Connect with us


Norte Pioneiro

VERGONHA: RIBEIRÃO DO PINHAL É O QUE MAIS EXCEDE GASTOS COM PESSOAL NO PARANÁ

Publicado em

NPdiário

Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (fotos) apontou que, enquanto 80 municípios paranaenses extrapolaram o limite imposto pela Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal, ou LRF) sobre os gastos com pessoal em 2017, no ano passado(2018) esse número caiu para 38 – o que representa uma redução de 52,5%. Este é o melhor resultado desde 2015, quando 33 prefeituras se encontravam nessa situação, além de representar uma reversão na tendência de piora que vinha sendo registrada desde 2014.

Por outro lado, quase dobrou a quantidade de municípios que mantêm suas despesas com a remuneração de servidores abaixo do limite de alerta determinado pela LRF. De 78, em 2017, eles passaram para 141, em 2018 – um aumento de 80,8%. É a primeira reversão na queda tendencial que vinha se apresentando desde 2011.

Ou seja, das 399 prefeituras do Paraná, 35,3% estão com as finanças plenamente em dia nesse quesito, enquanto 9,5% descumprem a lei – frente a 19,5% e 20,1% no ano anterior, respectivamente. Caiu também, de 120 para 97, o número de administrações locais em situação de alerta por ter ultrapassado 95% do valor limite previsto na LRF. No entanto, subiu de 114 para 123 a quantidade de municípios em situação de alerta por ter atingido 90% do limite.

Finalmente, todas as câmaras de vereadores paranaenses cumpriram, no ano passado, o limite de 6% da receita corrente líquida (RCL) reservado para gastos com pessoal na LRF. O levantamento foi realizado pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (Cosif) do TCE-PR, com base nos dados enviados ao Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) da corte de contas paranaense.

Com base nos dados enviados pelas prefeituras ao Tribunal, a Cosif apontou que três municípios paranaenses ultrapassaram o percentual de 60% da RCL com pessoal:

Leia mais:  FESTA JUNINA EM RIBEIRÃO DO PINHAL TEM RECORDE DE PÚBLICO

A pior situação é a de Ribeirão do Pinhal (63,86%), para vergonha da região, 

seguida por Luiziana (61,23%) e Cerro Azul (60,32%). Na sequência, estão Tijucas do Sul (58,70%), Santa Cruz de Monte Castelo (57,51%), Cambé (57,11%), Paiçandu (57,04%), Fazenda Rio Grande (56,82%), Santo Antônio do Caiuá (56,81%), Cruzeiro do Oeste (56,70%) e General Carneiro (56,59%).

npdiario procurou o prefeito Wagner Luiz (foto acima) na terça e na quarta-feira, mas ele preferiu não comentar o absurdo.

Na ponta inversa da lista, a situação mais confortável em relação a gastos com pessoal é, como em 2017, a de Itaipulândia, único município do Estado a comprometer menos de 30% de sua RCL com a remuneração de servidores (29,37%). Em seguida, aparecem Mangueirinha (30,06%), Iporã (34,86%), Santa Helena (36,02%), Curitiba (38,57%), Francisco Alves (39,10%) e Juranda (39,90%). A capital estadual passou da sétima para a quinta colocação no quesito entre os municípios paranaenses.

Alertas – A LRF estabelece o teto de 54% da receita corrente líquida para gastos com pessoal no Poder Executivo e de 6% no Poder Legislativo municipal. Essa lei, fundamental para o equilíbrio fiscal da administração pública, também determina que os tribunais de contas emitam alerta quando o montante da despesa com pessoal ultrapassou 90% do limite. O TCE-PR emite alertas em três situações: quando o gasto atinge 90% (de 48,6% até 51,3% da RCL), 95% (acima de 51,3% até 54% da RCL) e quando efetivamente extrapola o teto de 54% da RCL.

Desde junho de 2017, o TCE-PR emite eletronicamente os alertas de gastos como pessoal. O documento é encaminhado, via e-mail, ao responsável legal (prefeito ou presidente da câmara municipal) e ao controlador interno do respectivo Poder. Nos alertas emitidos, o Tribunal de Contas enfatiza as proibições e punições legais a que estão sujeitos os gestores públicos que descumprem os limites de gastos com pessoal.

Leia mais:  S. ANTÔNIO É PRIMEIRA CIDADE DO PAÍS A ADERIR AO DETOX DIGITAL (VÍDEOS)

Vedações – A Constituição Federal e a LRF impõem vedações aos municípios que ultrapassam os limites de gasto com pessoal. O parágrafo único do artigo 22 da LRF impede as seguintes medidas: concessão de vantagens, aumentos, reajuste ou adequações de remuneração a qualquer título; criação de cargo, emprego ou função; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvada reposição de aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança; e contratação de hora extra, ressalvadas as exceções legais.

Para os municípios que ultrapassaram o limite de 54% da RCL, além das vedações da LRF, a Constituição impõe a redução do gasto com pessoal. Nos parágrafos 3º e 4º do artigo 169, a Carta determina que o Poder Executivo deverá reduzir em, pelo menos, 20% os gastos com comissionados e funções de confiança.

Caso isso não seja suficiente para voltar ao limite, o município deverá exonerar os servidores não estáveis. Se, ainda assim, persistir a extrapolação, servidores estáveis deverão ser exonerados. Nesse caso, o gestor terá dois quadrimestres para eliminar o excedente, sendo um terço no primeiro, adotando as medidas cabíveis.

Na ponta inversa da lista, a situação mais confortável em relação a gastos com pessoal é, como em 2017, a de Itaipulândia, único município do Estado a comprometer menos de 30% de sua RCL com a remuneração de servidores (29,37%). Em seguida, aparecem Mangueirinha (30,06%), Iporã (34,86%), Santa Helena (36,02%), Curitiba (38,57%), Francisco Alves (39,10%) e Juranda (39,90%). A capital estadual passou da sétima para a quinta colocação no quesito entre os municípios paranaenses.

 

Comentários Facebook

Norte Pioneiro

Ibaiti recebe nova retroescavadeira 0 KM

Published

on

O município de Ibaiti recebeu na última semana, uma nova retroescavadeira zero quilômetro que será incorporada à frota de máquinas do município. O novo equipamento modelo XCMG, vem equipado com caçamba dentada dianteira e lança dentada de escavação traseira.

A nova retroescavadeira irá beneficiar toda a população de Ibaiti pois será utilizada nas construções e manutenção de obras públicas, melhorias e adequações nas estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agropecuária, o tráfego de ônibus escolares e o deslocamento das famílias rurais para os recursos comunitários básico do perímetro urbano, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, o aumento e diversificação da produção, a redução do êxodo rural e o aumento da geração de emprego e renda.

A nova máquina foi adquirida com recursos do Convênio do Plano de Trabalho firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB, por intermédio de emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci, no valor de R$ 350 mil, após um pedido dos vereadores Vera Lúcia Siqueira dos Santos e José Oscar Belão ao deputadoA nova retroescavadeira foi incorporada à frota do município de Ibaiti através de um termo de cessão de uso celebrado entre o Estado do Paraná, através da SEAB e a Prefeitura Municipal de Ibaiti.

Leia mais:  Cartão Comida Boa’ está sendo entregue para mais de 3.700 beneficiados em Bandeirantes

Participaram da entrega, na manhã da última quinta-feira (23), em frente a Prefeitura Municipal, o secretário Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Antônio Vincenzi, a secretária de Planejamento e Orçamento, Karina da Costa Santos Manabe, o secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo Antônio Carlos Dônola, o chefe do Núcleo Regional do SEAB de Jacarezinho, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, e os vereadores José Oscar Belão e Vera Lúcia Siqueira dos Santos.

O prefeito Dr. Antonely Carvalho agradeceu ao deputado federal Luciano Ducci por destinar a emenda parlamentar para beneficiar a população de Ibaiti e ao governador Ratinho Junior por sempre atender as demandas do município. “Gostaria de agradecer ao deputado federal Luciano Ducci por atender a nossa demanda e destinar a nova máquina que será incorporada à frota municipal. Gostaria também de agradecer ao governador Ratinho Junior por sempre atender nossas demandas. Estamos felizes com a aquisição de mais uma máquina para o nosso município” declarou o prefeito.

Dr. Antonely falou também sobre a importância da nova máquina para a economia de Ibaiti. “A nova retroescavadeira proporcionará a melhoria nos trabalhos desenvolvidos pela nossa Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos e fortalecerá ainda mais a agricultura no município. São aquisições como esta que vem em um momento muito importante e que sem dúvida irá ajudar a impulsionar ainda mais nossa economia”, concluiu o prefeito.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262