Connect with us


Paraná

Cândido aborda livro que reúne memórias de mulheres negras do Paraná e do Brasil

Publicado em

A reportagem de capa do jornal Cândido  nº 169, do mês de abril, é assinada por Isa Honório e aborda o livro “Mulheres com N Maiúsculo: perfis jornalísticos e escrevivências negras”, projeto que reúne memórias de mulheres negras do Paraná e do Brasil.

Produzido por um coletivo de dez comunicadoras e publicado pela editora Arte & Letra, a obra mistura jornalismo e literatura para contar a história de mulheres de destaque em diferentes áreas, como política, cultura e sociedade. Como complemento, a Prateleira traz uma seleção de obras inspiradas pelo conceito “escrevivências”, criado pela escritora afro-brasileira Conceição Evaristo. 

A entrevista desta edição é com Emanuela Siqueira, tradutora do livro “A Vingança das Punks: Uma História Feminista da Música, de Poly Styrene ao Pussy Riot”, da jornalista britânica Vivien Goldman. Em seguida, mais uma edição da coluna do multiartista Fausto Fawcett, “Crônicas Vertigens”. 

O ensaio “Moda do afeto na glosa do clubinho”, de Diogo Santiago, abre a seção de literatura. A jornalista e escritora Melissa Sayuri publica o conto “Incêndio” e Maria Cardoso traz poemas inéditos.

Leia mais:  Carreta da Inovação participa de eventos de tecnologia em Jacarezinho e Pato Branco

A fotógrafa Izabel Liviski revela o resultado do seu trabalho no ensaio “Olhares e Vozes do Cárcere”, com mulheres detentas do presídio feminino em Piraquara, na grande Curitiba. A arte da capa, também inspirado pelo conceito de escrevivências, é de Bruna Rossato.

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná

Cândido Lopes, 133 – Centro 

80020-901 – Curitiba – PR 

41 3221-4900 

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h.

Jornal Cândido

https://www.bpp.pr.gov.br/Candido

[email protected]

instagram.com/candidobpp

facebook.com/jornalcandido

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado autoriza inicío das obras de pavimentação no distrito industrial de Jaguariaíva

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), autorizou nesta quinta-feira (2) o início das obras de pavimentação estrutural no Distrito Industrial de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais. A assinatura da ordem de serviço consolida um investimento de R$ 10.487.417,71, recursos do governo estadual.

O projeto prevê a execução de pavimentação poliédrica (calçamento com pedras irregulares) em uma extensão total de 3.602,87 metros de vias urbanas que compõem o polo de produção local. A técnica é amplamente recomendada para áreas industriais periféricas por aliar alta durabilidade para suportar o tráfego pesado de caminhões e excelente capacidade de drenagem de águas pluviais.

Segundo Gislaine Maria Estevão Batista, superintendente do DER-PR na Regional Campos Gerais, esta é uma obra que vai além do asfalto, trazendo dignidade, emprego e competitividade para a economia regional. “A iniciativa visa favorecer o acesso com maior trafegabilidade às indústrias, gerando empregos e desenvolvimento no município”, disse. 

Leia mais:  Inscrições para o Condomínio do Idoso de Cascavel vão até o dia 09 de novembro

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – O Distrito Industrial Ary Fanchin abriga importantes indústrias dos setores madeireiro, de papel e celulose, além de metalmecânica e logística. A falta de pavimentação adequada em alguns trechos gera poeira nos períodos de seca e lama em dias chuvosos, prejudicando o escoamento de mercadorias e o deslocamento diário de trabalhadores.

O prefeito José Sloboda ressaltou o impacto da parceria com o Estado. “São investimentos que trazem melhores condições de vida para a nossa população e impulsionam a geração de empregos. Estamos muito felizes e agradecemos ao Governo do Estado do Paraná por essa grande conquista para Jaguariaíva”.

DETALHES DA OBRA – Além do assentamento dos poliedros (calçamento de pedra irregular), a intervenção engloba toda a preparação prévia das vias, incluindo os serviços de terraplenagem, regularização do subleito, implantação de sub-base e base, além de galerias de águas, construção de meio-fio de concreto e sinalização viária completa.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262