Brasil
Podcast aborda relação das mulheres com a tecnologia e o mercado de trabalho
Brasília, 30/01/2026 – Lançado na última quinta-feira (29), o Ctrl Alt Delas é um novo podcast produzido pela Secretaria Nacional de Direitos Digitais (Sedigi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A proposta é estimular o debate sobre direitos, inovação e futuro e ampliar a visibilidade de mulheres que atuam no setor digital, servindo de referência para meninas e mulheres interessadas em seguir carreira na área.
Apresentado por Ana Laura Salles, o episódio tem produção de Janaína Gomes Lopes, coordenadora de Conformidade da Sedigi, e de Larissa Brito Alves Oliveira, chefe da Divisão de Assuntos de Gestão da secretaria.
A entrevistada do episódio de estreia é Solange Berto, subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do MJSP. A primeira temporada também inclui entrevistas com a secretária Nacional de Direitos Digitais, Lílian Cintra de Melo; com a coordenadora de programas do Instituto Alana, Maria Mello; e com Yasodara Cordova, assessora sênior de Cibersegurança da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Na primeira edição, Solange Berto falou sobre a atuação das mulheres no Direito Digital e os desafios de gênero ao longo da carreira profissional.
“Eu me acostumei a atuar em ambientes majoritariamente masculinos. Na graduação em Engenharia Elétrica, éramos apenas duas mulheres entre 22 homens. Depois, fui a única mulher sócia entre dez homens em uma startup que ajudei a fundar. No curso de formação da Polícia Federal, também fui a única mulher em uma turma com 24 peritos”, relatou.
Durante a entrevista, Solange destacou a importância de iniciativas que ampliem a participação de meninas e mulheres no setor de tecnologia. Citou ações como a Olimpíada de Matemática, a realização de hackathons e a oferta de bolsas de estudo. Também mencionou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como instrumento para ampliar o acesso à educação e incentivar a entrada de mulheres nas carreiras tecnológicas.
O projeto do podcast surgiu a partir do Café com Tecnologia – Mulheres no Digital, realizado em 10 de março de 2025, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o grupo promoveu reflexões sobre desafios e oportunidades para mulheres no setor tecnológico, com convidadas que compartilharam experiências e perspectivas sobre inclusão no ambiente digital.
Programação
Na próxima quinta-feira (5), vai ao ar o episódio com Maria Mello, que trata da relação entre infância, tecnologia, políticas públicas e proteção de crianças no ambiente digital. A entrevista com Lílian Cintra de Melo está prevista para 12 de fevereiro e aborda desafios e a construção da trajetória como liderança feminina. No dia 19, será exibido o episódio com Yasodara Cordova, sobre inclusão digital e combate à desinformação na internet.
Ouça o episódio de estreia aqui.
Brasil
Dia D contra a febre amarela acontece neste sábado (31), em Goiânia
O Ministério da Saúde, em parceria com o governo de Goiás e 29 municípios do estado, realiza neste sábado (31) o Dia D de vacinação contra a febre amarela. Embora não haja registro recente de casos da doença em humanos em Goiás, o estado confirmou 38 casos em primatas não humanos. Esses animais não transmitem a febre amarela, mas indicam que há circulação do vírus, que é transmitido às pessoas pela picada de mosquitos infectados.
A vacinação é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade e é a principal forma de prevenção contra a doença. Desde 2025, mais de 26 milhões de doses da vacina contra a febre amarela foram distribuídas em todo o país, sendo mais de 612 mil destinadas a Goiás. A vacina é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No Brasil, entre julho de 2024 e junho de 2025, foram confirmados 123 casos de febre amarela em humanos, com 49 óbitos, além de 100 casos em primatas não humanos. A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados, e os macacos são vítimas da infecção, não responsáveis pela transmissão.
Além da vacina contra a febre amarela, a população pode aproveitar o Dia D para atualizar a caderneta vacinal com outros imunizantes disponibilizados pelo SUS. Para reforçar a estratégia de mobilização, o Governo Federal vai enviar mensagens pela Caixa Postal GOV.BR e WhatsApp para moradores dos municípios que participam da ação, incluindo a capital, Goiânia.
Avanços da vacinação em todo o país
O Brasil vem apresentando avanços consistentes na cobertura vacinal. Em 2025, dados preliminares indicam que a cobertura contra a febre amarela alcançou 74%, um aumento significativo em relação a 2022, quando o índice era de 60%. Goiás acompanha essa tendência de crescimento e também registra cobertura de 74,1%, conforme dados preliminares.
São Paulo (SP) também recebeu, no dia 23 de janeiro, o Dia D de vacinação contra a febre amarela. A mobilização teve como foco pessoas não vacinadas e aquelas que receberam dose fracionada em 2018.
Durante a ação, foram aplicadas cerca de 27 mil doses da vacina contra a febre amarela. A mobilização também reforçou a imunização contra o sarampo, com a aplicação de 11,6 mil doses em um único dia.
João Vitor Moura
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Esportes5 dias agoVasco goleia Boavista por 3 a 0 com destaque para Puma Rodríguez
-
Entretenimento7 dias agoDiogo Nogueira elogia Paolla Oliveira pelos 20 anos de carreira como atriz: ‘Gigante!!’
-
Paraná6 dias agoFábio Jr. celebra o romantismo com show para 144 mil pessoas em Matinhos
-
Agro5 dias agoProdução de algodão no Brasil se mantém estável em janeiro, aponta StoneX
-
Entretenimento6 dias agoFelipe Araújo homenageia Cristiano Araújo no dia em que cantor completaria 40 anos
-
Paraná7 dias agoForças de Segurança promovem ciclo de exposições durante o Verão Maior Paraná
-
Paraná6 dias agoFãs de Gusttavo Lima dormem na praia para garantir melhor lugar no show deste domingo
-
Esportes5 dias agoInternacional vence Gre-Nal de virada e mantém liderança no Gauchão
