Connect with us


Brasil

Visita ao Detran do Paraná é primeira parada de Renan Filho com nova etapa da caravana “Na Boleia do Brasil”

Publicado em

Na Boleia do Brasil, projeto do Ministério dos Transportes que leva a agenda ministerial diretamente às obras em andamento pelo país, percorre, a partir desta terça-feira (27), a região Sul.

A primeira parada da comitiva, liderada por Renan Filho, será no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Paraná, onde o ministro dos Transportes irá acompanhar a implantação do programa CNH do Brasil. Desde o lançamento da iniciativa, que desburocratiza e facilita o acesso à primeira habilitação, mais de 150 mil paranaenses solicitaram o documento. Além disso, 22 mil motoristas foram beneficiados com a gratuidade da renovação automática para bons condutores no estado. Somadas as taxas que eram anteriormente exigidas, já houve uma redução de R$7 milhões em custos para a população do Paraná.

Já em Santa Catarina, a programação prevê vistorias à duplicação da BR-280/SC e à construção do Túnel do Morro do Vieira, entre Schroeder e Jaraguá do Sul. As melhorias nas estradas receberam aproximadamente R$1,7 bilhão.

A caravana também fará uma parada no Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Palhoça, onde o ministro irá falar sobre o projeto para o Morro dos Cavalos.

Leia mais:  Ministério da Saúde é destaque em prêmio nacional de Assistência Farmacêutica

No Rio Grande do Sul, o destaque entre as ações previstas é a entrega da ponte sobre o Rio Camaquã, nas proximidades do município de Cristal. A duplicação da estrutura vai garantir maior fluidez ao trânsito da região, uma das principais rotas para escoamento da produção ao Porto de Rio Grande, pela BR-116/RS.

A caravana “Na Boleia do Brasil” teve início em novembro de 2025, quando Renan Filho deixou Brasília em uma viagem de caminhão rumo à COP30, em Belém (PA). Desde então, a comitiva já passou pelo Sudeste e agora segue, até sexta-feira (30), pela região Sul.

Cobertura de imprensa
Não há necessidade de credenciamento prévio para os jornalistas interessados na cobertura das visitas.

Serviço
Início da caravana ‘Na Boleia do Brasil’ – edição Sul
Data: Terça-feira, 27 de janeiro
Horário: 7h30
Local: sede do DNIT – Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1.500 – Tarumã, Curitiba (PR)

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Leia mais:  Quantos feriados teremos em 2026? Confira o calendário e se planeje para viajar no próximo ano!

Comentários Facebook

Brasil

Brasil e União Europeia ampliam parceria em energia e minerais críticos em reunião no MME

Published

on

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (23/6), o comissário europeu para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, em reunião voltada ao fortalecimento do diálogo estratégico entre Brasil e União Europeia em temas relacionados à transição energética, minerais críticos e desenvolvimento sustentável. O encontro reuniu representantes do governo brasileiro e da Comissão Europeia para discutir oportunidades concretas de cooperação e investimentos nos setores de energia e mineração.

A agenda abordou iniciativas em infraestrutura energética e elétrica, hidrogênio de baixa emissão e seus derivados, combustíveis sustentáveis, descarbonização industrial, além de mecanismos de financiamento e investimentos em cadeias de valor estratégicas. A reunião integra a visita oficial do comissário europeu ao Brasil, realizada entre 18 e 24 de junho, e reforça a convergência entre as prioridades brasileiras e europeias para uma transição energética segura, sustentável e capaz de gerar desenvolvimento econômico.

Durante o encontro, o secretário-executivo do MME, Gustavo Ataíde, destacou que o Brasil reúne condições singulares para receber investimentos, graças à combinação entre abundância de recursos naturais e uma matriz energética predominantemente limpa. Segundo ele, a parceria com a União Europeia é fundamental para transformar o potencial brasileiro em projetos concretos capazes de gerar emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

“Há um alinhamento estratégico importante entre Brasil e União Europeia, e a determinação do ministro Alexandre Silveira é de que aproveitemos o momento de transformar intenções em ações concretas, capazes de gerar investimentos, empregos e renda. O Brasil oferece condições únicas para isso, mas busca parcerias que promovam a agregação de valor local, a formação de capital humano e a transferência de tecnologia”, afirmou.

Segurança jurídica e agregação de valor aos minerais críticos

Ao tratar das oportunidades na mineração, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, ressaltou que o Brasil oferece previsibilidade regulatória, estabilidade institucional e elevados padrões de sustentabilidade. Segundo ela, a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é transformar a vantagem geológica brasileira em desenvolvimento socioeconômico e industrial.

Leia mais:  Ministério do Turismo anuncia plano estratégico para impulsionar o setor nas fronteiras do Amapá e do Pará

A secretária destacou que o desafio atual vai além da expansão da produção mineral e passa pelo domínio tecnológico e pela formação de mão de obra especializada. Também defendeu o fortalecimento das cadeias produtivas para reduzir a concentração global do processamento desses minerais.

“Com um parceiro estratégico como a União Europeia, o Brasil pode avançar em saltos, e não apenas em passos. Temos condições de produzir materiais e insumos industriais de baixa pegada de carbono, aproveitando uma matriz elétrica com cerca de 90% de fontes renováveis”, disse.

O encontro ocorre em um momento de crescente interesse internacional pelas reservas brasileiras de minerais críticos e terras raras, consideradas estratégicas para setores como mobilidade elétrica, semicondutores, indústria de defesa e tecnologias de baixo carbono. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de terras raras e busca ampliar a agregação de valor às cadeias produtivas associadas a esses recursos.

Hidrogênio de baixa emissão e infraestrutura energética

A secretária substituta de Transição Energética e Planejamento, Lorena Perim, destacou o protagonismo do Brasil como um dos principais polos globais de energias renováveis e ressaltou o interesse de empresas europeias em projetos de hidrogênio de baixa emissão. Segundo ela, o país trabalha para garantir que os investimentos em novas cadeias energéticas resultem em benefícios estruturantes para a economia brasileira. A regulamentação do hidrogênio de baixa emissão, atualmente em fase final de elaboração, deverá contribuir para acelerar decisões de investimento e ampliar a cooperação com parceiros internacionais.

Leia mais:  MTE e MJSP firmam parceria de R$ 2,9 milhões para fortalecer Cozinhas Solidárias em apoio à população em situação de rua

“Nós sabemos que há um grande interesse por parte dos investidores, considerando que o Brasil é um grande hub de energia renovável, mas a nossa regulamentação e as nossas discussões internas sempre passam por internalizar ganhos além de simplesmente a implantação do projeto; nós precisamos trazer parte desse valor, dessa cadeia para o Brasil”, destacou Lorena.

Parceria mira investimentos e resultados concretos

Representando a União Europeia, o comissário para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, destacou que Brasil e Europa compartilham valores e interesses estratégicos e defendeu maior foco na implementação das iniciativas em curso.

“Temos valores compartilhados, competências dos dois lados e determinação. Agora precisamos fazer acontecer. Precisamos acelerar, avançar em medidas práticas e alinhar marcos e propostas específicas”, afirmou.

Síkela também ressaltou o crescente interesse de empresas europeias em investir no Brasil e defendeu a construção de projetos emblemáticos capazes de impulsionar novos investimentos, inclusive em outros mercados da América Latina.

A reunião no MME integra uma agenda mais ampla de aproximação entre Brasil e União Europeia, que inclui iniciativas no âmbito da estratégia Global Gateway e da parceria em matérias-primas críticas. A cooperação busca fortalecer cadeias produtivas resilientes, promover investimentos sustentáveis e ampliar a participação brasileira em segmentos de maior valor agregado ligados à transição energética global.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262