Connect with us


Paraná

Paraná apresenta inovações no ensino da Matemática em evento de tecnologia para a educação

Publicado em

No Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta quarta-feira, 06 de Maio, o Paraná apresentou os investimentos e ações para melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede estadual. Durante a Bett Brasil 2026, maior evento de inovação e tecnologia para a educação da América Latina, foram relatadas iniciativas do programa Matemática Paraná, que une tecnologia, inteligência artificial e estratégias de recomposição da aprendizagem para apoiar professores e estudantes no dia a dia escolar. O encontro começou na terça (5) e segue até sexta-feira (8), em São Paulo.

Somente neste ano o Governo do Estado investirá mais de R$ 130 milhões em ações voltadas ao ensino de Matemática. Entre as iniciativas estão a ampliação das aulas de recomposição da aprendizagem com docência compartilhada, recursos educacionais digitais e formação continuada de professores.

“O Governo do Estado tem um compromisso com a excelência em todas as disciplinas, e sabemos que o ensino de Matemática enfrenta desafios em todo o Brasil. Por isso, temos empenhado grandes esforços para fornecer todos os recursos educacionais possíveis aos nossos professores, ampliando as condições para que cada aluno desenvolva completamente seu potencial”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Nesta sexta-feira, ele participará de em painéis voltados à inovação e às políticas públicas educacionais.

Na apresentação que fez no evento, o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfabio Oliveira dos Santos, destacou que o programa Matemática Paraná busca aproximar os estudantes da disciplina por meio de ferramentas digitais e metodologias que acompanham as necessidades da aprendizagem. “O Matemática Paraná reúne ações voltadas à melhoria da aprendizagem, com foco na recomposição de conteúdos, no acompanhamento do desempenho dos estudantes e no uso da tecnologia como apoio ao trabalho pedagógico”, afirmou.

Leia mais:  Soja e carnes lideram exportações pelos portos paranaenses no 1º bimestre

O programa reúne Recursos Educacionais Digitais, como Matific, Khan Academy e Khanmigo, assistente de inteligência artificial da Khan Academy utilizado por professores e estudantes da rede estadual. O Paraná foi a primeira rede pública do Brasil a implementar a ferramenta em larga escala.

Os recursos utilizados pela rede também apostam em experiências mais interativas e gamificadas, tornando o aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade dos estudantes. Entre eles estão trilhas personalizadas de aprendizagem, desafios, acompanhamento de desempenho em tempo real e ferramentas de inteligência artificial integradas ao cotidiano escolar.

HABILIDADES DOMINADAS – Segundo dados apresentados pela Seed-PR na Bett Brasil, o número de habilidades dominadas pelos estudantes mais que dobrou entre 2024 e 2025, passando de 24 milhões para 52 milhões. Já a média de interações dos alunos com o Khanmigo cresceu de 3,1 milhões para 5,8 milhões no período.

Além disso, neste ano, a Secretaria da Educação passou a adotar um método de ensino de Matemática desenvolvido pela universidade americana Stanford University. A parceria, financiada pelo Itaú Social e com apoio do Instituto Canoa, prevê a formação de cerca de 40 professores e técnicos pedagógicos, com foco nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, que atuarão como multiplicadores. A iniciativa deverá impactar indiretamente cerca de 3 mil professores da rede estadual e mais de 500 mil estudantes.

Leia mais:  Ideathon Paraná: alunos de Ponta Grossa apresentam ideias criativas em gestão pública

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA –  A data valoriza uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País. O Dia Nacional homenageia o matemático e escritor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, considerado um dos principais divulgadores da disciplina no Brasil. Além de destacar a importância da Matemática no cotidiano, a celebração reforça o papel da disciplina no desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento crítico. 

BETT BRASIL 2026 – A Bett Brasil 2026, considerada o maior evento de inovação e tecnologia para a educação da América Latina, reúne representantes do setor público, especialistas, educadores, gestores e empresas para discutir tendências, soluções e os desafios da educação contemporânea, com foco em inovação, tecnologia e inteligência artificial aplicada ao ensino.

Neste ano, a expectativa é de que cerca de 47 mil pessoas participem da programação, que conta com mais de 450 palestrantes e 13 auditórios simultâneos. A feira reúne experiências, soluções educacionais e debates sobre temas como aprendizagem, transformação digital, formação docente e o futuro da educação pública e privada.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministro André Mendonça faz palestra magna na abertura do Encontro Nacional do Cira 2026

Published

on

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi o responsável pela palestra magna na abertura do Encontro Nacional CIRA 2026 – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, nesta sexta-feira, 14 de agosto, no Ministério Público de São Paulo. Autor do prefácio do livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, lançado durante o evento, Mendonça tratou dos critérios para quantificar o dano, o enriquecimento ilícito e o produto de atividades criminosas.

Acesse álbum de fotos

Em uma exposição de caráter técnico, o ministro discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedido de ressarcimento ou perdimento. Citou, entre outros exemplos, a Operação Sanguessuga e situações envolvendo gestores públicos em casos de fraude, para mostrar que a identificação do dano nem sempre pode ser reduzida a uma simples correspondência entre o valor contratado e o prejuízo causado.

A palestra dialoga diretamente com o prefácio assinado pelo ministro André Mendonça, sendo um dos temas centrais da coletânea os desafios jurídicos e práticos para investigar a criminalidade econômica, responsabilizar seus autores e recuperar valores decorrentes de atividades ilícitas.

André Mendonça discutiu os parâmetros que devem orientar a definição dos valores objeto de pedidos de ressarcimento ou perdimento. Ao citar exemplos como a Operação Sanguessuga e casos envolvendo gestores públicos, destacou que a identificação do dano não pode ser reduzida, em todos os casos, à diferença entre o valor contratado e o prejuízo causado.

Leia mais:  Soja e carnes lideram exportações pelos portos paranaenses no 1º bimestre

O ministro chamou atenção para a necessidade de distinguir produto da atividade ilícita, dano e enriquecimento ilícito. Segundo a abordagem apresentada, essa diferenciação é necessária para definir os valores que podem ser objeto de recuperação de ativos em casos de corrupção e improbidade administrativa.

Mendonça também apresentou referências do direito comparado, citando a legislação dos Estados Unidos, como o Civil Asset Forfeiture Reform Act (CAFRA), de 2000, e o Fraud Enforcement and Recovery Act (FERA), de 2009. Na experiência italiana, abordou o Decreto Legislativo nº 231/2001 e decisões da Corte de Cassação relacionadas à definição do produto obtido com a prática ilícita.

No ordenamento brasileiro, a análise passou pelo Código Penal, pela Lei de Lavagem de Dinheiro, pela Lei de Improbidade Administrativa e pela Convenção de Mérida.

Ao final, o ministro destacou a necessidade de critérios técnicos para a definição dos valores e do apoio das áreas da administração pública responsáveis pela receita. A adoção de uma metodologia mais precisa, segundo Mendonça, pode contribuir para dar maior segurança às investigações, às apurações e às decisões judiciais.

Leia mais:  Homem é preso por forjar próprio sequestro e exigir resgate à família na noite de Natal

Livro sobre crimes contra a ordem econômica e tributária é lançado durante Encontro Nacional do Cira 2026

Na sequência da programação, foi lançado o livro “Crimes contra a ordem econômica e tributária: desafios atuais e perspectivas”, coordenado pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e pelo promotor de Justiça Diego Gomes Castilho, ambos do Ministério Público do Paraná. Publicada em 2026 pela Editora Tirant Lo Blanch, a obra reúne estudos de especialistas sobre diferentes aspectos do direito penal econômico.

 A publicação tem 340 páginas e reúne artigos sobre investigação e responsabilização por crimes econômicos e tributários. Entre os temas estão a análise probatória em delitos financeiros complexos, fraudes estruturadas, empresas de fachada, recuperação de ativos e sonegação fiscal.

A coletânea também aborda a aplicação da Lei Anticorrupção, a individualização e a dosimetria da pena em crimes tributários e os limites da responsabilização penal de empresários e administradores.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262