Connect with us


Brasil

Exposição fotográfica é janela para a biodiversidade e os desafios da conservação

Publicado em

A fotografia como ferramenta de engajamento e incentivo à conservação marcou o encerramento das atividades do espaço Conexão sem Fronteiras neste domingo (29/3). A mostra “Pantanal Conecta”, composta por 36 obras fotográficas, ocupou a Casa do Homem Pantaneiro como parte da programação do Conexão sem Fronteira. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o espaço serviu como o principal ponto de encontro entre a população de Campo Grande (MS) e os temas debatidos na 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS, na sigla em inglês).

A reabertura da Casa do Homem Pantanteiro – que estava fechada há uma década – foi fruto de uma articulação inédita entre o MMA, o governo do estado do Mato Grosso do Sul, a prefeitura da cidade, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), parceiros institucionais e organizações da sociedade civil. O espaço buscou aproximar a população urbana da maior planície inundável do mundo, cenário estratégico para a reprodução e sobrevivência de espécies migratórias.

Leia mais:  Formação gratuita em programação no DF oferece bolsa e chance de residência tecnológica

“A qualidade das imagens é maravilhosa. Ficamos pensando na maneira como quem fotografou teve que se expor para capturar a imagem”, refletiu Jorge Alexandre Vasconcelos Escobar enquanto circulava pela exposição.

As fotografias mostram o Pantanal como um grande território de conexões: pessoas, animais, plantas e natureza que se articulam na maior área úmida continental do planeta, um cenário estratégico para a migração, reprodução e sobrevivência de diversas espécies.

“Minha intenção é que a população crie empatia e se sinta parte do trabalho de proteger o Pantanal e nossa cultura”, enfatizou o fotógrafo André Bittar, autor de uma das obras que foram exibidas.

As fotografias exibidas revelam a riqueza da fauna, da flora e das paisagens pantaneiras, ao mesmo tempo em que evidenciam desafios contemporâneos, como eventos climáticos extremos e incêndios florestais. As pressões sobre a natureza convidaram o público a uma reflexão sobre a vulnerabilidade da vida.

“Muitas vezes, quem mora na capital não se conecta diretamente com o bioma, e a ida até o Pantanal exige recursos. A exposição democratiza esse acesso, pelo menos visualmente, e traz a natureza para perto de nós”, avaliou Karla Nogueira Steil durante a visita.

Leia mais:  Macapá (AP): verão, cultura e ancestralidade na linha do equador

Além da exposição, o Conexão sem Fronteiras recebeu o público infantil com atividades educativas e sessões de cinema da Mostra Ecofalante e do Instituto Arara Azul. Ao unir ciência, arte e gastronomia, a iniciativa cumpriu o papel de “furar a bolha” das discussões diplomáticas da COP15 e deixar como legado uma mensagem de pertencimento e responsabilidade compartilhada pela proteção da natureza.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

MJSP investe mais de R$ 6,4 milhões no fortalecimento da Cavalaria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Published

on

Macaíba, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinou mais de R$ 6,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a construção do novo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Macaíba (RN). A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (26), com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas.

Além da construção do regimento, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de um caminhão de transporte animal de última geração. O veículo tem capacidade para transportar simultaneamente até dez animais e dez operadores, ampliando a capacidade logística da unidade e garantindo maior eficiência no emprego da tropa montada em operações de segurança pública.

Durante a cerimônia, Chico Lucas disse que o Rio Grande do Norte tem se sobressaído pela boa gestão dos recursos federais destinados à segurança pública.

“O estado é um dos destaques na atuação com o uso dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A inauguração da Cavalaria é uma demonstração de como o trabalho em parceria da União pode ser muito efetivo no fortalecimento das forças de segurança pública”, afirmou.

Leia mais:  Brasil participa de encontros internacionais sobre engajamento dos homens no cuidado com a saúde e equidade de gênero

Os investimentos integram a política do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecimento das instituições de segurança por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que financia ações de modernização da infraestrutura, aquisição de equipamentos, valorização dos profissionais e ampliação da capacidade operacional das forças policiais em todo o País.

Com a entrega da nova estrutura e do veículo especializado, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte passa a contar com melhores condições para empregar a Cavalaria em ações de policiamento ostensivo, controle de distúrbios civis, grandes eventos, patrulhamento em áreas urbanas e rurais e operações de apoio às demais unidades da corporação.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a cooperação entre União e estados para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança e promover mais proteção à população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262