Connect with us


Paraná

Estado e prefeitura vão construir duas novas pontes de concreto em Mamborê

Publicado em

A Prefeitura de Mamborê, na região Centro-Oeste, e Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) vão construir duas novas pontes de concreto, um investimento de R$ 840.873,36. As obras são realizadas por meio de convênios, com aporte total de recursos do Estado.

“As novas pontes em concreto trazem maior segurança para os usuários, principalmente por serem mais resistentes à ação das chuvas, e também foram projetadas para permitir a passagem de veículos maiores e mais pesados, permitindo novas opções de deslocamento e ajustes no tráfego para Mamborê”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

Uma delas, no valor de R$ 428.332,81, será construída sobre o Rio Sununu, em estrada de acesso para a Comunidade Pensamento, na zona rural. Ela terá 11 metros de comprimento por 7 metros de largura.

A outra vai ficar sobre o Ribeirão Mamborê na Rua Adina Corrêa Cionek, dentro do perímetro urbano do município, também com 11 metros de comprimento por 7 metros de largura.

Leia mais:  Com foco no turismo religioso, Governo libera R$ 1,1 milhão para o município de Lunardelli

Ambas vão substituir antigas pontes de madeira, e utilizarão peças pré-fabricadas de concreto, incluindo aduelas, alas laterais, guarda-roda e lajes, com os berços e capas executados no local, também em concreto. Está prevista ainda a instalação de novas placas de sinalização e adequações das vias de acesso, com serviços de cascalhamento.

A previsão é de construir cada estrutura em 30 dias, após licitação e contratação das obras, o que caberá à Prefeitura de Mamborê, responsável por administrar o andamento dos serviços. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai fiscalizar ambas as empreitadas.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em encontro com APAEs, Piana reforça compromisso do Estado com a educação especial

Published

on

O governador em exercício Darci Piana participou nesta sexta-feira (26), em Cascavel, da reunião da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná. O encontro reuniu dirigentes de todo o Estado para discutir ações voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.

Durante a reunião, Piana reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com a educação especial e destacou que o Estado mantém uma das maiores políticas de apoio às APAEs do País, tanto no custeio das instituições quanto na ampliação e modernização da estrutura física das escolas especiais.

“As APAEs são responsáveis pelo atendimento de milhares de estudantes, e o Governo do Estado tem ajudado para que elas tenham estrutura e consigam trabalhar em melhores condições. Estamos investindo mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas escolas, das quais seis já foram entregues. As APAEs já fazem um trabalho extraordinário e, com a ajuda do governo, vão melhorar ainda mais”, disse.

O governador em exercício ressaltou que o Paraná investe de forma permanente na rede de educação especial. Além do repasse anual para manutenção das escolas especializadas, o Estado executa um programa inédito de construção de novas sedes para as APAEs em parceria com os municípios e com a Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia mais:  Patrocinado pela Sanepar, time feminino do Paraná é campeão mundial de futsal para surdos

Atualmente, o Governo do Paraná investe mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas unidades da APAE em diferentes regiões do Estado. As novas sedes já foram entregues em Prado Ferreira, Nova Laranjeiras, Flor da Serra do Sul, Altamira do Paraná, Douradina e Nossa Senhora das Graças, proporcionando estruturas mais modernas, acessíveis e adequadas para alunos, famílias e profissionais. As demais obras seguem em diferentes fases de execução.

O apoio às APAEs integra uma política permanente do Governo do Estado para fortalecer a educação especial. Somente em 2026, estão previstos cerca de R$ 540 milhões em investimentos destinados às escolas especiais, contemplando o custeio das instituições, transporte, alimentação escolar, kits escolares, tecnologia, infraestrutura e outras ações voltadas à melhoria da qualidade do atendimento oferecido a aproximadamente 40 mil estudantes atendidos pela rede.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi, o Estado consolidou uma política de fortalecimento das escolas especializadas, e citou iniciativas voltadas à ampliação do atendimento.

Leia mais:  Exportações paranaenses crescem 7,7% em abril e totalizam US$ 2,2 bilhões no mês

“Hoje o Paraná se tornou uma referência nas escolas especializadas para todo o Brasil. É um modelo que funciona e dá certo. Também fomos o primeiro Estado a entregar kits escolares para os alunos das escolas especializadas, garantindo que eles tenham as mesmas oportunidades de acesso aos materiais escolares”, afirmou.

A Federação das APAEs do Paraná representa centenas de entidades espalhadas pelo Estado e atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo ações nas áreas de educação, saúde e assistência social. A reunião realizada em Cascavel também serviu para alinhar estratégias entre a entidade e o Governo do Estado para ampliar o atendimento e fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão.

PRESENÇAS – Também participaram o prefeito de Cascavel, Renato Silva; os deputados estaduais Pedro Bazana e Márcio Pacheco; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; o presidente da Federação das Apaes no Estado do Paraná, Augusto César e demais dirigentes da Federação.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262