Paraná
MON promove ações sobre a exposição “Carne Viva – Ambiguidade da Forma”
Uma visita mediada com artistas e curadores dará início a uma série de ações relacionadas à exposição “Carne Viva – Ambiguidade da Forma”, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON). A ação será nesta quarta-feira (22), às 16h30, na Sala 7.
A mostra reúne o trabalho de sete artistas: Washington Silvera, Hugo Mendes, Eliane Prolik, Cleverson Salvaro, Cleverson Oliveira, Cíntia Ribas e Carina Weidle, e tem curadoria de Bruno Marcelino e Jhon Voese.
No período de 3 a 6 de abril, entre as 19h e 21h, acontecerá o minicurso “Transformações e Confluências: Tópicos sobre a Formação do Vocabulário da Arte Brasileira Local” com Arthur L. do Carmo e convidados. Será necessária a inscrição prévia e o público-alvo são estudantes universitários e pesquisadores em arte. Inscrições pelo link bit.ly/MinicursoCarneViva.
O encerramento da atividade será no dia 12 de abril, às 19 horas, com uma mesa-redonda com os artistas e corpo curatorial. Trata-se do 5º e último módulo do minicurso, mas será aberto ao público geral, não apenas aos participantes.
No dia 15 (sábado), às 16h, haverá uma palestra com Paulo Herkenhoff, um dos mais importantes curadores do Brasil. O evento, no Auditório Poty Lazzarotto, também será aberto ao público.
Com atuação nos principais museus do País, além de ter sido curador adjunto do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e ter realizado projetos de curadorias importantes para as Bienais de São Paulo e Veneza, Herkenhoff também atuou como consultor para a Documenta de Kassel.
Sua ligação com a cidade de Curitiba vem da década de 1990, junto às Bienais da Gravura que ocorreram aqui e que ajudaram a diversificar as pesquisas e a notabilizar os artistas paranaenses no circuito internacional.
“CARNE VIVA” – A exposição “Carne Viva – Ambiguidade da Forma”, em cartaz no MON desde dezembro do ano passado, conta com 55 obras, além de textos poéticos de Arthur do Carmo.
Quatro gerações de artistas estão reunidas na mostra. A proposta é aproximar o público e demonstrar na prática a potência estética e política de cada discurso, que pode ser sutil ou mais explícita, mas está presente em cada obra.
A maioria dos trabalhos é tridimensional, o que evidencia a intenção de permitir um diálogo da exposição com o espaço físico do Museu. A mostra ocupa quatro ambientes, além da “antessala”, onde é apresentada uma instalação sonora assinada pelos artistas Eliane Prolik e Cleverson Salvaro.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
“Carne Viva – Ambiguidade da Forma”
Dia 22 (quarta-feira), às 16h30, visita mediada com artistas e curadores, na Sala 7, aberta ao público.
De 3 a 6 de abril, das 19h às 21h, minicurso “Transformações e Confluências: Tópicos sobre a Formação do Vocabulário da Arte Brasileira Local”, com Arthur L. do Carmo e convidados.
Dia 12, às 19h, encerramento do minicurso com uma mesa-redonda com os artistas e corpo curatorial, aberta ao público;
Dia 15, às 16h, palestra com o curador e crítico Paulo Herkenhoff. O evento, no Auditório Poty Lazzarotto, é aberto ao público.
Fonte: Governo do Paraná
Paraná
MPPR e outras instituições do Sistema de Justiça promovem campanha e seminário contra o assédio eleitoral
Com a proximidade das eleições gerais a serem realizadas no mês de outubro em todo o Brasil, o Ministério Público do Paraná (MPPR) e outras instituições representantes do Sistema de Justiça do estado promovem a campanha “Assédio eleitoral não!”, voltada a prevenir e reprimir o assédio eleitoral no ambiente de trabalho. A iniciativa tem o objetivo de proteger a integridade do processo eleitoral e orientar as vítimas sobre como identificar e denunciar práticas contra a liberdade de voto.
A mobilização decorre de um acordo interinstitucional pactuado entre MPPR, Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), Ministério Público Federal (MPF) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR). Neste ano, cerca de 8,2 milhões de eleitores irão às urnas para eleger presidente e vice-presidente da República, senador, deputado federal, deputado estadual, governador e vice-governador.
Seminário
Entre as iniciativas da campanha, destaca-se o seminário conjunto a ser realizado no dia 20 de agosto pelas instituições parceiras.
O evento será na sede do TRT-PR, em Curitiba, das 14 às 17 horas, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro), com transmissão ao vivo pelo canal do TRT-PR, no YouTube.
O seminário é gratuito e é voltado especialmente a integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, empregadores, empregados, representantes de entidades empresariais e sindicatos.
O Promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, responsável pela Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MPPR, participará da mesa de abertura.
Orientações
A campanha “Assédio Não” também disponibiliza orientações, canais de denúncias e materiais educativos no site www.assedionao.org.br.
Assédio eleitoral
O assédio eleitoral consiste em casos de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento para influenciar ou manipular o voto ou a orientação política, o que tem se tornado comum, especialmente, no ambiente de trabalho.
A prática acontece quando o dono da empresa, o patrão, ou funcionários com funções de supervisão, coordenação ou gestão utilizam o ambiente de trabalho para forçar alguém, mediante violência ou grave ameaça, a escolher determinado candidato ou preferência política, o que pode configurar um ilícito penal, trabalhista e cível.
Canal de denúncia
No site da campanha, há um canal de denúncias de possíveis práticas de assédio eleitoral, bem como outras eventuais ilegalidades cometidas durante o pleito.
O Ministério Público do Paraná receberá as denúncias e irá encaminhar para o órgão competente para apuração e responsabilização, se comprovado o assédio eleitoral.
Por meio de um formulário eletrônico, a população poderá comunicar, por exemplo, situações de assédio de empregador para subordinado em postos de trabalho, bem como outros ilícitos, como suspeitas de uso indevido da estrutura administrativa de Municípios em favor de candidatos, propagando eleitoral irregular, indícios de compra de votos ou abuso de poder econômico por candidatos. As demandas recebidas serão triadas pelo MP do Paraná e distribuídas para apuração das instituições competentes, de acordo com a área de atribuição de cada uma.
Acesse o formulário para envio de denúncias eleitorais
Serviço
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional3 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Esportes2 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Entretenimento3 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Política Nacional3 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Esportes1 dia agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Política Nacional3 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Esportes2 dias agoAthletico-PR bate o Vitória por 2 a 0 e abre vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
-
Agro2 dias agoAcordo provisório completa 3 meses com R$ 9,2 bilhões em carnes sob ameaça
