Connect with us


Paraná

Rede estadual abre matrículas presenciais para estudantes que perderam o prazo regular

Publicado em

A partir desta segunda-feira (5), pais e responsáveis que ainda não solicitaram vaga na rede pública estadual de ensino do Paraná poderão realizar a matrícula de seus filhos ou dependentes diretamente nas escolas. A alternativa é destinada a estudantes que, por algum motivo, não confirmaram a matrícula durante o processo regular realizado em 2025.

De acordo com o cronograma da Seed-PR, esta etapa será exclusiva para matrículas de estudantes do ensino regular. As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também por atendimento presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.

“Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”, diz o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Leia mais:  Treinador de parataekwondo apoiado pelo Estado recebe prêmio de melhor do mundo

O processo exige a apresentação de documentação obrigatória. Para matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou documento oficial com foto, RG para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos; CPF para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017; comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade; além de laudo médico e documento de tutela/guarda quando aplicável.

Para rematrícula, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola. Toda documentação entregue presencialmente deve ser digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), seguindo as normas da LGPD.

Os estudantes que perderam os primeiros prazos ainda têm garantido o direito de estudar na rede estadual, mas poderão ser remanejados para outra unidade, que não a da preferência, conforme a disponibilidade de vagas.

A rede estadual de ensino do Paraná atende atualmente mais de um milhão de estudantes, distribuídos em 2.088 escolas em todo o Estado. Desse total, 412 são escolas de ensino em tempo integral, 345 funcionam no modelo de Colégios Cívico-Militares e 533 são escolas do campo. A educação profissional conta com mais de 45 cursos técnicos ofertados em 777 escolas estaduais, presentes nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Leia mais:  Com maior volume da história, Paraná liderou exportações de carne de frango no 1º semestre

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Parceria do CJAP com Instituto de Educação em Curitiba amplia ensino gratuito da arte

Published

on

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), iniciou mais um ano de parceria com o Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP), com o objetivo de ampliar o ensino da arte. Em 2026, serão quatro projetos paralelos do CJAP que levarão a mais de 300 alunos e professores da instituição cursos e oficinas de arte em diferentes linguagens artísticas.

O projeto “Paisagens de Miguel Bakun” foi elaborado para os alunos dos oitavos anos de Ensino Fundamental; o “Arte no Paraná” para os estudantes do 1.º ano da formação de docentes; a oficina de ilustração de histórias infantis para o 2.º ano. Em complemento, neste ano o CJAP também oferece um curso de capacitação para professores atuantes do instituto, com foco na arte paranaense.

Aos alunos em formação de docentes e aos professores, o CJAP oferece subsídios teórico-metodológicos para que elaborem planos de aula de qualidade, contemplando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aplicáveis no Estado.

A extensão dos projetos com o IEPPEP reforça um dos propósitos do CJAP como política pública de democratização da Arte, afirma Adriana Dalazen, coordenadora do Setor Educativo.

Leia mais:  Paraná avança na implantação do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, no Centro-Oeste

“A parceria entre as instituições é de longa data, mas a cada ano buscamos novos caminhos para fortalecê-la. O resultado desses trabalhos será exposto ao longo do ano. A primeira será em agosto, no próprio Instituto, como parte das várias ações da instituição para celebrar os 150 anos do IEPPEP.”, completa.

Para as coordenadoras da Área de Formação do Instituto, a parceria com o CJAP é vital, pois, segundo Beatriz Borges, o contato dos alunos e futuros professores com a arte amplia o olhar e enriquece a prática pedagógica desde a formação inicial. “A extensão dos cursos no CJAP também para professores atuantes deve fortalecer ainda mais esse trabalho, gerando práticas mais inclusivas e criativas na sala de aula”.

“A união entre as instituições permite aos alunos colocar em prática nas suas atividades o que aprendem no CJAP, com maior conhecimento técnico”, diz Ana Paula Pacheco. Ela ressalta que, sem o suporte do CJAP, seria impossível os alunos desenvolverem tais habilidades educativas em Artes.

A professora Marisa Leris, que atualmente participa do curso para docentes, define a oportunidade como uma experiência muito rica, que traz paz e tranquilidade. “As oficinas formativas permitem ampliar o repertório metodológico e fortalecer as práticas inclusivas, integrando a arte de forma intencional às ações pedagógicas”, disse. “A troca com os colegas professores tem sido maravilhosa”.

Leia mais:  Com maior volume da história, Paraná liderou exportações de carne de frango no 1º semestre

PARCERIA HISTÓRICA – Em 1954, Eny Caldeira e Guido Viaro, fundadores do CJAP, idealizaram o “Curso de Especialização em Desenho e Artes Aplicadas”, vinculado ao Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, destinado ao aperfeiçoamento de professores do Magistério.

O curso contava com estágio, no qual as alunas conheciam técnicas artísticas na prática e vivenciavam a experiência diária com as crianças. Os estágios eram realizados nas sedes do Centro Juvenil de Artes Plásticas, que funcionava na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná.

Com mais de 72 anos, esta parceria entre as instituições se mantém até hoje com aulas nas dependências do CJAP para as turmas do Curso de Formação de Docentes, turmas do Ensino Fundamental e do próprio corpo docente do IEPPEP.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262