Paraná
Governo atende todas as regiões com 24 novos Ambulatórios Médicos de Especialidades
As obras dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), conduzidas pela Diretoria de Obras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), avançam em ritmo acelerado em diversas regiões do Paraná. A iniciativa busca descentralizar o atendimento de média complexidade, reduzir filas de espera por consultas e exames e garantir que a população tenha acesso a serviços especializados mais perto de casa.
Nesta quarta-feira foi entregue a unidade de União da Vitória, que recebeu cerca de R$ 13 milhões em investimentos. Outras já inauguradas ficam em Curitiba, Ponta Grossa, Cianorte, Irati, Ivaiporã e São José dos Pinhais.
As obras também estão adiantadas em outras localidades. Em Jacarezinho, a construção já está na reta final com 83,44%, enquanto Cornélio Procópio registra 70,05% e Almirante Tamandaré, sede do AME Norte, atinge 70,58%. Campo Mourão já ultrapassou a metade do cronograma com 60,12% de execução, enquanto Paranavaí registra 58,76%. Apucarana e Pitanga iniciaram as construções recentemente, com 9,13% e 5%, respectivamente.
Além das construções novas, o Estado moderniza estruturas já existentes. O AME anexo ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, está com 35,01% de execução e em processo de relicitação. No Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara, as obras chegam a 9,70%. O AME Saúde Mental do Hospital Adauto Botelho, em Pinhais, está em fase de licitação.
A construção dos AMEs de Goioerê, Santo Antônio da Platina, Toledo, Foz do Iguaçu e Laranjeiras devem iniciar em breve. Recentemente, o Governo do Paraná também anunciou um segundo AME em Curitiba, no espaço externo do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns. O investimento total já ultrapassa R$ 320 milhões.
O avanço das obras reflete a estratégia do Governo do Estado para descentralização da saúde, visando levar atendimento especializado para mais perto da população, reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros e diminuindo as filas por consultas e exames. “A descentralização não é apenas um conceito. É uma realidade que estamos construindo diariamente”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
De acordo com a diretora de Obras para Saúde, Marianna do Rocio Cardoso, o acompanhamento rigoroso da diretoria em cada fase do projeto é fundamental para manter o cronograma e a qualidade das estruturas. “Não é apenas construir. É construir com qualidade e eficiência, dentro do prazo e com os recursos bem aplicados”, afirma. Ela acrescentou que o papel da pasta é garantir que esses investimentos se transformem em benefícios reais e estruturas de qualidade.
- Secretaria da Saúde alerta para prevenção da dengue mesmo com queda de casos no Paraná
- Padrão ouro em vigilância, Paraná apresenta monitoramento de síndromes gripais à União
CLASSIFICAÇÃO DOS AMES – Os AMEs do Paraná são classificados em diferentes portes (Tipos I, II e III) que refletem a estrutura e a capacidade de atendimento de cada unidade, visando descentralizar e regionalizar os serviços de saúde especializados no Paraná, com unidades maiores e mais complexas em regiões estratégicas.
O AME Tipo I conta com 37 consultórios, 10 salas de exames em um espaço de aproximadamente 4 mil m². O AME Tipo II, contempla cerca de 2,5 mil m² com 22 consultórios e 7 salas de exames cada. O AME Tipo III possui área de cerca de 1.014 m², consultórios multiprofissionais e visa atender uma média de 5 mil pacientes/mês.
Confira a relação dos AMEs do Paraná:
Entregues
Curitiba – HT
São José dos Pinhais
Ponta Grossa – UEPG
Irati
Ivaiporã
Cianorte
União da Vitória
Em construção
Jacarezinho – 83,44%
Cornélio Procópio – 70,05%
Almirante Tamandaré – AME Norte – 70,58%
Campo Mourão – 60,12%
Paranavaí – 58,76%
Paranaguá HRL – 35,01%
Piraquara (HDSPR) – 9,70%
Apucarana – 9,13%
Pitanga – 5%
Pinhais – fase de licitação
Início da construção em breve
Goioerê
Santo Antônio da Platina
Toledo
Foz do Iguaçu
Laranjeiras
Anunciados
Paranaguá
Curitiba – segunda unidade
Fonte: Governo PR
Paraná
Piana participa da abertura da maior feira de fornecedores automotivos do Paraná
O vice-governador Darci Piana participou nesta quarta-feira (6), no Expotrade, em Pinhais, da abertura da edição 2026 da Autopar – Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva. Um dos principais eventos de negócios do setor na América Latina, ele tem foco especial na cadeia de reposição e reparação automotiva. A expectativa dos organizadores é receber mais de 80 mil visitantes ao longo de quatro dias de feira, com 800 marcas expositoras em uma área superior a 35 mil m².
“O setor automotivo é um dos pilares da economia paranaense e a Autopar demonstra a força da nossa indústria de autopeças e serviços. É um ambiente de inovação e geração de negócios para todo o Estado”, afirmou Piana.
Com atualização técnica como ponto central, o encontro bienal reúne empresas, marcas e profissionais do setor automotivo em um único espaço. Ali ocorrem trocas de conhecimentos e lançamentos de produtos, serviços e novas tecnologias, abrangendo desde veículos leves e pesados até máquinas agrícolas.
O público-alvo inclui profissionais do ramo automotivo em geral, empresários, revendedores de autopeças e gestores de frotas, que têm a oportunidade de encontrar novos fornecedores e coletar informações sobre carreira, inovações tecnológicas, peças de reposição, componentes mecânicos e acessórios.
- Governo atende todas as regiões com 24 novos Ambulatórios Médicos de Especialidades
-
Perto do trilhão: vendas de empresas do Paraná para outros estados crescem 211% em 7 anos
PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA – Além das exposições e workshops, os visitantes poderão assistir a palestras com conteúdos diversificados, voltados à capacitação técnica, visão de mercado, tendências da reparação, desenvolvimento profissional e conexão com marcas e profissionais da cadeia automotiva. Serão cinco auditórios com programação própria, um deles integralmente dedicado às mulheres.
Nesse espaço, a Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo (AMMA) promoverá uma grade formada exclusivamente por palestrantes mulheres, com o objetivo de aumentar a presença feminina nos debates do setor. Serão abordados temas como carreira, mercado, desenvolvimento profissional e representatividade no segmento automotivo.
A Autopar funcionará de quarta a sexta-feira, das 14h às 22h, e no sábado, das 9h às 16h. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento: feiraautopar.com.br.
Fonte: Governo PR
-
Educação6 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Educação6 dias agoMEC participa de lançamento de relatório sobre migrações
-
Esportes7 dias agoFlamengo empata com Estudiantes e mantém liderança do Grupo A da Libertadores
-
Educação6 dias agoMEC apresenta Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva
-
Educação7 dias agoMEC debate ações pedagógicas baseadas em dados
-
Esportes4 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Paraná4 dias agoEsporte e diversão: pequenos corredores lotam as ruas de Guaratuba na Maratoninha
-
Paraná5 dias agoAo vivo: confira a transmissão da inauguração da Ponte de Guaratuba
