasileiro reconhece a legitimidade do debate público sobre o sistema de Justiça e suas estruturas. O que não se pode jamais admitir é a banalização do sofrimento humano ou a desumanização de experiências profundamente sensíveis.
Neste momento, o CNPG se solidariza com os familiares, amigos e colegas da juíza Mariana Francisco Ferreira, reiterando respeito a todas as mulheres que enfrentam, diariamente, os desafios de equilibrar responsabilidade profissional e projetos legítimos de vida pessoal e familiar.
Brasília/DF, 9 de maio de 2026.
Pedro Maia Souza Marques
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes7 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Esportes6 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
-
Paraná6 dias agoCom Ponte de Guaratuba, Maratona Internacional do Paraná se torna marco do Esporte no Estado
-
Política Nacional5 dias agoCâmara aprova adesão do Brasil a acordo da OMC sobre comércio de aeronaves civis
-
Esportes6 dias agoInter vence o Fluminense e se afasta do Z4 do Brasileirão
-
Educação5 dias agoComplementação da União ao Fundeb 2026 aumenta em R$ 47 mi
-
Agro6 dias agoFenagra 2026 reúne indústria de nutrição animal e humana
-
Agro6 dias agoSafra de feijão 2026 avança no Brasil, mas seca provoca perdas severas
