Paraná
Apoiado pelo Estado, Campeonato Paranaense reconhece os melhores da disputa
Patrocinado pela Sanepar e pela Fomento Paraná e transmitido pelo terceiro ano consecutivo pela TV Paraná Turismo, o Campeonato Paranaense de Futebol de 2026 coroou nesta segunda-feira (9) os destaques do torneio, marcado pelo bicampeonato do Operário, de Ponta Grossa. A festa de premiação ocorreu no espaço D House, em Curitiba, com a participação de autoridades, dirigentes, atletas e familiares.
Representando o Governo do Estado no evento, o secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata, destacou o sucesso da parceria do Palácio Iguaçu com a Federação Paranaense de Futebol (FPF) para valorizar o futebol local. Ele lembrou que tudo começou com a transmissão dos jogos pela TV Paraná Turismo, o que virou uma bola de neve.
“O presidente da Sanepar, ao ter conhecimento dos números, do retorno dos clientes, abraçou a ideia de imediato. A Fomento também. Então, de fato, nós montamos um time em prol do futebol, para fomentar o futebol, para mostrar os bons quadros que o futebol paranaense tem”, falou. “E é uma parceria que começou há três anos e eu não tenho dúvida de que vai continuar.”
O reconhecimento pelo esforço nesse apoio e divulgação do Campeonato Paranaense virou, inclusive, homenagem ao secretário. A FPF batizou o Troféu do Interior, recebido pelo Operário, com o nome do jornalista. Mata preferiu dividir os louros. “Foi uma gentileza da Federação Paranaense de Futebol, que quis fazer uma homenagem, não ao CPF Cléber Mata, mas sim ao CNPJ e todos os profissionais que trabalham na Secretaria de Comunicação (Secom), que acreditaram nessa iniciativa, que aos finais de semana ficam transmitindo os jogos. Para mim é uma honra representar esse time”, comentou.
O presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, ressaltou a importância da parceria institucional com o Governo do Estado para o fortalecimento do esporte local. Atualmente, o Paraná tem dois times na divisão de elite do Brasileirão (Athletico e Coritiba) e outros dois na Série B (Operário e Londrina, ambos finalistas do Estadual desse ano).
“O apoio do Governo fortalece muito nosso esporte. Inclusive com as transmissões dos campeonatos: não só da Primeira Divisão; agora a Segundona Sanepar também está sendo transmitida pela TV Paraná Turismo, assim como no ano passado com a Taça FPF. Mostra que o governo está empenhado em incentivar e fomentar o futebol como um todo, declarou Cury, que celebrou o resultado da competição recém-encerrada.
“Terminamos agora mais uma edição do Paranaense e mais uma vez tivemos uma final do interior. Isso nos anima muito, porque mostra o fortalecimento do futebol do estado como um todo. Os times do interior estão realmente se capacitando, se planejando e se fortalecendo”, afirmou.
Em campo, o último capítulo do torneio ocorreu dois dias antes, no sábado (7), com o Fantasma erguendo a taça após uma vitória por 4 a 3 nos pênaltis, diante do Londrina, fora de casa. No tempo regulamentar houve empate sem gols, repetindo o placar do confronto de ida
Além do Troféu Cléber Mata, o time bicampeão teve direito ainda a outros dois prêmios para destaques individuais. O camisa 10 da equipe, o meia Boschilia, foi eleito o melhor jogador da competição. Já o técnico Luizinho Lopes, que chegou durante o torneio e ajudou na arrancada do time rumo ao título, levou o prêmio de melhor treinador.
Três atletas empataram no topo da artilharia: Bruno Santos (Londrina), Chiqueti (Athletico) e Lucão (Foz). O meia rubro-negro, de 21 anos, foi também eleito como jogador revelação e jogador com melhor média no aplicativo Sofascore – parceiro da FPF –, com 7,7 de pontuação.
Veja todos os prêmios entregues no evento:
- Artilheiros (5 gols): Bruno Santos (Londrina), Chiqueti (Athletico) e Lucão (Foz)
- Melhor ataque (20 gols em 10 jogos): Athletico
- Melhor defesa (5 gols em 8 jogos): São Joseense
- Melhor técnico: Luizinho Lopes (Operário)
- Melhor árbitro: Lucas Paulo Torezin
- Goleiro menos vazado (média de 0,58 gol/jogo): Kozlinski (Londrina)
- Jogador revelação: Chiqueti (Athletico)
- Troféu CIMED Craque do campeonato: Boschilia (Operário)
- Gol do campeonato: Pedro Rangel (Coritiba)
- Melhor média Sofascore (7,7): Chiqueti (Athletico)
- Troféu do interior (Troféu Cléber Mata): Operário
Fonte: Governo PR
Paraná
PMPR apreende plantas de maconha e balanças após denúncias em Londrina
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu um homem, de 38 anos, suspeito de cultivar maconha em uma propriedade utilizada exclusivamente para o plantio e preparo do entorpecente, durante uma ação na tarde desta sexta-feira (12), em Londrina.
A ocorrência teve início após denúncias anônimas informarem que o indivíduo estaria envolvido com o cultivo de drogas e possivelmente possuía pendências judiciais. Com base nas informações, equipes policiais realizaram diligências e monitoramento no local indicado, culminando na abordagem do suspeito.
Durante as buscas, os policiais encontraram diversas plantas de maconha cultivadas em um imóvel que não era utilizado como residência. No local também foram apreendidos materiais relacionados à atividade, como balança de precisão e embalagens plásticas.
- Polícia Penal do Paraná capacita 773 servidores para o uso de novas pistolas Glock G17
- Polícia Científica do Paraná incorpora tecnologia capaz de ampliar imagens em 100 mil vezes
Segundo a Polícia Militar, a estrutura encontrada indicava que o espaço havia sido preparado especificamente para o cultivo e manejo da droga. As plantas apreendidas estavam identificadas por espécie, demonstrando conhecimento técnico sobre o plantio.
O suspeito foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil do Paraná para os procedimentos cabíveis, juntamente com os materiais apreendidos.
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoCom custos em alta, eficiência passa a definir competitividade no agro
-
Esportes6 dias agoAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Polícial6 dias agoPMPR prende homem por tráfico de drogas e receptação de veículos furtados em Maringá
-
Paraná6 dias agoJornada de inovação da Unicentro conta com estudantes, pesquisadores e startups
-
Agro5 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
-
Política Nacional3 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Entretenimento6 dias agoThais Carla exibe transformação após perder mais de 100 kg e recebe elogios
-
Entretenimento5 dias agoLuma Cesar mostra presentes trazidos do Japão pelos pais e se declara: ‘Amo vocês’
