conecte-se conosco

Cidades

70 municípios estão em epidemia de dengue no Paraná, diz secretaria

Publicado

G1 PR

Setenta municípios do Paraná estão em epidemia de dengue, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (18).

A maior parte está localizada nas regiões norte, noroeste, Norte Pioneiro e oeste. Veja, mais abaixo, a lista. Conforme o boletim, outras 59 cidades estão em estado de alerta para a dengue.

O estado chegou nesta semana a 15.396 casos confirmados da doença desde agosto de 2018. Na semana anterior, o número era de 13.504. Segundo o boletim, a quantidade de mortes permanece em 17.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, a situação é grave e, pelos índices elevados de infestação, é necessário ter cuidado com os possíveis criadouros do mosquito.

“Telhados, antenas de TV, calhas, troncos ocos de árvores e caixas de água também devem ser vistoriados. O mosquito vai em busca de recipientes com água ou lixo acumulados”, explica.

Municípios em epidemia de dengue, segundo a Sesa:

Norte: Itambé, Flórida, Lupionópolis, Arapuã, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Alvorada do Sul, Santa Fé, Santo Inácio, Paiçandu, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Uniflor, Cafeara, Floraí, Mandaguari, Floresta, Cambé, Ibiporã, Lobato, Florestópolis e Nova Esperança;

Leia mais:  TCE-PR determina devolução de R$ 3 milhões aos cofres públicos de Palmeira

Noroeste: Japurá, Francisco Alves, Porto Rico, Nova Londrina, Loanda, Paranapoema, Amaporã, Santa Isabel do Ivaí, Cianorte, Paranacity, Alto Piquiri, Xambrê, Icaraíma, Nova Olímpia e Cruzeiro do Sul;

Norte Pioneiro: Uraí, Leópolis, Santa Mariana, Jacarezinho, Abatiá, Bandeirantes, Rancho Alegre, Andirá, Santo Antônio do Paraíso, Cornélio Procópio, Jataizinho e Sertaneja;

Oeste: Mercedes, Terra Roxa, Lindoeste, Entre Rios do Oeste, Medianeira, Cafelândia, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Anahy, Foz do Iguaçu, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Jesuítas, Quatro Pontes e Palotina;

Centro-oeste: Moreira Sales, Peabiru, Quinta do Sol e Rancho Alegre D’Oeste;

Sudoeste: Realeza e Capanema.

Comentários Facebook

Cidades

Prefeito evangélico é alvo de macumba em Mato Grosso

Publicado

O prefeito Jeferson Ferreira Gomes (DEM), de Comodoro, extremo oeste de MT, que é evangélico, foi surpreendido por um “despacho espiritural” no cemitério da cidade. A informação é do site Olhar Direto.

Segundo a publicação, o despacho foi descoberto na primeira quinzena neste mês.

No local havia um papel com nome do prefeito em cruz, garrafa de cachaça e um sapo morto. Tudo junto e misturado. O “trabalho” foi descoberto por uma moradora que visitava o túmulo de parente.

O despacho estava na porta, com terra de cemitério sobre o nome.

Não se sabe por quais motivos, alguém deseja a morte do prefeito, que não comentou o assunto.

Mistério!

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura realiza mais um evento de vacinação contra a gripe no sábado
Continue lendo

Mais Lidas da Semana