Connect with us


Educação

MEC abre inscrições para curso sobre ecossistemas de inovação

Publicado em

Estão abertas, até o dia 13 de março, as inscrições para o curso “Ecossistemas de Inovação: conceitos e atores”.  A capacitação on-line é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e será realizada de 17 de março a 23 de abril, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O curso é voltado a gestores e profissionais da educação profissional e tecnológica (EPT) de todo o país. 

Com carga horária total de 20h, as atividades têm como objetivo capacitar profissionais da EPT para compreender, atuar e fomentar ecossistemas de inovação, reconhecendo seus conceitos, atores, dinâmicas e potencial transformador na educação e no desenvolvimento regional. As aulas serão dirigidas pelos docentes Andrea Waichman, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Genildo Cavalcante, do Instituto Federal do Acre (Ifac). 

A capacitação combinará aulas expositivas síncronas, momentos de diálogo, partilha de experiências e atividades aplicadas, com metodologia participativa e foco prático. Ao final, serão desenvolvidos produtos, como mapas conceituais, mapeamentos institucionais e reflexões sobre o papel das organizações no fortalecimento da inovação. 

Inovação – O curso integra o projeto Assistec Inova, do MEC, que desde 2024 oferta capacitações voltadas ao fortalecimento da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade nas instituições. 

Leia mais:  Contrata+Brasil facilita venda de alimentos da agricultura familiar para escolas

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

MEC participa da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura

Published

on

A 6ª edição da Teia Nacional dos Pontos de Cultura aconteceu nesta quinta-feira, 21 de maio, em Aracruz (ES), com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do ministro da Educação, Leonardo Barchini, entre outras autoridades. O encontro, realizado após um hiato de 12 anos, teve início em 19 de maio e prossegue até o dia 24, sendo realizado pela primeira vez fora de uma capital e em um território indígena com forte presença dos povos Tupiniquim e Guarani. 

Criados em 2004, com o lançamento do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura são grupos e entidades que desenvolvem ações culturais de base comunitária em seus territórios. A política consolidou-se como Política Nacional de Cultura Viva em 2014, por meio da Lei nº 13.018, e completa mais de 20 anos como a principal iniciativa de cultura comunitária do país. A iniciativa tornou-se uma das principais políticas culturais do país e inspirou iniciativas semelhantes em 14 países, que deram origem ao IberCultura Viva em 2014.  

“É uma alegria imensa ver de perto a força e a resistência dessa Teia tecida a tantas mãos. Nós, brasileiras e brasileiros, somos admirados no mundo inteiro pela nossa cultura e pela nossa extraordinária capacidade de transformar a essência brasileira em música, literatura, teatro, dança, cinema e artes visuais”, disse Lula. 

Leia mais:  Autorizadas obras do campus Fluvial do Ifap

Atualmente, o Brasil conta com 16.057 Pontos de Cultura e 681 Pontões certificados, totalizando 16.738 iniciativas reconhecidas. Até o início de 2023, eram 4.329. Nos últimos três anos, o Cultura Viva foi retomado e intensificado por meio de investimento histórico de quase R$ 1 bilhão. Entre as ações de recomposição orçamentária para a cultura, está a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), que garante piso anual de R$ 400 milhões para o fortalecimento da Cultura Viva em todo o território nacional. 

21/05/2026 - Cerimônia de Abertura da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura.

“Em junho deste ano, a nossa política nacional Cultura Viva completa 22 anos, com cerca de 16 mil pontos e pontões de culturas cadastrados. Mesmo com a extinção do Ministério da Cultura e o desmonte das políticas culturais do governo passado, os pontos e pontões sempre se mantiveram firmes, ativos e cheios de vida. A Teia é a materialização do nosso compromisso com o potencial social e popular como elemento estruturante de nossas políticas públicas e do país que queremos”, afirmou Margareth Menezes. 

Normas – A solenidade foi marcada pela assinatura do presidente Lula em dois decretos. Um deles cria a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares, com a finalidade de promover medidas intersetoriais e integradas de reconhecimento, preservação, promoção, valorização e proteção das culturas tradicionais e populares no país. Com ela, o Brasil, pela primeira vez, passa a contar com uma política nacional dedicada exclusivamente à valorização e à proteção das culturas tradicionais e populares. O segundo decreto, por sua vez, reestrutura o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O conselho é órgão de caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo, integrante da estrutura regimental do Ministério da Cultura (MinC), e funciona como instância de controle social da política pública de cultura, com composição paritária. 

Leia mais:  Solicitação da Carteira Nacional Docente começa amanhã (16)

Além dos decretos, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou duas portarias. A primeira regulamenta a Rede Nacional de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares, desse modo, a sabedoria dos mestres e mestras finalmente ganha uma casa na rede do Estado. A segunda portaria regulamenta o programa Festejos Populares do Brasil, a fim de fomentar as festas tradicionais e populares do calendário nacional, do São João ao Carnaval, do Boi Bumbá à Folha de Reis. 

Assessoria Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262