Connect with us


Paraná

Reforço na segurança: Estado entrega 63 viaturas para forças que atuam em Londrina e região

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SESP), entregou nesta quinta-feira (14) 63 novas viaturas para reforçar a atuação das forças em Londrina e municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro. A ação integra o maior pacote de modernização da história da segurança pública do Paraná, com investimento do Estado de R$ 338 milhões em veículos, embarcações, armamentos e equipamentos.

Os veículos dos modelos Duster, Trailblazer e Partner passam a compor as frotas da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Penal do Paraná (PPPR), Polícia Científica do Paraná (PCIPR) e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), ampliando a capacidade operacional das corporações em ações de patrulhamento, investigação, perícia, custódia e atendimento emergencial.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Saulo Sanson, o reforço das frotas amplia a integração e fortalece a atuação das forças estaduais em Londrina e região, com impacto direto na segurança e no bem-estar dos paranaenses.

“O Governo do Estado segue investindo de forma contínua em estrutura, tecnologia e valorização das forças de segurança, garantindo melhores condições de trabalho aos nossos policiais e mais proteção para a população”, destacou o secretário. “São investimentos que ampliam a capacidade operacional das corporações e reforçam a presença do Estado onde a população mais precisa”.

Leia mais:  Evento do Ipardes e IBGE discute impactos dos dados do Censo 2022 nas políticas públicas

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, ressaltou que a entrega das novas viaturas representa mais tranquilidade para a população. “O que estamos dizendo para a sociedade é que garantir a tranquilidade para viver em paz na cidade é a nossa prioridade. É a segurança da mulher que sai cedo para trabalhar, da mãe preocupada com o filho voltando da escola e das pessoas que querem caminhar ou praticar atividade física sem medo”, destacou.

Do total de veículos entregues, 35 foram destinados à Polícia Militar, incluindo um módulo móvel que dará suporte a operações ostensivas e ações itinerantes. As novas viaturas vão reforçar o patrulhamento preventivo, o deslocamento tático e o atendimento de ocorrências em Londrina e região.

A Polícia Civil recebeu 21 veículos para fortalecer as atividades de investigação, polícia judiciária e suporte operacional das unidades da região. Já a Polícia Penal passou a contar com três novas viaturas destinadas à atuação em penitenciárias e cadeias públicas, ampliando a mobilidade das equipes e o apoio às atividades de custódia.

A Polícia Científica recebeu dois veículos voltados às atividades periciais e de apoio técnico-científico, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar foi contemplado com duas novas viaturas para ações de salvamento e resgate.

EMBARCAÇÃO – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também recebeu um barco de alumínio para operações de busca e salvamento. A embarcação será utilizada em ocorrências de afogamento, enchentes e acidentes náuticos, além de servir como base flutuante para equipes de mergulho em operações de recuperação.

Leia mais:  Programa Nota Paraná registrou quase 900 denúncias por suspeita de sonegação em 2023

MODERNIZAÇÃO – A entrega faz parte do maior pacote de investimentos já realizado pelo Governo do Estado na estruturação das forças de segurança pública do Paraná. O aporte de R$ 338 milhões contempla a aquisição de 1.245 viaturas, 29 embarcações, 3,2 mil armamentos, além de equipamentos de informática, sistemas de comunicação, tecnologia forense e materiais especializados.

Também integra o pacote a construção da nova sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

PRESENÇAS –Também participaram do evento o assessor especial da Governadoria, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio; o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre; o chefe do Estado-Maior do CBMPR, coronel Eleandro Azevedo; o delegado da subdivisão da PCPR de Londrina, Willian Douglas, e o chefe da unidade da PCIPR de Londrina, Luciano Bucharles; os deputados estaduais Cobra Repórter, Luiz Cláudio Romanelli e Jairo Tamura.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná esclarece sobre interrupção de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba ocorrida nesta quinta-feira, 10 de setembro

Published

on

A respeito dos fatos ocorridos nesta quinta-feira, 10 de setembro, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Curitiba (Autos 0001590-19.2022.8.16.0196), o Ministério Público do Paraná informa:

O Conselho de Sentença, que atuava desde quarta-feira, 9 de setembro, na sessão de julgamento de um acusado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e sete tentativas de homicídio, ocorridos em Curitiba em maio de 2022, foi dissolvido ontem, quinta-feira, 10, por decisão do Juízo da 1ª Vara de Crimes Dolosos contra a Vida de Curitiba, após um evento ocorrido no interior da carceragem, envolvendo o réu, que foi atendido por bombeiro civil do Tribunal do Júri e depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o atendimento, ficou constatado que “(…) o réu não apresentava lesões no pescoço e seus sinais estavam normais, sendo possível o retorno à unidade prisional de origem sem a necessidade de atendimento hospitalar (…)”, de acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar.

O Ministério Público do Paraná, por meio do Promotor de Justiça que atua no caso e sua respectiva equipe, procurou, de pronto, depois de observar que a situação na carceragem se mostrava controlada, prestar atendimento a uma das vítimas do caso, que acompanhava a sessão de julgamento, bem como à testemunha que prestava depoimento no momento do ocorrido.

Leia mais:  Evento do Ipardes e IBGE discute impactos dos dados do Censo 2022 nas políticas públicas

Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar o ocorrido e o Ministério Público requereu avaliação psiquiátrica do acusado por médicos do Complexo Médico Penal, onde ele se encontra custodiado, a fim de subsidiar a apuração.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262