conecte-se conosco

Norte do Estado

Voluntários retiram mais de 30 toneladas de lixo em córrego para eliminar focos de dengue, em Maringá

Publicado

G1 PR

Um mutirão de voluntários que se reúne há dois anos já retirou mais de 30 toneladas de lixo de córregos de Maringá, no norte do Paraná, com o objetivo de limpar as águas da cidade e diminuir os focos do mosquito da dengue.

Em todo o estado, já foram registrados mais de 15 mil casos da doença desde agosto de 2018 – 17 pessoas morreram e 70 municípios estão com epidemia de dengue.

O acúmulo de lixo é um dos principais problema para a proliferação dos focos do mosquito.

“As lates ficam cheias de água. Isso dá dengue. No nosso bairro tá cheio de gente com dengue. Se eles soubessem o que é a dengue, não estariam fazendo isso aqui”, contou a moradora Leize Gotarde.

Mas reunidos pela igreja do bairro Vila Santa Izabel em 2017, moradores fizeram um mutirão para limpar o córrego do fundo de vale do córrego Mandacaru.

Ao longo do período, mais de 30 toneladas de lixo já foram retiradas pelo grupo.

Leia mais:  Prefeituras de Itaúna do Sul e Mirador abrem concursos públicos

“A gente tinha no fundo desse vale um grande índice de dengue, mas depois desse trabalho já caiu uma boa porcentagem”, afirmou o voluntário Paulo Francisco Martins.

Depois de transformar o córrego do bairro, os moradores passaram a limpar o córrego Nazareth, que atravessa Maringá e passa por dez bairros da cidade.

“Nós estamos salvando o córrego. Universidades já verificaram que caiu a poluição do córrego desde que começamos este trabalho”, disse o voluntário Valdir Piola.

Comentários Facebook

Norte do Estado

Arapongas:Motociclista perde a vida após acidente na PR-444

Publicado

Um motociclista de 47 anos morreu após um acidente na tarde deste sábado (4) na PR-444 em Arapongas. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu e da Viapar foram chamados por volta das 16h15, mas o homem não resistiu aos ferimentos.

Conforme testemunhas, a princípio, o motociclista que seria morador de Arapongas estava no Km1 quando teria desviado de um carro, porém atingiu um tambor que estava na rodovia, uma placa de sinalização, depois

caiu na canaleta, batendo a cabeça.

O local do acidente está em obras, tem uma faixa interditada, o tráfego segue em pista simples e foi instalado algumas lombadas pra controlar a velocidade.

As causas do acidente serão apuradas. O nome da vítima ainda não foi revelado.

Comentários Facebook
Leia mais:  Homem suspeito de importunação sexual contra freira ficará preso preventivamente
Continue lendo

Mais Lidas da Semana