Connect with us


Paraná

73 mil jovens de 18 a 29 anos conseguiram emprego via Agência do Trabalhador em 2023

Publicado em

As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento no Paraná colocaram 73.228 pessoas com idade entre 18 e 29 anos no mercado de trabalho em 2023. Com esse resultado, o Estado liderou o ranking nacional de empregabilidade de jovens via Sistema Nacional do Emprego, concentrando 36% das 202.015 intermediações realizadas em 12 meses no País. 

O Paraná foi responsável por 80% de todas as 91.897 intermediações de contrato de trabalho de jovens realizadas pelas Agências do Trabalhador na região Sul em 2023. Rio Grande do Sul e Santa Catarina encerraram o ano com 12.756 e 6.003 colocações, respectivamente. 

Somente no mês de dezembro, 8.039 jovens foram encaixados em vagas de emprego por intermédio das Agências do Trabalhador, repetindo o primeiro lugar no acumulado do ano. Os estados de São Paulo (3.041) e Rio Grande do Sul (2.301) ficaram em segundo e terceiro lugar.

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, com os resultados do Sine Estadual divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná consolida sua posição como grande empregador de jovens. “O desempenho das Agências do Trabalhador na intermediação de mão de obra jovem é referência para todo o País, pois investimos em qualificação profissional para esta faixa etária de até 29 anos”, afirma.

Leia mais:  Força-tarefa garante atendimento psicossocial a vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Em 2023, o Estado ofertou 11 mil vagas em cursos de qualificação profissional. Em 2024, somente em janeiro, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, por meio do projeto Qualifica Paraná, abriu mais de 1.250 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em 35 localidades. Até o final do ano serão abertas mais de 8 mil vagas em 220 localidades. O programa é uma parceria do Governo do Estado com o Senai Paraná para preparação de mão de obra voltada ao setor industrial.

Além do Qualifica Paraná, a pasta também conta com outros projetos como Carretas do Conhecimento (em parceria com a Volkswagen do Brasil), Projeto Mega (cooperação com a entidade Gerar, voltada ao empreendedorismo de jovens), Qualifica Paraná + Gestão (também parceria com o Senai-PR, que oferece cursos em áreas como RH, Planejamento Orçamentário e Gestão Financeira) e Mais Qualificação (cooperação entre a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, o Sesi e Senac).

Confira AQUI tabela com os resultados de dezembro e o acumulado do ano. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Mesmo com feriado, obras seguem a todo vapor na Ponte de Guaratuba

Published

on

Com a inauguração marcada para o dia 29 de abril, a Ponte de Guaratuba entra na sua última semana de obras com frentes de trabalho mantidas em ritmo contínuo, inclusive durante o feriado de Tiradentes, nesta terça-feira (21). As equipes seguem mobilizadas para cumprir o cronograma. 

Nesta reta final, os esforços estão concentrados principalmente nos serviços de acabamento e preparação da estrutura para a entrega. A limpeza da pista e a organização do canteiro ganham intensidade, enquanto avançam intervenções essenciais como a execução de meio-fio, implantação de juntas de dilatação e finalização da capa asfáltica em diferentes trechos.

Um dos pontos que recebe atenção especial nesta semana é o acesso pelo lado de Matinhos, onde equipes atuam na conclusão da rampa de ligação com a rodovia. No local, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e instalação de dispositivos de segurança, como guarda-corpos e barreiras do tipo New Jersey. A expectativa é deixar toda a estrutura pronta e integrada ao sistema viário até a data de entrega.

Leia mais:  Sanepar abre inscrições para capacitação virtual sobre direito ao saneamento

No lado de Guaratuba, as obras também avançam com serviços de terraplanagem e finalização de acessos, incluindo alças de entrada e saída na região de Caieiras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Em paralelo, há a preparação geral do espaço para a cerimônia oficial de inauguração.

Entre as atividades previstas para esta fase está ainda o início da pintura da estrutura, que pode ocorrer ao longo da semana, acompanhando o ritmo dos demais acabamentos.

PONTE – A nova ligação fixa sobre a Baía de Guaratuba representa um investimento de mais de R$ 400 milhões do Governo do Estado e é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná. Com 1.240 metros de extensão, a ponte conta com quatro faixas de tráfego, além de ciclovia e áreas destinadas a pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade para diferentes tipos de usuários.

Projetada para substituir a travessia por ferryboat, a estrutura vai reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios para cerca de dois minutos.

Leia mais:  Aumento da oferta no País interfere no preço do boi gordo no Paraná, aponta boletim

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262