Connect with us


Brasil

Exposição sobre memória da Covid-19 é aberta ao público no Centro Cultural São Paulo

Publicado em

A exposição “A Infinita Memória da Pandemia: a história da Covid-19 por todos nós, brasileiros” será aberta ao público nesta terça-feira (7), às 17h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), onde permanecerá em cartaz até 9 de agosto. Com entrada gratuita, a mostra reúne dez estações imersivas que transformam registros digitais em uma experiência sensorial e coletiva.

“A memória é muito importante porque ela é pedagógica. Ela permite recuperar os aprendizados, entender o que poderia ter sido feito e nos preparar para as próximas pandemias”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A mostra foi desenvolvida a partir do acervo do Memorial Digital da Pandemia de Covid-19, iniciativa construída de forma colaborativa, que reúne registros sobre as experiências vividas pela população durante a pandemia.

A exposição adota uma abordagem multimídia e interativa, reunindo relatos, fotografias, vídeos, cartazes, diários, mensagens e testemunhos de pessoas de diferentes regiões, culturas e realidades do país. O percurso aborda temas como isolamento social, luto, ciência, desinformação, solidariedade e memória coletiva.

A programação inclui atividades educativas e mediação cultural voltadas a grupos escolares e ao público em geral. No período da tarde, das 15h30 às 20h, a mediação também será realizada em Libras, ampliando a acessibilidade para pessoas surdas.

Leia mais:  Aeroporto de Londrina (PR) recebe tecnologia que permite pousos em condições adversas

Concebida em formato modular e itinerante, a exposição seguirá, após a temporada em São Paulo, para Fortaleza, Manaus e Porto Alegre, antes de integrar o acervo permanente do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), no Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Exposição: “A Infinita Memória da Pandemia: a história da Covid-19 por todos nós, brasileiros”
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) — Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo/SP, 01504-000 – @ccspoficial
Acesso: Metrô Estação Vergueiro, Linha Azul (Norte-Sul)
Abertura: 7 de julho, às 17h
Em cartaz até: 9 de agosto
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Mediação em Libras: das 15h30 às 20h
Entrada: gratuita

Agendamento para grupos: [email protected]

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook

Brasil

Dia D mobiliza crianças e adolescentes para atualizar a caderneta de vacinação

Published

on

O Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (22) e mobiliza pais, mães, responsáveis e equipes de saúde de estados e municípios para intensificar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ao longo do dia, Unidades Básicas de Saúde, pontos móveis e ações em locais públicos, como parques e espaços de lazer, estão abertos para receber as famílias. São mais de 20 doenças que podem ser prevenidas com as vacinas do calendário do SUS. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 1º de setembro.

Durante a ação, pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação, em papel ou disponível no Meu SUS Digital para que os profissionais verifiquem a situação vacinal e indiquem as doses necessárias.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou a ação em Brasília (DF) e reforçou a mobilização em todo o país. “Todos os estados e municípios brasileiros responderam ao chamado do Ministério da Saúde para a atualização da imunização de crianças e dos adolescentes. Essa é uma campanha diferente porque ela não é de uma vacina, mas de todas que estão no calendário infantil. Leve o seu filho, leve a sua filha para se proteger”, ressaltou.

Dia D - 1.png
Foto: Rafael Nascimento/MS

Na noite de ontem (21), Padilha também fez um pronunciamento em rede nacional para convocar a população para a vacinação e reforçar a importância de manter a caderneta atualizada, contribuindo para a prevenção e o controle de doenças imunopreveníveis.

Entre as doenças que podem ser evitadas pela vacinação estão formas graves de tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, infecções por rotavírus, pneumonias e meningites causadas por pneumococos e meningococos, influenza (gripe), covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela (catapora), infecções pelo papilomavírus humano (HPV) e dengue.

Leia mais:  Sinab completa quatro anos com avanços na investigação criminal

Esta é a primeira edição da campanha com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada neste ano ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal.

A verificação da caderneta é especialmente importante para crianças que iniciaram um esquema vacinal, mas não receberam todas as doses previstas ou os reforços. A vacinação é seletiva: os profissionais de saúde conferem a situação de cada pessoa e aplicam somente as doses necessárias para iniciar ou completar o esquema previsto.

Abaixo, as vacinas disponíveis:

  • BCG;
  • Hepatite B recombinante;
  • Penta (DTP/Hib/HB)
  • Pólio inativada VIP;
  • Rotavírus humano;
  • Pneumo 10-v e 20-v;
  • Meningo C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningo ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A;
  • Pneumo 23-v;
  • dT;
  • HPV 4;
  • Dengue tetravalente. 

Vacinação contra o sarampo

Como parte da estratégia, a vacinação contra o sarampo foi intensificada nos municípios de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Nesses locais, a vacina está sendo ofertada para pessoas de 6 meses a 59 anos, conforme a situação vacinal e as orientações para cada faixa etária.

A medida foi adotada após o registro de casos de sarampo relacionados à importação do vírus. Para crianças de 6 a 11 meses, a chamada dose zero é adicional e não substitui as doses de rotina, previstas aos 12 e aos 15 meses. Para as demais faixas etárias, os profissionais de saúde verificam a idade e o histórico vacinal para indicar as doses necessárias.

Em 2024, o Brasil recebeu a recertificação da eliminação da circulação endêmica do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e mantém esse status. Durante o Dia D e até o fim da campanha, a vacinação contra o sarampo estará disponível em todos os estados, conforme a indicação para cada faixa etária e situação vacinal.

Leia mais:  MMA divulga horário de painéis do Pavilhão Brasil na COP29

Dia D - 2.png
Foto: Rafael Nascimento/MS

Abastecimento

Para a Campanha de Multivacinação deste ano, foram distribuídas 1,5 milhão de doses aos estados. No total, mais de 177 milhões de doses foram distribuídas no país para abastecimento da rede de vacinação.

Até o momento, foram registradas mais de 94,8 milhões de doses aplicadas das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. 

Novo reforço contra a poliomielite

Desde 3 de agosto de 2026, o esquema de vacinação contra a poliomielite passou a incluir o segundo reforço da vacina poliomielite (VIP) aos 4 anos de idade.

A mudança complementa o esquema exclusivamente com VIP adotado no Brasil desde 2024 e reforça a proteção contra a poliomielite, doença que ainda não foi erradicada mundialmente.

O Brasil não registra casos de poliomielite há décadas e mantém a vacinação como principal medida para evitar a reintrodução do poliovírus. Por isso, é importante que as crianças recebam todas as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Vacinação infantil

Dados divulgados em 14 de julho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam avanço no cenário da vacinação infantil no Brasil.

Segundo as Estimativas OMS-Unicef de Cobertura Vacinal Nacional (WUENIC), o número de crianças que não receberam a primeira dose da vacina Penta (DTP/Hib/HepB) — as chamadas crianças “zero-dose” — passou de 360 mil em 2023 para 255 mil em 2024 e 50 mil em 2025, uma redução de aproximadamente 86% em relação a 2024 e de quase 90% em relação a 2023. 

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262