Connect with us


Geral

Zeca diz aceitar ser vice de Mauro, mas foca em composição de chapa majoritária

Publicado em

Zeca Viana diz que pode acitar ser vice na chapa de Mauro Mendes, caso convite seja feito

Presidente regional do PDT e um dos principais apoiadores da pré-candidatura de Mauro Mendes ao governo, o deputado estadual Zeca Viana aceita compor como vice do democrata caso seja convidado. Ele, no entanto, garante que sua prioridade é a formação da chapa majoritária e acomodação de Adilton Sachetti (PRB) dentro do grupo em prol do ex-prefeito de Cuiabá.

A poucos dias para o fim do prazo das convenções, existe um impasse no grupo. Além de Sachetti, Carlos Fávaro (PSD) tenta conquistar a 2ª vaga ao Senado – a 1ª deve ficar com o pré-candidato Jayme Campos (DEM).

“Nós do PDT somos abertos e francos. Nós temos um a preferência pelo Adilton Sachetti e existe um pré-acordo entre o PSD e o DEM. Vamos sentar e vê se ajustamos essa questão, pois, nessas horas, não podemos deixar companheiro na mão”, enfatiza o pedetista, em visita a Barra do Garças, no sábado passado (21).

Vice

Embora afirme não ter pretensão em sair a vice de Mauro, Zeca disse que se tiver espaço, vai aceitar o convite. O nome do deputado surgiu como alternativa a relutância do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta, em aceitar a reeedição da chapa formada em 2010, ao lado do democrata.

Leia mais:  Temporada 2019/2020 começa com águas próprias para banho no Paraná

“Não sou pré-candidato impositivo, que exige. Muito pelo contrário, na política temos que buscar onde encaixa os pauzinhos do tabuleiro para ganhar às eleições. Mas, se chamado, é óbvio que vou aceitar”, ressaltou.

Em Barra do Garças, Zeca Viana participou do lançamento da pré-candidatura do empresário Gordin Tur (PDT) à Câmara Federal. O parlamentar saiu às pressas para uma reunião ainda em Cuiabá para fechar a composição da chapa majoritária.

 

Fonte: RD News

Comentários Facebook

Geral

Helder Lazarotto é novo presidente da Assomec

Published

on

Mauro Moraes, Bihl Zanetti, Eduardo Pimentel e João Carlos Ortega (Foto: Pedro Ribas/PMC)

O prefeito de Colombo, Hélder Luiz Lazarotto, é o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec). Lazarotto e os integrantes da Chapa União tiveram seus nomes aclamados, no Salão de Atos do Parque Barigui, durante assembleia presidida pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Ele presidiu a Comissão Eleitoral e, até o ano passado, acompanhou a agenda da entidade como vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades.

O novo presidente, que sucede ao ex-prefeito de Campina Grande do Sul Bihl Zanetti, destacou os objetivos comuns dos municípios que participam da Assomec. “Todos, grandes ou pequenos municípios, temos nossas demandas e desafios. Nosso papel é avançar na construção de políticas públicas comuns e solucionar conflitos”, disse.

Integração na prática

Na Prefeitura de Curitiba, há exemplos dessas políticas. Na área da Segurança Alimentar foram abertas 15 unidades do programa Armazém da Família em Almirante Tamandaré, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tunas do Paraná, Agudos do Sul, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Colombo, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quitandinha e São José dos Pinhais (alguns municípios com mais de uma loja). Moradores de Campo Largo e Quatro Barras podem comprar nas unidades em operação em Curitiba. Os Armazéns da Família vendem produtos 30% mais baratos que os praticados pelo comércio.

Leia mais:  Temporada 2019/2020 começa com águas próprias para banho no Paraná

Com a integração do transporte coletivo, é possível se deslocar entre Curitiba e municípios vizinhos sem pagar nova tarifa. Dos 15 milhões de passageiros por mês que usam o transporte de Curitiba, 3,2 milhões são da Região Metropolitana e entram no sistema sem precisar pagar nova passagem. Isso é possível porque há 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que se integram com o sistema e quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas).

Assim, é possível percorrer uma distância de 43 quilômetros entre Fazenda Rio Grande a Colombo, passando por Curitiba e pagando apenas uma passagem (R$ 6). Desde 2017, foram retomadas linhas como Colombo/CIC, Pinhais/Rui Barbosa, Caiuá/Cachoeira, Barreirinha/São José e Roça Grande/Estação Solar.

Assomec
Em atividade desde a década de 1970, a Assomec reúne os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São eles Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Quitandinha, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná. Aí moram cerca de 3,6 milhões de pessoas, o que representa perto de 40% da população paranaense.

Leia mais:  Pessoas que traem costumam ser descobertas após terceiro “affair”, aponta estudo

Participam da assembleia que escolheu os novos dirigentes da Assomec o secretário da Casa Civil, João Carlos Ortega, representando o governador Ratinho Júnior; o deputado federal Toninho Wandscheer; os deputados estaduais Requião Filho, Mauro Moraes e Alexandre Curi; a secretária estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos; e o secretário municipal extraordinário da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura, entre outras autoridades municipais.

Os prefeitos que conduzirão os trabalhos na Assomec permanecerão na entidade até o fim de 2026. Veja quem são eles:

Diretoria Executiva­­­­­­­­­­­­­­­­
Helder Luiz Lazarotto – Colombo – presidente
Mauricio Roberto Ribabem – Campo Largo – 1º vice-presidente
Marco Antonio Marcondes Silva – Fazenda Rio Grande – 2º vice-presidente
Rosa Maria de Jesus Colombo – Pinhais- secretária
Marcus Mauricio de Souza Tesserolli – Piraquara – tesoureiro

Conselho Fiscal
Margarida Maria Singer – São José dos Pinhais – presidente
Marco Antônio Baldão – Tunas do Paraná – membro ­­­­­­­
Jose Altair Moreira – Tijucas do Sul – membro

Suplentes
1º Rilton Boza – Campo Magro
2º Antônio Adamir Digner (Mostarda) – Contenda

Secretário-executivo
Neco Prado

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262