Connect with us


Paraná

Ratinho Junior anuncia R$ 18,2 milhões para construção de hospital em Nova Esperança

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (04) a construção do novo Hospital Municipal de Nova Esperança, no Noroeste do Paraná. É a terceira unidade hospitalar anunciada pelo Estado apenas em 2026, junto a Matinhos e Guaíra. Com investimento de R$ 18,2 milhões, sendo R$ 17 milhões pela Secretaria da Saúde (Sesa), a nova estrutura irá reforçar os atendimentos na região, reduzindo o número de pacientes que precisam ser transferidos para Maringá.

O novo hospital municipal terá 2,7 mil metros quadrados, construídos em um terreno da prefeitura com uma área total de 7,8 mil m². A unidade será erguida na zona urbana de Nova Esperança, que já conta com infraestrutura completa e acessibilidade viária, além da possibilidade de futuras expansões.

Ao falar sobre o fortalecimento da rede hospitalar no Norte e Noroeste do Estado, o governador destacou que o novo hospital de Nova Esperança faz parte de um conjunto de investimentos voltados à regionalização da saúde.

“Nos próximos dias a prefeitura lança o edital e já contrata a empresa para construir esse hospital aqui de Nova Esperança. É um hospital novo, moderno, do jeito que a população da região precisa. Além de ser moderno, por ser térreo a manutenção é menor, com iluminação solar e sustentabilidade. Tudo aquilo que um hospital de grande porte precisa, Nova Esperança vai ter para atender a sua população e a região”, disse.

O atendimento será exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), regulados pelo SAMU Norte Novo, com foco em urgência e emergência de baixa e média complexidade, e também como unidade de estabilização para casos críticos até remoção para hospitais de maior porte.

ESTRUTURA – O Hospital Municipal de Nova Esperança terá capacidade para 38 leitos, distribuídos entre enfermarias masculina e feminina, pediátrica e obstétrica, fortalecendo o atendimento microrregional. A estrutura incluirá pronto atendimento, salas de estabilização, ambulatórios, consultórios, centro cirúrgico, centro obstétrico, enfermarias gerais e de isolamento e áreas técnicas e administrativas.

Leia mais:  Governo do Estado apoia 29 famílias a adquirirem a casa própria em Londrina

“É um hospital de pequeno para médio porte que, como vem com centro cirúrgico tem a possibilidade de adesão ao programa Opera Paraná, que é o maior programa de cirurgias eletivas do Brasil. Quando a obra chegar aos 50% também iremos aportar recursos para aquisição de equipamentos e enxoval”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

A construção de um novo hospital é uma demanda antiga. Com uma população de 27 mil habitantes e uma microrregião de 51 mil pessoas, a estrutura física atual da unidade é da década de 1990 e, apesar de diversas reformas e manutenções no prédio ao longo dos anos, o mesmo apresenta limitações na efetividade dos atendimentos.

A inexistência de um hospital com porte adequado na região resulta em um grande número de encaminhamentos para Maringá, município sede da 15ª Regional de Saúde, com deslocamentos superiores a 80 quilômetros. O novo hospital irá descentralizar os atendimentos de média complexidade, reduzindo deslocamentos e o tempo de resposta em situações de urgência, além de ampliar a resolutividade local e fortalecer a Rede Mãe Paranaense.

“É um dia histórico para Nova Esperança, que está sendo contemplada com esse lindo hospital. Isso é importante para que a população da cidade e da região, tenha tenha um atendimento especializado e uma condição muito melhor na saúde”, avaliou o prefeito João Eduardo Pasquini.

Para o secretário das Cidades, Guto Silva, a descentralização da Saúde é um respeito com a população. “A coisa mais triste que tem é o ‘turismo da ambulância’: pegar o paciente daqui e vai tratar longe. E a gente sabe com o paciente tem a família, que alguém precisa acompanhar, aí gasta mais e é muito transtorno ter saúde longe de casa. A quantidade de novos hospitais que estão sendo abertos no Estado significa respeito, dignidade, acolhimento”, afirmou.

MAIS UNIDADES – Além do Hospital de Nova Esperança, o Governo do Paraná investirá na construção de outras oito unidades espalhadas pelo Estado em 2026. Duas delas já foram anunciadas: Matinhos, no Litoral, e Guaíra, no Oeste.

Leia mais:  Com 690.164 vacinas aplicadas até agora, Paraná é líder nacional na imunização contra gripe

A primeira receberá R$ 67,7 milhões em investimentos dentro do programa Paraná Competitivo, funcionando como Hospital Regional e reforçando os atendimentos da unidade de Paranaguá. Serão 90 leitos, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta, enfermarias, maternidade, centro cirúrgico e estrutura completa para exames de imagem.

Já o segundo hospital, de Guaíra, terá um aporte de R$ 64,3 milhões do Estado. Com 84 leitos e 6,7 mil m² de área construída, ele será viabilizado com 100% dos recursos via Sesa. Contará com áreas clínica, cirúrgica, obstétrica e UTIs. A estimativa é de que a unidade realize aproximadamente três mil atendimentos mensais, entre consultas, procedimentos e internações.

Os demais hospitais serão construídos nas cidades de Bituruna, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Paiçandu, Guaratuba e Cascavel e estão em fases distintas de projeto. Também estão em obras hospitais em Colombo, São José dos Pinhais, Cianorte, São Mateus do Sul e Loanda. O Governo do Estado apoia ainda a construção do HCZinho, vinculado ao Hospital de Clínicas da UFPR, e a nova unidade do Hospital Pequeno Príncipe, ambos em Curitiba voltados ao atendimento pediátrico.

Desde 2019, já foram entregues dez hospitais novos para a população: Pinhais, Rio Branco do Sul, Guarapuava, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Toledo, Cafelândia, Cornélio Procópio, Boa Vista da Aparecida e Maringá (Hospital da Criança).

OUTROS ANÚNCIOS – Durante o evento, também foram liberados R$ 30,6 milhões para pavimentação de cerca de 25 quilômetros das estradas Funda e Piúna, na área rural de Nova Esperança; R$ 5,6 milhões em novos maquinários para melhoria da trafegabilidade; e R$ 10,3 milhões para pavimentação de vias urbanas pelo programa Asfalto Novo, Vida Nova, da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

GOVERNADOR - NOVA ESPERANÇA

Foto: Sesa

PRESENÇAS – Participaram do evento o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o secretário do Planejamento, Ulisses Maia; o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda; o diretor-geral da Sesa, César Neves; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados estaduais Ademar Traiano e Alisson Wandscheer; e prefeitos e demais lideranças locais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado divulga classificação definitiva de concurso público da Secretaria da Saúde

Published

on

As secretarias estaduais da Administração e da Previdência (Seap) e da Saúde (Sesa) publicaram nesta segunda-feira (22) a classificação definitiva dos candidatos aprovados no concurso público da Sesa (Edital nº 265/2025). O documento consolida as notas das provas e o resultado dos recursos das etapas complementares. Confira a classificação para Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência e Heteroidentificação.

O certame, realizado pela Fundação Fafipa, ofertou 641 vagas para contratação sob o regime estatutário. As oportunidades foram distribuídas entre as Macrorregionais de Saúde do Estado para profissionais de nível técnico e superior, com salários iniciais que variam de R$ 4.231,60 a R$ 7.616,88.

“Esse concurso é um passo importante para fortalecer a assistência à saúde no Paraná. Com servidores efetivos e valorizados, estamos oferecendo atendimento de qualidade e humanizado aos paranaenses de todas as regiões do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. Ela enfatizou ainda que o concurso acabou com um hiato de quase dez anos nas contratações do quadro próprio.

Leia mais:  Mais da metade das inscrições da Corrida do Porto esgota em menos de três horas

Os candidatos aprovados ingressam em duas principais carreiras da saúde pública estadual, sendo “Promotor de Saúde Profissional (Nível Superior)”, com 325 vagas para médicos (diversas especialidades), enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, entre outros, e para “Promotor de Saúde Execução (Nível Técnico)”, com 316 vagas voltadas para técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e demais funções de suporte em saúde.

A secretária da Administração e da Previdência em exercício, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske, destacou a importância deste certame para a saúde do Paraná. “Ficamos felizes de possibilitar que o serviço público do Estado receba ainda mais profissionais qualificados para dar continuidade ao trabalho de excelência que já vem sendo realizado pelos profissionais de Saúde do Paraná, que cuidam da nossa população”, disse.

O candidato poderá consultar individualmente seu desempenho na Área do Candidato. O próximo passo será a homologação do concurso pelo órgão responsável, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Leia mais:  Com 690.164 vacinas aplicadas até agora, Paraná é líder nacional na imunização contra gripe

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262