Brasil
Senacon notifica plataformas por falta de transparência nos preços de apps de transporte e delivery
Entre as empresas notificadas estão iFood, Mercado Livre, 99, inDrive, Keeta e Lalamove, acionadas por não detalharem, de forma clara e destacada, como o valor pago em cada serviço é distribuído entre os participantes da operação.
A fiscalização teve início em 24 de abril, após o encerramento do prazo de 30 dias concedido pela Senacon para adaptação às novas regras.
Com o fim do período de adequação, a secretaria passa a verificar o cumprimento da norma e a assegurar que as informações prestadas sejam claras e compreensíveis para todos os envolvidos.
Regras de transparência nos preços
A Portaria nº 61/2026 determina que as plataformas de transporte e delivery apresentem, em cada operação, um quadro informativo com a divisão do valor cobrado.
Esse detalhamento deve incluir:
• Preço total: valor pago pelo consumidor;
• Parcela da plataforma: valor retido pelo aplicativo pela intermediação;
• Parcela do motorista ou entregador: valor repassado ao profissional, incluindo gorjetas e adicionais;
• Parcela do estabelecimento: valor destinado ao restaurante, lanchonete ou loja, nos casos de delivery.
A iniciativa busca ampliar a transparência nas relações de consumo, facilitar a comparação entre serviços e reduzir assimetrias de informação no ambiente digital.
Como reclamar
Consumidores que não tiverem acesso às informações exigidas ou identificarem inconsistências na apresentação dos dados podem registrar reclamação na plataforma consumidor.gov.br e nos Procons locais. As manifestações também contribuem para as ações de fiscalização da Senacon.
Brasil
Marinho participa de debate público sobre o fim da escala 6×1 na Paraíba
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participa nesta quinta-feira (7), às 10h, de um debate público sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019, que trata do fim da escala 6×1. O encontro será realizado no Plenário Deputado José Mariz, na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.
O ministro foi convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino. O evento integra o programa Câmara pelo Brasil, em parceria com a Comissão Especial sobre o fim da escala 6×1.
Luiz Marinho tem defendido a proposta de mudança na jornada de trabalho. Segundo ele, a iniciativa do Governo Federal busca reduzir a carga semanal para 40 horas, sem redução de salários, garantindo duas folgas por semana. A medida, de acordo com o ministro, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e contribuir para o aumento da produtividade.
Serviço
Debate público sobre o fim da escala 6×1
Local: Assembleia Legislativa da Paraíba, localizada na Praça João Pessoa, s/n, Centro, João Pessoa.
Transmissão: Canal do YouTube: www.youtube.com/@camaradosdeputadosoficial
-
Política Nacional7 dias agoCleitinho rechaça troca de votos por emendas parlamentares
-
Educação6 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Educação6 dias agoMEC participa de lançamento de relatório sobre migrações
-
Educação6 dias agoMEC apresenta Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva
-
Educação7 dias agoMEC debate ações pedagógicas baseadas em dados
-
Esportes7 dias agoFlamengo empata com Estudiantes e mantém liderança do Grupo A da Libertadores
-
Esportes4 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Paraná5 dias agoIntegração e desenvolvimento: autoridades destacam impacto histórico da Ponte de Guaratuba
