Connect with us


Paraná

PCPR prende cinco investigados por roubos de relógios de luxo em Curitiba

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu cinco pessoas investigadas por integrar um esquema para o roubo de relógios de luxo em Curitiba. A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (26) em São Paulo e no Paraná.

A investigação teve início em novembro de 2025, quando uma mulher foi abordada enquanto dirigia seu veículo entre os bairros Batel e Água Verde. Um motociclista, armado, anunciou o assalto e levou o relógio da vítima avaliado em R$ 150 mil.

O delegado da PCPR Fernando Zamoner explica que as informações obtidas sobre a ocorrência mostraram que não se tratava de um crime de oportunidade, mas que a vítima havia sido observada previamente e que os criminosos agiram de maneira direcionada. “Na delegacia, ela relatou que, ao perceber que seria abordada, tirou o relógio e jogou no chão do carro. Porém, o indivíduo pediu especificamente por aquele item.”

Entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, a PCPR apurou outras três ocorrências semelhantes na mesma região da cidade. Todas as vítimas foram abordadas no trânsito por motociclistas armados e tiveram relógios levados.

Leia mais:  Eficiência e acolhimento: Estado qualifica 18 mil profissionais do PlanificaSUS

As investigações apontaram que os suspeitos visavam a subtração dos itens de alto valor e que atuavam de maneira especializada, tendo como mentor um homem oriundo de São Paulo. A suspeita é que os bens roubados eram enviados a aquele estado para a comercialização no mercado paralelo e que os crimes aconteciam a partir de encomendas de modelos específicos.

O grupo agia em regiões determinadas de Curitiba e que procurava por vítimas em carros de luxo, como Porsche, Ferrari, Mustang e Audi. Utilizando ao menos três motocicletas, eles faziam a observação do alvo e agiam quando confirmavam a presença do relógio. Um deles procedia com a abordagem no trânsito, com o uso de arma de fogo, enquanto outros dois davam cobertura para a posterior fuga.

Na operação desta quinta-feira, a PCPR localizou três motocicletas e diversas placas adulteradas. Também foi localizado um colete balístico, duas armas de fogo e munições. “Ainda, recuperamos cinco relógios que possivelmente são produto de crime. Trabalharemos para identificar a origem desse material e as possíveis vítimas”, complementa o delegado.

Leia mais:  Polícia Penal e Senai promovem curso de mecânica automotiva para apenados em Guarapuava

Dos cinco presos, dois são de São Paulo, sendo que um deles estava foragido e tinha três mandados de prisão em aberto por outros crimes. Todos foram autuados em flagrante por associação criminosa, posse de arma de fogo e adulteração de sinal identificador de veículo. A PCPR representará pela prisão preventiva dos investigados pelos roubos praticados em Curitiba.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA – A PCPR orienta que outras possíveis vítimas procurem a Delegacia de Furtos e Roubos para registrar Boletim de Ocorrência. A unidade está localizada na Av. Presidente Affonso Camargo, 2239 – Cristo Rei, Curitiba. O registro é essencial para o prosseguimento das investigações e o mapeamento da ação do grupo.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Cerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça

Published

on

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná passou a contar com dois novos integrantes. Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques tomaram posse nos cargos de Procuradora e Procurador de Justiça em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 19 de junho, na sede do MPPR, em Curitiba.

Conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, a solenidade reuniu membros e servidores da instituição, familiares e amigos dos empossados para marcar o ingresso no nível mais alto da carreira ministerial. 

No início da sessão, transmitida ao vivo pelo YouTube, a mudança para o segundo grau foi simbolizada pela tradicional investidura da veste talar. A beca de Simone Maria Tavarnaro Pereira foi colocada pelos Procuradores de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto e Marco Antonio Teixeira, colegas que tiveram importante participação na trajetória institucional da Procuradora de Justiça. Já Roberto Ouriques recebeu a veste das mãos da esposa, Rosélia Ouriques, e do filho, Victor Ouriques.Na sequência, os empossados renovaram o compromisso legal assumido ao ingressarem na carreira e assinaram o termo de posse.

Confira as fotos da cerimônia

Discursos

Em seu pronunciamento, Simone Maria Tavarnaro Pereira falou do privilégio de ascender ao cargo de Procuradora de Justiça a partir do edital exclusivo para mulheres, uma iniciativa corajosa e pioneira do Ministério Público do Paraná, que implementou essa política afirmativa, comprometida com os valores institucionais da igualdade, da diversidade e da alteridade, destacou.
 

“Esta posse carrega um significado que ultrapassa minha trajetória pessoal, pois representa a luta de todas as Promotoras e Procuradoras de Justiça que abriram os caminhos institucionais para a efetiva presença feminina nos espaços de poder e decisão. A participação feminina no Ministério Público do Paraná não deve ser uma exceção celebrada, mas a expressão de uma sociedade genuinamente igualitária”, enfatizou Simone.

A Procuradora de Justiça finalizou seu discurso reafirmando seu compromisso com o povo paranaense, assegurando aos pares que sua atuação jamais se afastará da realidade dos mais vulneráveis.

Leia mais:  Eficiência e acolhimento: Estado qualifica 18 mil profissionais do PlanificaSUS

Roberto Ouriques agradeceu aos familiares, amigos e colegas que fizeram parte de sua sua trajetória e relembrou momentos marcantes de sua carreira e comarcas por onde passou, enfatizando o fato de ter sido Promotor de Justiça por 35 anos. Ao fazer uma menção especial aos colegas, declarou: “Quero homenagear todos os Promotores de Justiça do MPPR que fazem com a sua atuação diária a imagem e a cara do Ministério Público que conhecemos hoje, com batalha todos os dias. E concluiu: “quem busca Justiça vai encontrar a Justiça”.

Perseguidores da Justiça  

Encerrando a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, ressaltou que a chegada ao cargo de Procurador de Justiça representa uma mudança significativa na trajetória profissional dos membros da instituição. Segundo ele, o novo posto traz responsabilidades ampliadas, mas não altera a essência da missão ministerial. “Como Procurador de Justiça, temos que continuar sendo perseguidores da Justiça. Esse é o desafio”, afirmou. 

O Procurador-Geral também ressaltou a importância do edital de promoção exclusivo para mulheres, iniciativa pioneira do MPPR e inédita na história do Ministério Público brasileiro. Ele destacou que a medida foi referendada pelo Colégio de Procuradores e que a minuta do edital foi elaborada pela Procuradora de Justiça Simone Tavarnaro Pereira.

Boas-vindas

Ao saudar os novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça em nome da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o Presidente, Fernando da Silva Mattos, destacou as trajetórias construídas pelos empossados ao longo da carreira. Ele observou que a posse ocorreu em um momento simbólico para a instituição, na semana em que o MPPR celebra seus 135 anos e às vésperas dos 40 anos da Carta de Curitiba. Fernando Mattos também ressaltou a contribuição de gerações de membros para o fortalecimento do Ministério Público e para a defesa dos direitos da sociedade.

Leia mais:  Polícia Penal e Senai promovem curso de mecânica automotiva para apenados em Guarapuava

Também representando a APMP, a Promotora de Justiça Ticiane Louise Pereira afirmou que a cerimônia celebrou não apenas a ascensão funcional dos empossados, mas também as trajetórias singulares construídas por cada um deles. Ao citar a obra Fernão Capelo Gaivota, destacou que a conquista alcançada ganha significado pelo caminho percorrido, marcado pela dedicação, pelo aprimoramento profissional e pelo compromisso institucional.

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus Souza Signorini, ressaltou o simbolismo histórico e transformador do ingresso de Simone Maria Tavarnaro Pereira no colegiado, destacando a ampliação da representatividade feminina nos espaços de decisão da instituição. “Cada procuradora que aqui ingressa amplia a representatividade de uma instituição que se quer espelho fiel da sociedade a quem serve.” 

Ao saudar Roberto Ouriques, enfatizou sua trajetória marcada pela competência, combatividade, sensibilidade diante das demandas sociais e espírito colaborativo, características que, segundo ela, contribuíram para a proteção de direitos e o acolhimento de inúmeras famílias ao longo de sua carreira.

O Corregedor-Geral do MPPR, Ney Roberto Zanlorenzi, destacou que momentos como a posse de novos Procuradores de Justiça demonstram a capacidade permanente de renovação da instituição. Segundo ele, o Ministério Público do Paraná segue crescendo e se fortalecendo por meio da qualidade de seus integrantes e do compromisso mantido com a sociedade. Ao dar as boas-vindas aos empossados, afirmou que ambos chegam à nova etapa da carreira por mérito próprio e os incentivou a contribuir para os desafios que ainda estão por vir. “O Ministério Público do Paraná é mais forte com vocês neste posto”, declarou.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262