Paraná
Estado lança caravana para promover direitos humanos e cidadania nos municípios
A Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Permanente de Direitos Humanos (Coped), lançou nesta quinta-feira (11), em Curitiba, a Caravana Coped. O objetivo é levar a escuta e o diálogo para perto das pessoas, promovendo encontros com a sociedade civil, instituições públicas, lideranças comunitárias, movimentos sociais e toda a rede de proteção e garantia de direitos.
A caravana, realizada com o apoio técnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), deve passar por 12 cidades: Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Maringá, Paranaguá, Matinhos, Londrina, Guaíra, São José dos Pinhais e Umuarama.
De acordo com a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Francieli Jacomel, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a promoção e a garantia de direitos fundamentais. “A Caravana significa mais do que consolidar as políticas já existentes, mas propor e debater novas pautas em direitos humanos. Estar em campo com a Caravana Coped nos permite estreitar os laços com a comunidade e oxigenar nossa atuação com novas perspectivas jurídicas e sociais”, ressaltou.
“Cada encontro nesta caravana será um passo fundamental para a construção de uma sociedade onde todas as pessoas tenham voz e sejam ouvidas, participando da construção de um Paraná melhor”, acrescentou a diretora.
O coordenador da caravana, Walter Tierling Neto, acrescentou que políticas públicas mais eficientes nascem da escuta verdadeira. “Mais do que visitar cidades, queremos conhecer histórias. Queremos ouvir quem vive os desafios de cada território, compreender as necessidades locais e construir, coletivamente, caminhos para fortalecer a dignidade humana, a justiça social e a cidadania”.
Para os municípios não contemplados com as visitas um formulário foi disponibilizado, permitindo o registro de casos de violação de direitos humanos e o envio de informações que contribuam para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Acesse AQUI.
ESTRUTURA – Instituído pela Lei 11.070/1995 de 16 de março de 1995, o Coped é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Seju. De caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, conta com a participação de representantes do Governo do Estado e de organizações não governamentais ligadas à defesa dos direitos humanos.
O Conselho tem por principal atribuição a formulação e a fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania. Possui ainda o dever de encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que recebe, além de estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Tecpar amplia estratégicas para abordagem que integra saúde humana, animal e ambiental
Oferecer soluções inovadoras para a saúde pública brasileira é uma das missões do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde a sua fundação, em 1940. Porém, nos últimos anos, o instituto ampliou sua visão estratégica e modernizou seu modelo de gestão para a abordagem em Saúde Única (One Health), que foca na integração entre a saúde humana, animal e ambiental.
Na prática, a Saúde Única consiste em adotar uma visão ampla dos cuidados com a saúde, reconhecendo a conexão e a interdependência entre essas três áreas. Segundo o conceito, é impossível separar a saúde humana e animal, que são vinculadas à saúde do meio ambiente e dos ecossistemas. Isso significa que situações de risco em alguma destas áreas exigem soluções focadas no cuidado à saúde de forma integrada.
O diretor-presidente do Instituto, Eduardo Marafon, destaca que o Tecpar adotou a abordagem em Saúde Única na gestão de projetos visando fortalecer a saúde pública brasileira de forma global, e reforçando seu papel como laboratório público oficial.
“Com uma trajetória histórica no desenvolvimento de soluções para a saúde humana e animal, o Tecpar tem trabalhado de forma estratégica para a consolidação do conceito de Saúde Única no Paraná e no Brasil. Para isso, investimos em pesquisa, ampliamos a nossa estrutura laboratorial e iniciamos novas parcerias alinhadas ao conceito, dando maior ênfase nas conexões entre saúde humana, animal e o meio ambiente”, diz Marafon.
CONCEITO – O conceito de Saúde Única não é recente, mas começou a se consolidar a partir da conferência internacional “One World, One Health” (Um mundo, uma saúde), realizada em 2004, nos Estados Unidos. O evento gerou um documento conhecido como Princípios de Manhattan, que estruturou as bases da Saúde Única, estabelecendo 12 prioridades no enfrentamento de ameaças à saúde.
A gerente do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde do Tecpar, Meila Bastos de Almeida, conta que uma das ações estratégicas voltadas à Saúde Única foi a criação de duas unidades dedicadas na Diretoria Industrial da Saúde: o Centro de Desenvolvimento Ambiental para Saúde e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde. Também foi implantado um programa de bolsas com o objetivo de difundir o conceito de Saúde Única, que já está na fase 4.
“Como laboratório público, o Tecpar sempre abordou a saúde única, mesmo sem perceber, e talvez agora esse seja o nosso maior desafio: difundir esse conceito para praticá-lo com consciência. Para isso, temos projetos com diversas áreas de conhecimento trabalhando juntas para essa multidisciplinaridade, como a medicina veterinária, biologia, biomedicina, farmácia, química, engenharia e agronomia”, destaca.
SAÚDE HUMANA E ANIMAL – O mais conhecido elo de conexão entre a saúde humana e animal é a zoonose, doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses representam 60% das doenças infecciosas conhecidas e 75% das doenças novas ou emergentes.
A boa notícia é que algumas zoonoses, como a raiva animal, podem ser prevenidas por meio da vacinação. Neste contexto, o Tecpar exerce um papel fundamental no Brasil, sendo o único laboratório público que fornece a vacina antirrábica animal ao Ministério da Saúde, com 28 milhões de doses fornecidas anualmente.
Com o imunizante entregue pelo Tecpar, o Brasil conseguiu controlar os casos de raiva em animais e, por consequência, as taxas de mortalidade por raiva humana.
Outra forma de controlar zoonoses é o diagnóstico precoce, fundamental para interromper a transmissão entre os animais, proteger a saúde humana e tratar a infecção. Para isso, o Tecpar trabalha na implantação do Centro de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários (CIV) que está sendo construído em Curitiba. A unidade vai abastecer o mercado nacional com insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovinas.
O Tecpar também é o responsável pelo primeiro banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa, um estoque estratégico de insumos para a formulação rápida de vacinas em eventuais casos de surto da doença.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – Para fortalecer o cuidado com a saúde animal, o Tecpar coordena três projetos voltados ao desenvolvimento de novos produtos. Um deles visa desenvolver, validar e registrar um teste nacional para diagnóstico de leucose enzoótica bovina (LEB). A intenção é que o Tecpar produza e comercialize o kit do método conhecido como Elisa – Ensaio de Imunoabsorção Enzimática. O estudo é conduzido em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
A segunda pesquisa é voltada ao cultivo de cepas da bactéria Brucella Spp., utilizada como insumo para o diagnóstico de brucelose bovina. O estudo contribuirá para aprimorar os métodos de diagnóstico e controle da doença, trazendo avanços à sanidade animal e à produtividade pecuária em todo o País.
Em outra frente, pesquisadores trabalham para criar uma vacina inédita para combater a esporotricose felina, um tipo grave de micose que acomete gatos e pode ser transmitida para humanos. Atualmente não existe vacina (para humanos ou animais) contra a doença.
Em relação à saúde humana, a atuação do Tecpar abrange programas estratégicos junto ao Ministério da Saúde. O instituto será o único laboratório público fornecedor de vacinas contra a raiva humana e varicela para o Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
SAÚDE AMBIENTAL – A Saúde Única considera que a maneira como lidamos com a biodiversidade impacta diretamente na saúde ambiental, humana e animal. Neste sentido, o Tecpar investe em projetos que estimulam as boas práticas de produção e de manejo, que são essenciais para prevenir e mitigar doenças em plantas e animais.
Um deles é o Solo Vivo Paraná, primeiro rastreamento microbiológico do solo realizado em escala estadual. Inédito no Brasil, o estudo é baseado na tecnologia que analisa o DNA e a composição do solo para mapear a diversidade de microrganismos e nutrientes em determinada área. A iniciativa contribui para a adoção de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, e auxiliará na construção de um Mapa Genético dos Solos Paranaenses.
O instituto também coordenou uma pesquisa para testar e validar um produto inovador de controle biológico no Brasil. Trata-se do SteriClean, um complemento agrícola de tecnologia húngara, que ajuda a limpar e proteger as plantas contra fungos e bactérias, além de estimular o crescimento natural em diferentes cultivos.
Para prevenir a escassez de água doce – uma grave ameaça à saúde humana, animal e ambiental – o Tecpar estuda as possibilidades de adoção de uma tecnologia israelense de purificação e dessalinização de água no Brasil. A pesquisa, feita em parceria com a empresa importadora da tecnologia, busca validar um equipamento de filtragem de água que atenda às exigências do Ministério da Saúde para atender situações de emergência e vulnerabilidade hídrica.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA – O fortalecimento da Saúde Única também passa pelo incentivo à produção científica. Para estimular a formação de profissionais qualificados para este segmento, o Tecpar convidou pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática para publicarem seus estudos na edição especial da revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT). A publicação editada pelo instituto completa 80 anos em 2026 e comemora seu aniversário com a inclusão de uma nova seção intitulada Saúde Única (One Health).
Fonte: Governo PR
-
Paraná5 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Agro6 dias agoLeite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
-
Agro6 dias agoEtanol despenca 5,6% em maio com avanço da safra de cana e lidera queda dos combustíveis no Brasil
-
Agro5 dias agoDesenrola Rural vai até 20 de dezembro. Saiba aqui como renegociar
-
Agro6 dias agoCoamo acelera construção de usina de etanol de milho no Paraná e projeto deve gerar até 2 mil empregos
-
Agro6 dias agoBrasil e Honduras discutem parceria estratégica para modernizar a agricultura e fortalecer a segurança alimentar
-
Esportes7 dias agoAncelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito
-
Polícial5 dias agoComandante-Geral da PMPR recebe o Secretário de Segurança Pública e encontro é marcado por entrega de condecorações
