Agro
Massey Ferguson apresenta trator MF 8S Xtra com tecnologias avançadas de eficiência e agricultura de precisão
Lançamento do MF 8S Xtra no Show Rural Coopavel
A Massey Ferguson, referência no setor agrícola brasileiro, apresentou no Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel (PR), o trator MF 8S Xtra, nova versão da consagrada série MF 8S. O modelo chega ao mercado com melhorias voltadas à eficiência operacional, conforto do operador e sustentabilidade no campo, mantendo a potência e a confiabilidade que já caracterizam a linha.
Hélice reversível: limpeza automática do capô
Uma das principais novidades do MF 8S Xtra é a hélice reversível, que permite a limpeza automática do capô. Segundo Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson, o recurso é fundamental em operações como a colheita de soja, onde o acúmulo de resíduos pode comprometer a entrada de ar e elevar a temperatura do motor.
“Com apenas um toque no botão dentro da cabine, o operador inverte o fluxo de ar, eliminando impurezas e garantindo melhor desempenho térmico e maior disponibilidade da máquina no campo”, explica Zanetti.
Tráfego controlado: preservação do solo e aumento da produtividade
O MF 8S Xtra incorpora também o tráfego controlado, tecnologia já utilizada em culturas como a cana-de-açúcar e que vem sendo adotada em grandes áreas de grãos. O sistema permite que todas as operações agrícolas sejam realizadas sempre nos mesmos rastros, previamente definidos por softwares de agricultura de precisão integrados ao piloto automático.
Os benefícios incluem:
- Redução da compactação do solo;
- Preservação de áreas de maior potencial produtivo;
- Maior eficiência e sustentabilidade nas operações.
“Ao concentrar o tráfego das máquinas, o produtor otimiza o desenvolvimento das culturas e o uso de recursos”, detalha Zanetti.
Potência e transmissão para diferentes perfis de operação
O trator está disponível em três faixas de potência: 265 cv, 285 cv e 305 cv, atendendo diferentes demandas no campo. Mantém a transmissão Dyna-VT (CVT), reconhecida por sua eficiência, suavidade de condução e melhor aproveitamento da potência em diversas condições de trabalho.
Conforto e ergonomia para o operador
A série MF 8S Xtra preserva o conceito exclusivo Protect-U, que mantém 24 cm de vão entre o motor e a cabine, reduzindo ruídos, vibrações e transferência de calor. Essa solução proporciona maior conforto durante longas jornadas de trabalho.
Outros avanços incluem:
- Novas grelhas superiores e capô lateral para melhor fluxo de ar e eficiência no arrefecimento;
- Escapamento redesenhado, garantindo maior visibilidade e menor aquecimento externo;
- Plataforma lateral direita repaginada, facilitando acesso, inspeção e manutenção do equipamento.
O MF 8S Xtra chega como uma solução completa para produtores que buscam tecnologia, robustez e eficiência, reforçando o compromisso da Massey Ferguson com a inovação e a agricultura moderna.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Galinhas soltas e felizes, ovos caipiras, orgânicos: Mapa acompanha diversificação do mercado
Happy eggs, galinhas livres, ovos orgânicos, caipiras, com ômega 3, líquidos ou em pó, brancos, vermelhos e até azulados. O mercado de ovos no Brasil oferece uma variedade de produtos e sistemas de produção. As diferentes denominações estão relacionadas às características do sistema de criação, à composição ou ao processamento do alimento e devem observar as regras previstas para produção e rotulagem.
De acordo com o Instituto Ovos Brasil, o consumo por habitante passou de 120 ovos por ano, em 2010, para 310 ovos em 2026. O país é o sexto maior consumidor e o quarto maior produtor mundial.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acompanha a evolução do setor, estabelece normas para a produção e fiscaliza estabelecimentos e produtos de origem animal, dentro de suas competências. Os produtos podem ser identificados conforme a espécie de origem e as características do sistema de produção. No caso de ovos de outras aves, como codornas, patos e avestruzes, a espécie deve ser informada na embalagem. Denominações como “caipira” e “orgânico” também devem observar regras específicas de produção e rotulagem.
DIFERENÇAS
Os ovos convencionais, brancos ou vermelhos, apresentam a mesma composição nutricional. A principal diferença entre eles está relacionada à linhagem ou raça das galinhas: ovos brancos geralmente vêm de aves de penas brancas, enquanto os de casca vermelha são produzidos por linhagens de penas mais escuras. A cor da casca, por si só, não determina diferenças nutricionais.
Na produção convencional, as aves podem ser criadas em diferentes sistemas, inclusive em gaiolas, conforme as normas aplicáveis.
A produção de ovos caipiras prevê requisitos específicos para a criação das aves, incluindo acesso a áreas externas de pastejo. As áreas destinadas às aves devem observar medidas de biosseguridade para reduzir riscos sanitários, inclusive relacionados ao contato com aves silvestres.
Já as galinhas criadas em sistemas livres de gaiolas ficam soltas em galpões. Conforme o sistema adotado, podem ter ou não acesso a áreas externas. As condições de criação e a densidade das aves devem observar os requisitos previstos para o sistema de produção.
Expressões como “galinhas felizes” ou “happy eggs” podem ser utilizadas como estratégia de comunicação ou marketing. Elas, no entanto, não substituem as denominações e informações exigidas pela legislação. Quando a embalagem apresenta uma característica diferenciada, a informação deve corresponder às condições efetivamente verificadas na produção.
Também existem ovos cuja composição é associada à presença de nutrientes específicos, como ômega 3, selênio ou vitamina E. Nesses casos, a alimentação fornecida às aves pode ser formulada para influenciar a composição do produto final. As informações e alegações apresentadas na embalagem devem observar as regras aplicáveis à rotulagem de alimentos.
O ovo orgânico segue a legislação de produção orgânica em vigor no país, que estabelece requisitos específicos para alimentação, manejo das aves e utilização de insumos. O sistema também prevê restrições específicas para medicamentos, insumos e componentes utilizados na alimentação.
Ovos líquidos e em pó são produtos obtidos a partir do processamento dos ovos. Podem ser utilizados pela indústria de alimentos, por padarias e também em preparações destinadas ao consumidor. A apresentação facilita a manipulação e o uso do produto, e clara e gema podem ser comercializadas separadamente.
No Brasil, os ovos de diferentes cores ainda são menos comuns, mas existem variedades com casca azulada e outras tonalidades. A cor da casca está relacionada à linhagem ou raça da galinha e, por si só, não indica diferença nutricional. Quando essa característica estiver associada à origem genética da ave, a informação deve observar as regras de identificação e rotulagem.
CURIOSIDADES
A diversificação dos produtos não é, por si só, uma exigência legal. No entanto, quando o produtor declara uma condição diferenciada, como “caipira” ou “orgânico”, é necessário atender aos requisitos correspondentes.
Cabe aos serviços de inspeção competentes verificar o cumprimento dessas condições dentro de suas atribuições. Assim, as características declaradas na embalagem devem corresponder ao produto efetivamente produzido e comercializado.
VENDAS
A fiscalização da produção de ovos nos estabelecimentos produtores envolve os serviços de inspeção competentes, conforme o tipo de estabelecimento e o âmbito de comercialização. O estabelecimento deve estar registrado no serviço de inspeção correspondente – municipal, estadual ou federal – de acordo com as regras aplicáveis à comercialização do produto.
No varejo, a fiscalização também envolve as vigilâncias sanitárias municipal ou estadual, conforme suas atribuições.
De acordo com o Instituto Ovos Brasil, cerca de 20% da produção nacional de ovos chega às grandes redes de supermercados. Os demais são comercializados por outros canais, como pequenos estabelecimentos, feiras e diretamente à indústria.
O Brasil também exporta ovos. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações em 2025 somaram 40.894 toneladas, aumento de 121% em relação ao ano anterior. Entre os principais destinos estiveram Estados Unidos, Japão, Chile, México e Emirados Árabes Unidos.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Política Nacional7 dias agoDavi comemora autorização para busca de petróleo na costa do Amapá
-
Brasil6 dias agoPopulação de Piraí (RJ) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Brasil6 dias agoPopulações de mais três municípios de Minas Gerais são atendidas por carretas de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Paraná7 dias agoMinistério Público do Paraná dá boas-vindas a 11 novos Promotores Substitutos e reforça atuação institucional
-
Agro6 dias agoAlgodão reúne o setor para discutir preços, produtividade e novos mercados
-
Esportes5 dias agoSantos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
-
Esportes5 dias agoPalmeiras perde a liderança após empate sem gols com o Botafogo
-
Entretenimento7 dias agoYudi Tamashiro exibe antes e depois de harmonização facial: ‘Muito mais jovem!’
