Connect with us


Paraná

Guairão recebe espetáculo inédito de Miguel Falabella com Natália do Vale e Herson Capri

Publicado em

Amigos de longa data, os atores Natália do Vale e Herson Capri celebram cinquenta anos de carreira com um espetáculo inédito escrito especialmente para a dupla: “A Sabedoria dos Pais”, com texto e direção de Miguel Falabella. A peça está em cartaz na Mostra Lucia Camargo da 34ª edição do Festival de Curitiba. As sessões acontecem nos dias 08 e 09 de abril, às 20h30, no Guairão. O espetáculo conta com acessibilidade de intérprete de Libras.

A história narra a trajetória de um casal que, após 35 anos de um casamento aparentemente perfeito, decide se separar. Nos dez anos que se seguem, cada um busca novos caminhos, novas experiências. Um aprende a viver sem o outro, ambos guiados pelas lembranças e ensinamentos de seus pais, que tiveram casamentos duradouros. O texto aborda recomeços, amadurecimento e as possibilidades do amor depois de uma vida inteira compartilhada.

Nesse processo, enquanto tentam construir suas novas vidas, eles seguem movidos pela esperança e, com humor e delicadeza, percorrem temas como etarismo, reinvenção pessoal e a continuidade da vida afetiva na maturidade. O espetáculo é atravessado por afeto, cumplicidade e verdade, celebrando os encontros e desencontros da vida a dois e a eterna busca pelo sentido das relações humanas.

Leia mais:  Polícia Civil apreende 1 tonelada de cobre em cabos na Capital

É também a primeira vez nos últimos 23 anos que a atriz sobe aos palcos. Seu último trabalho no teatro havia sido na montagem “Capitanias Hereditárias”, também de Falabella, em 2002. “Durante grande parte da minha carreira, eu sempre fiz teatro e televisão ao mesmo tempo. Mas, nos últimos anos, eu não queria mais fazer dessa forma. E agora eu posso me dedicar mais ao teatro, como não estou fazendo TV, e ter uma parte da minha vida no palco”, explica.

Este é o terceiro trabalho da atriz com Herson Capri. Eles atuaram juntos nas novelas “O Outro” (1987), “Negócio da China” (2009, também escrita por Falabella) e “Em Família” (2014, de Manoel Carlos). “Esse projeto nosso, com Miguel, é antigo. Herson e eu fomos irmão em uma novela, e dali pra frente viramos irmãos mesmo. Nosso afeto vem de mais de trinta anos”, relembra Natália.

“Natália e eu nos damos muito bem em cena”, confirma Herson. “Começamos as leituras da peça na casa dela. Natália é gentil e acolhedora, temos uma ótima conexão, e com o Miguel também. Os ensaios foram muito alegres, estou feliz em fazer um texto inédito dele.”

Leia mais:  Atendendo recomendação do MPPR em Campo Mourão, sindicato de escolas privadas dará treinamento em primeiros socorros a professores e funcionários

 A Mostra Lucia Camargo no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar e Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de EBANX, Viaje Paraná e Copel, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

Serviço:

“A Sabedoria dos Pais”

Apresentações: 8 e 9 de abril (quarta e quinta) de 2026, às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) | Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba/PR

Classificação: 14 anos

Especificações do espetáculo: Teatro | Gênero: Comédia

Duração: 90 minutos

Ingressos Esgotados

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado participa de encontro em Francisco Beltrão e fortalece políticas públicas para os idosos

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), participou nesta terça-feira (23) do Encontro Regional – Municípios que Cuidam, em Francisco Beltrão. O evento reuniu gestores, equipes técnicas e representantes de cidades do Sudoeste do Paraná para fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e ampliar a adesão ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (Papi).

O evento reuniu municípios que estão em processo de adesão ao programa, em fase de certificação ou que desejam conhecer e integrar a política estadual voltada à pessoa idosa. A programação incluiu orientações técnicas, compartilhamento de experiências bem-sucedidas, formalização de compromissos e debates sobre os desafios do envelhecimento populacional.

Durante a abertura, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da atuação conjunta entre Estado e municípios para preparar as cidades para as mudanças demográficas em curso.

“O Paraná tem trabalhado para fortalecer políticas públicas que garantam qualidade de vida, autonomia e participação social às pessoas idosas. O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é uma ferramenta importante para apoiar os municípios na construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e preparados para o envelhecimento da população”, afirmou.

Leia mais:  Alunas de Assaí transformam óleo em biocombustível para modernizar transporte escolar

Ao longo da manhã, os participantes acompanharam a assinatura de termos de adesão e compromisso, além de um painel sobre os três pilares do programa e os dez passos necessários para a certificação dos municípios, mediado por representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foram apresentadas boas práticas desenvolvidas por administrações municipais da região.

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, destacou o trabalho que o município desenvolvendo em prol das pessoas idosas. 

“Quando Francisco Beltrão se torna uma cidade amiga da pessoa idosa, isso é o reconhecimento de um trabalho construído diariamente por muitas mãos. Temos investido em ações que promovem qualidade de vida, inclusão, convivência e proteção para a nossa população idosa. Receber um encontro como este também é uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios e fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável”, afirmou.

O evento ocorre em um momento de fortalecimento da política estadual da pessoa idosa e de consolidação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa busca ampliar a capacidade técnica dos municípios, fortalecer a governança local e incentivar a implementação de ações intersetoriais voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.

Leia mais:  Polícia Civil apreende 1 tonelada de cobre em cabos na Capital

MUNICÍPIO – Francisco Beltrão foi escolhido para sediar o encontro por sua atuação em políticas públicas e iniciativas voltadas ao cuidado da população. Neste mês, promove ações do Junho Violeta, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, tema que segue entre os principais desafios para a rede de proteção social, juntamente com todo o Estado.

No período da tarde, a primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, coordenou as visitas técnicas a equipamentos públicos, espaços de convivência e iniciativas locais voltadas à população idosa, permitindo conhecer na prática como esses programas estão sendo aplicados no dia a dia.

MUNICÍPIO PRESENTES – Além de Francisco Beltrão, participaram representantes de Marmeleiro, Pato Branco, Clevelândia, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Sulina, Salto do Lontra, Realeza, Salgado Filho, Manfrinópolis, Chopinzinho, Boa Esperança do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Coronel Vivida, São Jorge D’Oeste, Planalto, Nova Esperança do Sudoeste, Itapejara D’Oeste, Coronel Domingos Soares, Palmas, Capanema, Enéas Marques, Saudade do Iguaçu, Palmas, Capanema, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262