Paraná
Área PcD do Verão Maior Paraná em Matinhos já recebeu mais de 5 mil pessoas
A área destinada às pessoas com deficiência montada pelo Governo do Estado no palco Matinhos para os grandes shows do Verão Maior Paraná já recebeu mais de 5 mil pessoas desde o início da temporada. O espaço, criado para garantir acessibilidade, conforto e segurança, é um dos pontos mais celebrados do festival por quem precisa de um ambiente adequado para curtir os shows.
Nesta sexta-feira (30), dia da apresentação de uma das atrações mais aguardadas do evento, a sertaneja Ana Castela, cerca de 300 pessoas já estavam no local horas antes do espetáculo.
Pensado principalmente para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, o espaço também vem atendendo crianças no espectro autista, público que cresce especialmente em shows com grande presença infantil, como é o caso da apresentação de Ana Castela.
De acordo com a coordenadora da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Quellen Silveira Coden, o objetivo é garantir que todos tenham condições iguais de aproveitar as apresentações.
“É um espaço reservado para pessoas com deficiência, principalmente com mobilidade reduzida, para que elas consigam acessar o show com equidade, enxergar na linha do palco e se divertir com segurança, com todo o conforto que merecem”, explica.
Para as crianças com autismo, o ambiente controlado faz toda a diferença. “Aqui tem segurança, bombeiro, equipe treinada e sempre um familiar junto. Se a criança precisar sair, o responsável está ao lado, consegue se regular e voltar no tempo dela. Ela pode caminhar, buscar água, ir ao banheiro e retornar ao show no ritmo dela. Isso é muito importante”, detalha a coordenadora.
Entre as crianças que esperam para assistir ao show da “boiadeira” Ana Castela está Ana Júlia Ribeiro Coimbra Artigas, de 7 anos, que tem autismo nível 2 e acompanha tudo bem perto do palco. “Eu achei incrível. Eu nunca vi um show tão enorme. Eu tô na frente, perto do palco. Eu tô realizando o meu sonho favorito”, contou.
A avó, Silvana Maria Ribeiro, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento da neta durante o evento. “Aqui ela fica de boa. Você viu que ela se desenvolveu até na fala. Se fosse no meio do público, ela não ia conseguir ficar”, disse.
Outra pequena fã é Yasmin Rodrigues de Oliveira, também de 7 anos. “Eu estou na frente do palco. Vou ver tudo. É muito legal”, falou empolgada.
A mãe de Yasmin, Josi de Oliveira, elogiou a organização e reforçou que o espaço faz toda a diferença para as famílias.
“Achei a área PCD bem legal, bem organizada. As cadeiras são sensacionais”, contou. “Para ela, sem essa estrutura, a experiência seria inviável. Se fosse só na areia, não daria. Teria que chegar muito cedo e, mesmo assim, não seria como aqui. Tenho certeza que esse espaço é ideal, é disso que elas precisam, desse apoio”, afirmou.
Em Matinhos, a área PcD localizada em Caiobá passou a comportar até 360 pessoas nesta temporada, um crescimento superior a 14% em relação ao ano anterior. Em Pontal do Paraná, o espaço tem capacidade para até 120 pessoas. Nos dois locais, a estrutura foi planejada para oferecer visão privilegiada do palco, além de telões que permitem acompanhar os shows.
Fonte: Governo PR
Paraná
Verão Maior: Murilo Huff e Léo & Raphael abrem fim de semana do sertanejo em Pontal
O penúltimo fim de semana de shows do Verão Maior em Pontal do Paraná, no Litoral, vai ser marcado pelo sertanejo, com shows duplos com grandes nomes do gênero. A sexta-feira (30) já começou animada, com o goiano Murilo Huff e a dupla paranaense Léo e Raphael levando 35 mil pessoas para a arena montada no Centro de Eventos Marisol.
Naturais do Norte do Estado – Léo é de Londrina e Raphael da vizinha Cambé –, os paranaenses estouraram no Brasil com a música “Os menino da pecuária”, de 2021, que tem mais de 165 milhões de visualizações só no Youtube. Mas foi outro hit que abriu a noite em Pontal, “Agro é Top”, que ultrapassa 21 milhões de plays na plataforma de vídeos.
“Nós somos pé vermelho, do Norte do Paraná, e sempre frequentou as praias aqui do Litoral, desde molequinhos sempre vinha passar o verão aqui. A gente tem muito orgulho de ser do Paraná”, contou Léo. “E agora tocar aqui no Verão Maior Paraná, o maior verão do Brasil, que só tem show lotado e uma estrutura incrível, foi a realização de um sonho. Muito obrigado ao Governo do Paraná e a toda a galera responsável”.
“Eu estava ansioso as férias inteiras porque o Verão Maior Paraná é um orgulho para nós paranaenses. Estamos vendo o Paraná estampado no Brasil inteiro, sendo referência em entretenimento”, elogiou Raphael. “Como bons paranaenses, estamos morrendo de orgulho e com vontade de voltar novamente”.
O mais novo sucesso da dupla, “La Plata”, tem parceria com outras atrações presentes nos palcos do Verão Maior: Ana Castela, que levou uma multidão de 228 mil pessoas a Matinhos nesta sexta-feira, e Countrybeat, que abriu a primeira semana de shows em Pontal do Paraná.
Além destas, a versão feminina de “Os menino da pecuária”, que é “As menina da pecuária”, também levantou o público em Pontal, assim como outros sucessos de Léo & Raphael, como “Tchau, brigado”, que a dupla destacou ser uma música “bem paranaense”, e “Taca cachaça”, em que os músicos distribuem garrafinhas da bebida para os fãs. Novos sucessos do gênero, como “Casca de bala”, de Thullio Milionário, também marcaram o repertório do show.
MURILO HUFF – Logo depois da dupla paranaense, quem subiu ao palco foi o cantor e compositor goiano Murilo Huff, um dos mais ouvidos da atualidade. Com sucessos como “Dois Enganados” e “Deixa Eu”, Huff está entre os músicos mais tocados no País, segundo levantamento do Spotify Wrapped, ficando na 21ª posição em 2025 na plataforma. Segundo o próprio Spotify, o cantor tem 12,4 milhões de ouvintes mensais.
No show, que atraiu muita gente que chegou cedo para acompanhar, ele intercalou seus sucessos com grandes clássicos do gênero, como “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, “Pense em Mim”, de Leandro & Leonardo, e “O Grande Amor da Minha Vida (Convite de Casamento)”, sucesso de Gian & Giovani, outra dupla que toca no Verão Maior e sobe no mesmo palco neste sábado (31).
“Estou acompanhando este evento ao longo das últimas semanas e impressionado com a magnitude que o Verão Maior tomou. Estou muito feliz em fazer parte desta festa tão grandiosa, é a minha primeira vez aqui no Litoral paranaense”, disse o cantor. “Eu tenho uma ligação com o Sul, meu pai é gaúcho, tenho família no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, é uma cultura que eu amo de paixão e é sempre uma honra vir aqui cantar”.
As irmãs curitibanas Carla Simone de Oliveira e Nathaly de Oliveira Alves de Souza esperaram desde às 13h para ver o ídolo de perto. “Trouxemos cadeira, colocamos o guarda-sol, água, comidinha e só diversão. Semana passada já assistimos os três shows de Matinhos, o Gusttavo Lima também bem de pertinho, então vale a pena chegar cedo”, contou Simone.
“Eu acho os shows maravilhosos, primeiro porque são acessíveis para todos, mas também porque a gente encontra água disponível toda hora, é um ambiente protegido, tem segurança, é muito bom”, acrescentou.
“Nós somos irmãs e companheiras de shows, sempre vamos juntas. É muito bom curtir junto com as pessoas que amamos. Nos da semana passada fomos juntas também”, contou Nathaly. “Aqui tem uma estrutura ótima, é muito bom ter essa oportunidade de acompanhar”.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhou os shows e destacou como as atrações semanais estão mantendo os veranistas no Litoral ao longo da temporada.
“Os shows aqui estão concentrando mais pessoas durante todo o mês de janeiro. Teve aquele grande movimento na virada do ano e as praias continuam cheias”, afirmou. “Tem um ciclo de gente chegando, voltando, o que deixa nossas praias cheias, as pousadas e o comércio movimentados. É o maior verão da história do Litoral do Paraná”.
PRÓXIMOS SHOWS – Pontal do Paraná segue com a programação sertaneja neste sábado, com Teodoro & Sampaio abrindo o baile às 20h e Gian & Giovani tocando às 22h, duas das principais duplas do gênero no País.
Em Matinhos, o sábado é embalado pelo reggae e o rock nacional. Os jamaicanos do Inner Circle – a segunda atração internacional do Verão Maior, depois dos franceses do Gipsy Kings by Andre Reyes – sobem ao palco às 20h para tocar os clássicos do ritmo que colocou a Jamaica no cenário musical mundial. Na sequência, às 22h, é a vez dos Paralamas do Sucesso embalarem o público com músicas que fazem parte da trilha sonora nacional.
As atrações do maior festival de verão gratuito do Brasil se encerram no próximo fim de semana, depois de cinco semanas seguidas de espetáculos que movimentaram o Litoral. Os Paralamas retornam para o palco na sexta-feira (6), desta vez em Pontal do Paraná, que também terá a dupla Diego & Arnaldo no mesmo dia. Também na sexta, Matinhos recebe o show de Hugo & Guilherme.
No sábado (7), tem mais show duplo em Pontal, com João de Souza & Bonifácio e Trio Parada Dura. Em Matinhos, a expectativa é pela apresentação de Zezé di Camargo & Luciano, que sempre marcam presença no Verão Maior. ]
No domingo (8) pela manhã, o Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e show em Matinhos. A programação termina com a segunda apresentação nesta temporada da dupla Israel & Rodolffo, que agora tocam em Matinhos.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoVasco goleia Boavista por 3 a 0 com destaque para Puma Rodríguez
-
Entretenimento7 dias agoDiogo Nogueira elogia Paolla Oliveira pelos 20 anos de carreira como atriz: ‘Gigante!!’
-
Paraná6 dias agoFábio Jr. celebra o romantismo com show para 144 mil pessoas em Matinhos
-
Agro5 dias agoProdução de algodão no Brasil se mantém estável em janeiro, aponta StoneX
-
Entretenimento6 dias agoFelipe Araújo homenageia Cristiano Araújo no dia em que cantor completaria 40 anos
-
Paraná6 dias agoFãs de Gusttavo Lima dormem na praia para garantir melhor lugar no show deste domingo
-
Paraná7 dias agoForças de Segurança promovem ciclo de exposições durante o Verão Maior Paraná
-
Polícial7 dias agoPMPR apreende mais de 1,2 tonelada de maconha e recupera veículo furtado em Santa Helena
