Brasil
Campanha orienta viajantes sobre riscos do tráfico de pessoas em aeroportos internacionais
Com a mensagem “Vai viajar? Fique atento(a)!”, a campanha busca orientar passageiros sobre indícios de aliciamento para exploração no exterior. Entre os sinais de alerta estão promessas de trabalho fácil e bem remunerado, convites para viagens com todas as despesas pagas, propostas recebidas por redes sociais ou aplicativos de mensagens e ausência de informações claras sobre o empregador ou sobre as atividades a serem exercidas.
O material também chama a atenção para fatores que podem aumentar a vulnerabilidade do viajante, como pressão para decidir rapidamente sobre a viagem, orientação para omitir informações na imigração, falta de contrato formal de trabalho e desconhecimento sobre o local de hospedagem no país de destino.
A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Departamento de Migrações (Demig), Marina Bernardes, afirma que o MJSP tem trabalhado para fortalecer a capacidade do Estado brasileiro de identificar e proteger possíveis vítimas de tráfico de pessoas, promovendo a integração entre os órgãos envolvidos e qualificando os profissionais que atuam na linha de frente. “Nosso objetivo é garantir uma resposta cada vez mais coordenada, humanizada e centrada nas vítimas.”
Além dos alertas, a campanha reúne orientações práticas de prevenção. Entre as recomendações estão pesquisar previamente a empresa contratante e o país de destino, informar familiares ou pessoas de confiança sobre a viagem, manter os documentos pessoais sob sua posse, ter contatos de emergência à disposição e verificar se o visto é compatível com a atividade a ser desempenhada.
Prevenção e denúncia
A ação integra os esforços do Governo Federal para fortalecer a prevenção ao tráfico de pessoas, crime que afeta milhares de vítimas em todo o mundo e pode ocorrer para fins de exploração sexual, trabalho em condições análogas à escravidão, servidão e outras formas de violação de direitos humanos.
A campanha reforça que o tráfico de pessoas é crime e que vítimas e testemunhas não estão sozinhas. Denúncias podem ser feitas de forma segura e anônima por meio da Polícia Federal, pelo aplicativo Comunica PF, pelo Disque 100 e pela Central de Atendimento à Mulher, no telefone 180. Para brasileiros que estejam no exterior, a orientação é procurar o Consulado ou a Embaixada do Brasil mais próximos.
A iniciativa conta ainda com o apoio de organismos das Nações Unidas, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), reforçando a cooperação internacional para o enfrentamento do tráfico de pessoas e do contrabando de migrantes.
Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-protecao/trafico-de-pessoas/prevencao/vai-viajar-fique-atento-a-1
Brasil
Governo do Brasil promove a participação social na Bahia para o setor da Pesca e Aquicultura
A etapa baiana da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca (CNAP), realizada nesta terça-feira (16), em Salvador, contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, de pescadores, aquicultores, trabalhadores, comunidades pesqueiras e empresários da indústria de pesca do estado baiano.
Além desse evento, foi realizado o II Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura. Os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com discussões sobre os principais desafios e oportunidades, assim como as políticas públicas para o desenvolvimento dos setores pesqueiro e aquícola.
“Um momento que vocês precisam valorar, participar de forma assídua das discussões dos oito eixos temáticos, que irão trabalhar as diretrizes do grande tema: Pesca e Aquicultura, com destaque para a sustentabilidade, participação social e continuidade institucional”, destacou o ministro Edipo Araújo.
Segundo o secretário de agricultura da Bahia, Vivaldo Góis, o estado tem 188 mil pescadores registrados e este evento mostra que “a atenção do governo estadual está voltada para esta classe que mais precisa da tutela do estado, porque não se faz e não se coloca alimento de qualidade na nossa mesa sem passar pelas mãos dos homens e mulheres das águas”.
Nesta etapa, foram eleitos os delegados que irão representar o estado baiano na etapa nacional, em Brasília, Edipo apresentou o novo superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura da Bahia, Rogerio Cunha.
O Governo Federal reforça a retomada da participação social no setor de Pesca e Aquicultura depois de 16 anos. O tema da etapa nacional será: ‘De política de governo a política de Estado: sustentabilidade, participação social e continuidade institucional’. Data: de 11 a 13 de novembro de 2026, em Brasília (DF).
Élen Gorski
Ministério da Pesca e Aquicultura
-
Política Nacional6 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Esportes5 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Paraná5 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Política Nacional4 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Política Nacional6 dias agoRede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
-
Brasil4 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
