Paraná
Na Expoingá, governador anuncia R$ 53,8 milhões para ampliar e modernizar parque de exposições
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (8) da abertura da 52ª edição da Expoingá e anunciou o repasse de R$ 53,8 milhões para ampliação e modernização do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, no Noroeste do Estado. A estrutura, que pertence ao município e abriga a exposição, vai receber investimento total de R$ 56,6 milhões, somando a contrapartida da prefeitura, para a construção de um estacionamento público com três pavimentos.
A Expoingá é uma das principais feiras agropecuárias do Brasil e reúne a geração de negócios, difusão de tecnologia e integração entre campo e cidade. A expectativa desta edição é superar os números do ano passado, que recebeu público de mais de 500 mil pessoas e movimentou mais de R$ 1 bilhão em negócios.
Ratinho Junior destacou a importância da feira para o fortalecimento do agronegócio paranaense. “É uma feira que lança tendências, traz novos implementos agrícolas e coloca o agricultor mais perto do que o mundo tem à disposição para cada vez mais aumentar a produtividade e melhorar essa produção”, disse. “O Paraná é o supermercado do mundo, um dos grandes produtores nacionais, e vem ampliando a industrialização dos alimentos. E eventos como este colocam o Paraná no mapa da produção nacional”.
Ele também destacou o apoio do Estado na modernização do Parque de Exposições. “Junto com a Sociedade Rural de Maringá e a prefeitura, vamos modernizar o parque porque ele tem uma importância para a cidade, tanto na parte econômica, como de no fomento ao turismo e ao entretenimento”, afirmou.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, ressaltou a relevância da feira para a economia do município. “A Expoingá é uma vitrine da cidade, não só do agro, mas de várias outras atividades, inclusive da área industrial e de serviços. Ela mostra a pujança, a vitalidade e o dinamismo da atividade econômica do município, além de movimentar o turismo e a economia”, afirmou.
Henrique Pinto, presidente da Sociedade Rural de Maringá, organizadora da exposição, ressaltou o apoio do governo para as melhorias do parque que abriga a feira. “Fizemos esse projeto, que recebe esse apoio do Governo do Estado, para melhorar a experiência de quem participa da feira, que é uma das maiores do País. Recebemos mais de 500 mil visitantes e o Parque de Exposições merecia essa melhoria, porque é um patrimônio da cidade”, explicou.
PARTICIPAÇÃO DO ESTADO – O governador fez uma visita ao novo pavilhão do evento que abriga a Feira Sabores, voltada à comercialização de produtos de agroindústrias familiares do Estado, que contam com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
“O IDR tem uma participação histórica nas principais feiras agropecuárias do Paraná. Aqui na Expoingá, isso se dá com muita responsabilidade e parceria, com a oportunidade de discutir e mostrar à sociedade os projetos que desenvolvemos no meio rural”, explicou o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza.
“E neste ano temos essa novidade, que é o espaço da agroindústria familiar para divulgar os produtos da região e de outros locais do Estado. Nossa agricultura é pujante, mas 60% das propriedades têm até 20 hectares, são de agricultores familiares que têm uma produção muito diversificada”, explicou.
Este é um dos espaços do Governo do Estado na Expoingá, que tem uma importante participação na feira. Parceiro histórico do evento, o IDR-Paraná organiza uma agenda de seminários, oficinas, palestras, simpósios e encontros de produtores, além de degustações e rodadas de negócios. E além da Feira Sabores, conta também com a Fazendinha, um espaço formado por 12 unidades didáticas que apresentam práticas e tecnologias voltadas ao meio rural.
Entre os destaques está o turismo rural, com um circuito de Caminhada na Natureza e a apresentação de roteiros turísticos da região de Maringá.
O estande do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reúne ações de diferentes órgãos. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) apresenta atividades de fiscalização e defesa sanitária. O IDR-Paraná reforça o trabalho de assistência técnica e extensão rural, enquanto a Ceasa Paraná destaca iniciativas de comercialização e abastecimento. As ações são coordenadas pela secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Diversos outros órgãos estaduais também contam com estandes na feira, como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fomento Paraná, Secretaria de Estado do Turismo, Copel, Detran e Poupatempo Paraná.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado divulga classificação definitiva de concurso público da Secretaria da Saúde
As secretarias estaduais da Administração e da Previdência (Seap) e da Saúde (Sesa) publicaram nesta segunda-feira (22) a classificação definitiva dos candidatos aprovados no concurso público da Sesa (Edital nº 265/2025). O documento consolida as notas das provas e o resultado dos recursos das etapas complementares. Confira a classificação para Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência e Heteroidentificação.
O certame, realizado pela Fundação Fafipa, ofertou 641 vagas para contratação sob o regime estatutário. As oportunidades foram distribuídas entre as Macrorregionais de Saúde do Estado para profissionais de nível técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4.231,60 a R$ 7.616,88.
“Esse concurso é um passo importante para fortalecer a assistência à saúde no Paraná. Com servidores efetivos e valorizados, estamos oferecendo atendimento de qualidade e humanizado aos paranaenses de todas as regiões do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. Ela enfatizou ainda que o concurso acabou com um hiato de quase dez anos nas contratações do quadro próprio.
Os candidatos aprovados ingressam em duas principais carreiras da saúde pública estadual, sendo “Promotor de Saúde Profissional (Nível Superior)”, com 325 vagas para médicos (diversas especialidades), enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, entre outros, e para “Promotor de Saúde Execução (Nível Técnico)”, com 316 vagas voltadas para técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e demais funções de suporte em saúde.
A secretária da Administração e da Previdência em exercício, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske, destacou a importância deste certame para a saúde do Paraná. “Ficamos felizes de possibilitar que o serviço público do Estado receba ainda mais profissionais qualificados para dar continuidade ao trabalho de excelência que já vem sendo realizado pelos profissionais de Saúde do Paraná, que cuidam da nossa população”, disse.
O candidato poderá consultar individualmente seu desempenho na Área do Candidato. O próximo passo será a homologação do concurso pelo órgão responsável, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Educação7 dias agoPublicação debate intersetorialidade na educação integral
-
Esportes5 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Esportes6 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
