Paraná
Homem denunciado pelo MPPR é condenado a pena superior a 100 anos de prisão por estupros praticados contra a filha ao longo de 15 anos
A Unidade Regionalizada de Plantão Judiciário de Porecatu, no Norte Central do estado, condenou a 100 anos, nove meses e dez dias de prisão um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) pelos crimes de estupro de vulnerável continuado, praticados entre 2010 e 2016; estupro qualificado continuado, entre 2016 e 2020; estupro continuado, entre 2020 e junho de 2025; violência psicológica, entre junho de 2021 — quando entrou em vigor a lei que tipifica o crime — e junho de 2025; além de vias de fato, ocorridas em junho de 2025. Todos os crimes, cometidos mediante grave ameaça, tiveram como vítima a filha do condenado, que tinha oito anos de idade no início dos abusos.
Áudio do Promotor de Justiça Renato dos Santos Sant’Anna
A sentença, publicada no domingo, 28 de dezembro, também reconheceu crimes praticados contra a ex-companheira do acusado, vítima de estupro (em julho de 2025), violência psicológica (entre outubro de 2024 e junho de 2025) e vias de fato (em diversas ocasiões entre outubro de 2024 e julho de 2025, sendo que, em um dos episódios, a mulher precisou de atendimento médico). O réu, preso desde 9 de julho, teve a prisão preventiva mantida, em razão de sua periculosidade.
Filha – Segundo a denúncia apresentada pelo MPPR, a maioria dos crimes praticados contra a filha ocorreu em um sítio localizado na zona rural de Centenário do Sul, município integrante da comarca, onde pai e filha residiam. O denunciado dormia no mesmo quarto que a vítima e, em diversas ocasiões, justificava os abusos como forma de correção. A filha relatou que os abusos diminuíram após o pai se casar, mas nunca cessaram, sendo que a última ocorrência teria acontecido em junho de 2025.
A Promotoria de Justiça de Centenário do Sul destacou que, além dos estupros, o homem causou grave dano emocional à filha, “perturbando seu pleno desenvolvimento, com o objetivo de degradar e controlar suas ações, mediante constrangimento, manipulação, isolamento, ameaça e humilhação”. Conforme a denúncia, ele ameaçava causar mal injusto e grave à vítima, afirmando que mataria quem o denunciasse; proibiu a vítima de utilizar o telefone celular e chegou a cloná-lo para controlar seu uso; não permitiu que a vítima usasse as roupas que desejava; impediu a realização de amizades e relacionamentos amorosos, em prejuízo à saúde psicológica da ofendida.
Convivente – A denúncia também relata que a ex-companheira do denunciado foi submetida de forma contínua à violência psicológica, sofrendo dano emocional. Ela era proibida de conversar com outras pessoas, inclusive no ambiente de trabalho; ameaçada de punições caso o denunciasse; e impedida de manter contato com os próprios filhos. Além disso, foi frequentemente agredida fisicamente. Os episódios teriam começado poucos dias após o início da convivência e se prolongaram até o fim do relacionamento.
Responsabilidade civil – Além da pena de prisão, a Justiça determinou a destituição do poder familiar do réu em relação à filha. Também foi fixado o pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 30 mil à filha e R$ 15 mil à ex-companheira.
Processo nº 0001291-39.2025.8.16.0066 (em sigilo).
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Mutirões no Norte do Paraná retiram 1,3 tonelada de cabos de telecomunicações irregulares
Mutirões de regularização de cabos de internet e telefonia em três municípios do Norte do Paraná resultaram na retirada de 1,3 tonelada de fiação instalada em desacordo com normas técnicas e de segurança. As ações ocorreram em Arapongas, Cambé e Primeiro de Maio, realizadas pelas prestadoras de telecom e fiscalizadas pela Copel.
Os trabalhos visam adequar o compartilhamento com os cabos de telecomunicações às regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que disciplinam o tema.
Em Cambé, o mutirão aconteceu na segunda-feira (22), na Avenida Antônio Raminelli, no Jardim Ana Rosa. Ao todo, 18 postes passaram por adequação, com a retirada de cerca de 450 quilos de cabos irregulares. Quatro empresas participaram da ação. Devido às condições climáticas, parte do trecho não pôde ser concluída e terá nova etapa, já programada para julho.
- Segredo e Foz do Areia: Copel inicia ampliação das maiores hidrelétricas da companhia
-
Copel Agro ultrapassa 50 mil atendimentos com 95% de aprovação dos clientes
Em Arapongas, na terça-feira (23), quatro operadoras atuaram na Avenida Maracanã, e regularizaram 28 postes. A atividade resultou na remoção de mais de 600 quilos de cabos em desacordo com as normas. Um novo mutirão deve ser agendado para finalizar o atendimento na via.
Segundo o gerente da Base de Campo da Copel em Arapongas, Fábio Beques, novas operações já estão no planejamento da companhia. “A realização de um mutirão na Avenida Flamingos está em fase de organização e deve dar sequência às ações voltadas à regularização do compartilhamento de postes”, explicou.
Em Primeiro de Maio, o mutirão ocorreu na região central, com atuação na Rua Dezoito. Foram retirados aproximadamente 250 quilos de cabos em desacordo com as normas.
RESPONSABILIDADE – A Copel reforça que a responsabilidade pela instalação e manutenção dos cabos de telecomunicações é das operadoras, conforme estabelecem resoluções conjuntas da Anatel e Aneel.
Casos de fiação de telefonia e internet que ofereçam risco à população podem ser informados pelo telefone 0800 51 00 116.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Educação6 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Brasil6 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná5 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Educação6 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Educação7 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
-
Brasil6 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Paraná5 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
