Brasil
Ministro dos Transportes entrega nova etapa da Travessia Urbana de Santa Maria e vistoria Ponte do Fandango, no RS
O ministro dos Transportes, George Santoro, cumpre agenda nesta quinta-feira, (25), no Rio Grande do Sul (RS), para acompanhar dois importantes projetos de infraestrutura rodoviária realizados pelo Governo do Brasil.
A primeira ocorre em Santa Maria, onde será entregue uma nova etapa da Travessia Urbana de Santa Maria. Com cerca de R$ 450 milhões em investimentos, o empreendimento moderniza a mobilidade urbana, amplia a segurança viária e melhora a fluidez do tráfego para motoristas e pedestres que circulam pelas BRs 158, 287 e 392.
Na sequência, em Cachoeira do Sul, o ministro participa da vistoria final para a entrega da Ponte do Fandango, na BR-153/RS. A travessia passa pelos últimos ajustes da reabilitação e do alteamento e deverá ser liberada à população nos próximos dias.
Com investimento de R$ 78 milhões, a obra elevou a ponte em 3,14 metros e ampliou sua capacidade de carga de 24 para 45 toneladas. A modernização adequa a infraestrutura aos padrões atuais de transporte e reforça sua resistência a eventos climáticos extremos.
A Ponte do Fandango desempenha papel estratégico para o escoamento da produção agrícola e para a circulação de bens e serviços entre as regiões Central, Vale do Rio Pardo, Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, integra importantes corredores logísticos com acesso ao Porto de Rio Grande.
Cobertura de imprensa
Não é necessário credenciamento prévio para jornalistas interessados na cobertura do evento.
Serviço
Entrega de nova etapa da Travessia Urbana de Santa Maria
Data: 25/06
Horário: 9h
Local: Passagem Inferior do Bairro Urlândia (Área Verde)
Endereço: Rua Orlando Fração, entroncamento com a BR-287, Santa Maria (RS)
Vistoria final para entrega da Ponte do Fandango
Data: 25/06
Horário: 11h
Local: Ponte do Fandango
Endereço: BR-153, km 407, cabeceira da ponte, Cachoeira do Sul (RS)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes
Brasil
Brasil reforça compromisso com pesca e aquicultura sustentáveis e segurança alimentar na FAO
O Brasil reforçou o compromisso com a pesca sustentável, a aquicultura responsável e a segurança alimentar durante a 37ª Sessão do Comitê de Pesca da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. A participação ministerial marca o retorno do Brasil ao principal fórum internacional de discussão sobre pesca e aquicultura após 14 anos.
Em seu discurso inaugural, o ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, destacou a recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em 2023, e a importância do setor para a segurança alimentar e nutricional. O ministro também ressaltou que o Brasil deixou o Mapa da Fome da FAO em 2025.
“Temos a convicção de que a pesca e a aquicultura são fundamentais para sistemas alimentares mais sustentáveis, resilientes e diversificados”, afirmou.
Ciência e sustentabilidade
Entre os avanços apresentados está a reconstrução da série histórica da pesca marinha brasileira, de 1950 a 2025, e o desenvolvimento de uma plataforma para ampliar o acesso e a transparência dos dados pesqueiros. O Brasil também restabeleceu o Grupo Técnico Interministerial para prevenção e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INDNR) e vem preparando suas equipes para a implementação do Acordo sobre Medidas do Estado do Porto. Com cerca de 1,7 milhão de pescadores e pescadoras, o país defende uma gestão pesqueira baseada em ciência e evidências, aliada à conservação dos ecossistemas aquáticos.
Aquicultura e mudanças climáticas
Na aquicultura, o Brasil está construindo o Plano Nacional da Aquicultura, com diretrizes para os próximos dez anos e foco em investimentos, inovação, sustentabilidade e agregação de valor. O país também trabalha para ampliar a resiliência das comunidades pesqueiras e aquícolas diante das mudanças climáticas, por meio do Plano Clima, além de fortalecer a assistência técnica, a extensão e o acesso ao crédito. Outra prioridade é ampliar o consumo de pescado e sua presença nos programas de alimentação escolar, contribuindo para a segurança alimentar e fortalecendo a cadeia produtiva.
Valorização da pesca artesanal
O ministro destacou ainda a realização da Cúpula da Pesca de Pequena Escala, realizada em Roma, e reforçou a importância da participação dos pescadores na construção das políticas públicas. No Brasil, esse compromisso está refletido na construção do Plano Nacional da Pesca Artesanal, voltado ao fortalecimento do setor e ao reconhecimento de sua importância para a segurança alimentar, a geração de renda e as economias locais. No cenário internacional, o Brasil também destacou a presença dos alimentos aquáticos nas discussões do G20, dos BRICS e da COP30 e COP15 da CMS.
Ao concluir, o ministro reafirmou que pesca sustentável, aquicultura responsável, segurança alimentar, geração de renda e conservação dos recursos aquáticos são agendas inseparáveis.“O Brasil reafirma seu compromisso com a cooperação internacional e com uma gestão pesqueira baseada na ciência, em dados de qualidade e na participação dos pescadores.”
ASCOM
Ministério da Pesca e Aquicultura
-
Paraná6 dias agoAtuação do Ministério Público do Paraná viabiliza implantação do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes no Município de Pitangueiras
-
Brasil7 dias agoSecretarias Municipais de Saúde devem formalizar recebimento de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde
-
Educação6 dias agoAberta inscrição para a 3ª Edição do Selo de Alfabetização
-
Economia6 dias agoMDIC publica manuais para orientar empresas sobre o Acordo MERCOSUL-EFTA
-
Paraná6 dias agoEm Campo Largo, MPPR denuncia por homicídio qualificado motorista que invadiu contramão, bateu em motocicleta e causou a morte do condutor
-
Política Nacional6 dias agoAvança estabilidade para gestante em emprego temporário
-
Agro6 dias agoNo Rio Grande do Sul, ministro André de Paula visita olivais e participa de lançamento de tecnologias da Embrapa na Expointer
-
Esportes4 dias agoGrêmio vence o Internacional por 3 a 1 e avança às semifinais da Copa do Brasil
