Connect with us


Paraná

Todos os alunos do Instituto de Educação de Paranaguá retornam às aulas presenciais na segunda

Publicado em

A partir desta segunda-feira (13), todos os alunos do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá, passam a ter aulas no Isulpar (Instituto Superior do Litoral do Paraná), localizado a cerca de 200 metros do colégio. A medida garante a continuidade das atividades escolares e evita prejuízos pedagógicos.

O espaço possibilita acolher os 1,2 mil estudantes oriundos do Instituto de Educação, distribuídos em 18 turmas no período da manhã e 15 no turno da tarde, com segurança e condições adequadas de funcionamento.

Ao longo da última semana, as aulas foram realizadas de forma temporária e presencial na Unespar (Universidade Estadual do Paraná) para 550 alunos. Com a conclusão dos ajustes estruturais e das adaptações necessárias nas instalações da Isulpar, o atendimento passa agora a ser concentrado no novo prédio.

“Toda alteração de mudança foi planejada em diálogo com a direção da escola, professores e pais, garantindo uma transição organizada e sem prejuízos à comunidade escolar”, comenta Paulo Penteado, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá.

Leia mais:  Estado investe R$ 28,6 milhões na conservação de estradas rurais na RMC e Vale do Ribeira

RETORNO DAS AULAS – A retomada ocorreu de forma escalonada ao longo da semana. Na terça-feira (07), o processo começou com os profissionais da rede de ensino. Na quarta (08), cerca de 100 alunos das turmas de formação de docentes retomaram as atividades na Unespar. Entre quinta (09) e sexta-feira (10), outros 450 alunos do ensino médio voltaram às aulas, avançando na normalização do calendário letivo.

PERÍCIA E RESTAURO – O prédio original permanece isolado. A equipe da Polícia Científica concluiu a coleta de vestígios no local e prossegue com a perícia para apurar as causas do incêndio.

Com o laudo emitido, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) fará uma avaliação detalhada da estrutura para definir as etapas do restauro do edifício, tombado como patrimônio histórico de Paranaguá e que completaria 100 anos no próximo ano.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

IAT leva inovação ambiental e adaptação climática para o FITCataratas 2026

Published

on

O Instituto Água e Terra (IAT) concentra, entre os dias 9 e 12 de junho, uma agenda estratégica de adaptação climática, inovação ambiental e conservação durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A programação reúne a Oficina Estadual do Adapta Cidades, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), o primeiro Hackathon Sustentabilidade da história do órgão e uma série de encontros técnicos destinados ao fortalecimento das políticas públicas ambientais no Paraná.

Os eventos são uma extensão da Semana do Meio Ambiente – o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira (5). O conjunto de atividades reflete duas frentes consideradas prioritárias para os próximos anos: a preparação dos municípios paranaenses para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão das Unidades de Conservação do Estado.

A Oficina Estadual do Adapta Cidades, marcada para sexta-feira (12), é um dos destaques da programação. A iniciativa integra a estratégia da Sedest para apoiar os municípios na construção de políticas públicas voltadas à adaptação climática.

A atividade reunirá representantes dos dez municípios selecionados para participar do programa no Paraná, além de equipes técnicas da Sedest, do IAT e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Entre os municípios participantes estão Araucária, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, São José dos Pinhais e União da Vitória. A relação definitiva contempla dez cidades e aguarda a confirmação de mais um município.

Segundo a coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia, a oficina marca o início das ações práticas do programa junto às cidades participantes. “A primeira oficina do Adapta Cidades no Paraná busca promover esse contato inicial com as equipes técnicas dos municípios que serão atendidos pela iniciativa. O objetivo é fortalecer o federalismo climático e dar início, na prática, à jornada de construção e implementação dos Planos Municipais de Adaptação Climática”, afirma.

Leia mais:  Com nova sede de Regional, Estado anuncia R$ 20,7 milhões para a saúde de Londrina

A oficina terá foco em fortalecimento da governança climática municipal e preparação das equipes técnicas para a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação à Mudança do Clima. A proposta inclui apoio à organização institucional do processo, definição de atores estratégicos e integração entre diferentes áreas da administração pública, criando as bases para o desenvolvimento das etapas seguintes da iniciativa.

HACKATHON INÉDITO – A agenda de inovação do Instituto terá como principal destaque o Hackathon Sustentabilidade, que acontece na terça-feira (9) e marca a primeira edição da iniciativa na história do IAT. A maratona deve reunir cerca de 100 participantes, entre estudantes, pesquisadores, empreendedores e profissionais de diferentes áreas, em 12 horas de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas às Unidades de Conservação do Paraná.

Durante o evento, as equipes terão acesso a mentorias técnicas e dados públicos para desenvolver propostas relacionadas ao monitoramento do uso público em áreas naturais, integração de dados ambientais, inteligência fundiária e ampliação da educação ambiental por plataformas digitais.

“O desafio ambiental contemporâneo exige integração entre ciência, tecnologia e gestão pública. O hackathon abre espaço para aproximar ideias inovadoras da realidade das Unidades de Conservação e criar soluções que possam auxiliar diretamente a gestão ambiental no Paraná”, afirma o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Leia mais:  Adapar inicia novo cilclo de vigilância ativa para Influenza Aviária e Doença de Newcastle

Ao final da maratona, os projetos serão apresentados para uma banca avaliadora formada por representantes do instituto e parceiros do festival. As propostas poderão ser encaminhadas para incubação e integrar um banco de soluções estratégicas do IAT.

AGENDA INTEGRADA –  Além da oficina climática e do Hackathon, a programação do IAT no FITCataratas inclui o Encontro da Diretoria do Patrimônio Natural e reuniões técnicas com o Simepar e o PróBio, voltadas ao intercâmbio de conhecimento, integração institucional e alinhamento de ações estratégicas relacionadas à conservação ambiental.

Segundo Rafael Andreguetto, a participação do instituto no festival vai além da realização de eventos específicos. “Além do hackathon, teremos encontros técnicos, integração com outras instituições e discussões voltadas ao futuro da gestão ambiental. É uma agenda estratégica para fortalecer a troca de conhecimento e aproximar inovação das políticas públicas ambientais”, destaca.

FITCATARATAS – O FITCataratas reúne anualmente representantes do setor público, pesquisadores, empresas, instituições de ensino e organizações ligadas ao turismo, à inovação, à sustentabilidade e à gestão ambiental. Consolidado como um dos principais eventos do segmento na América Latina, o festival funciona como espaço de articulação, troca de experiências e construção de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Serviço:

Programação do IAT no FITCataratas 2026

Data: 9 a 12 de junho de 2026

Local: Foz do Iguaçu (PR)

Inscrições gratuitas AQUI

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262