Norte do Estado
Voluntários retiram mais de 30 toneladas de lixo em córrego para eliminar focos de dengue, em Maringá

Um mutirão de voluntários que se reúne há dois anos já retirou mais de 30 toneladas de lixo de córregos de Maringá, no norte do Paraná, com o objetivo de limpar as águas da cidade e diminuir os focos do mosquito da dengue.
Em todo o estado, já foram registrados mais de 15 mil casos da doença desde agosto de 2018 – 17 pessoas morreram e 70 municípios estão com epidemia de dengue.
O acúmulo de lixo é um dos principais problema para a proliferação dos focos do mosquito.
“As lates ficam cheias de água. Isso dá dengue. No nosso bairro tá cheio de gente com dengue. Se eles soubessem o que é a dengue, não estariam fazendo isso aqui”, contou a moradora Leize Gotarde.
Mas reunidos pela igreja do bairro Vila Santa Izabel em 2017, moradores fizeram um mutirão para limpar o córrego do fundo de vale do córrego Mandacaru.
Ao longo do período, mais de 30 toneladas de lixo já foram retiradas pelo grupo.
“A gente tinha no fundo desse vale um grande índice de dengue, mas depois desse trabalho já caiu uma boa porcentagem”, afirmou o voluntário Paulo Francisco Martins.
Depois de transformar o córrego do bairro, os moradores passaram a limpar o córrego Nazareth, que atravessa Maringá e passa por dez bairros da cidade.
“Nós estamos salvando o córrego. Universidades já verificaram que caiu a poluição do córrego desde que começamos este trabalho”, disse o voluntário Valdir Piola.

Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu

Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/N/chY9pfQAWriMvgSIHAxA/acidente-445-8.jpeg)
Estrutura de um dos carros ficou retorcida. — Foto: Kathulin Tanan/RPC
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.