Connect with us


Paraná

Verão Maior Paraná: forças de segurança já realizaram 111 prisões e mais de 150 resgates

Publicado em

As forças de segurança do Paraná realizaram 111 prisões e mais de 150 resgates durante os oito primeiros dias do Verão Maior Paraná no Litoral e nos municípios da Costa do Estado. Os dados foram apresentados na tarde deste sábado (27).

“O trabalho está sendo feito de forma integrada e estratégica neste início do Verão Maior Paraná. Todo o investimento do Governo do Estado em tecnologia, como aeronaves, drones e equipamentos de ponta, está sendo aplicado no litoral para ampliar a prevenção, orientar a população e garantir mais segurança para moradores e turistas”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A atuação conjunta da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR) resultou em 111 prisões em flagrante. No período, também foram lavrados 125 Termos Circunstanciados (TCIP) e cumpridos 29 mandados de prisão. Durante as ações, as equipes apreenderam 10 armas de fogo. Ainda, foram registrados mais de 1,5 mil chamados atendidos pelo 190.

Leia mais:  Grupamento de Operações Aéreas da PCPR recebe visita de alunos com deficiência

Além disso, já foram registradas 1.112 autuações de trânsito, 12 acidentes e sete veículos recuperados com alerta de furto ou roubo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) fez 156 resgates no mar ao longo do período. O balanço registra ainda 16 casos de afogamento e uma morte confirmada. Paralelamente, os bombeiros intensificaram as ações preventivas, com 3.649 orientações diretas a banhistas nas praias do Litoral.

O atendimento ao cidadão, que inclui esclarecimentos gerais e ações de apoio à população, resultou em 37.082 orientações prestadas e na distribuição de 4.140 pulseiras de identificação, utilizadas principalmente para crianças. Também foram realizadas 19 escoltas, envolvendo 74 pessoas privadas de liberdade, sob responsabilidade da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Já a Polícia Científica do Paraná (PCP) concluiu 173 perícias no período, com exames realizados em diversos aspectos.As ações do Verão Maior Paraná estão concentradas nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, no Litoral, além de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, na região da costa, com o objetivo de reforçar a segurança de moradores e turistas durante a temporada de verão.

Leia mais:  Confira o funcionamento dos órgãos e parques no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Maratoninha reúne centenas de crianças em Guaratuba; ponte será fechada às 5h para maratona

Published

on

Como parte da Maratona Internacional do Paraná (MIP), cuja programação vai até domingo (3), a Maratoninha movimentou o centro de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na tarde deste sábado (2). O evento reuniu crianças e adolescentes de 4 a 13 anos em percursos que variaram de 100 a 800 metros, conforme a faixa etária. De acordo com  organização da MIP, cerca de 500 crianças participaram da Maratoninha.

Mesmo debaixo de chuva, a meninada deu um show de superação e vontade. Entre os participantes estava Guilherme Tavares, 13 anos, que faz parte de um projeto de triathlon na cidade vizinha, Matinhos. Apesar de praticar ciclismo e natação, sua verdadeira paixão é a corrida. “Treinei muito para essa prova de corrida, que é o que eu mais gosto. Estou muito feliz por participar”, contou orgulhoso.

MARATONA KIDS

Com o objetivo de incentivar o esporte desde cedo, a iniciativa ofereceu uma experiência lúdica e inclusiva: 90% das vagas foram destinadas a alunos das redes públicas de Guaratuba e Matinhos, garantindo o primeiro contato de muitos jovens com o atletismo.

Leia mais:  Investigação da PCPR leva a fuzil enterrado no quintal de casa em Arapongas

Todas as crianças participantes receberam medalhas e kits de hidratação após a prova, incluindo picolés de frutas. Embora Tereza Saldanha Frazatto, de seis anos, tenha treinado com o pai para a Maratoninha, a parte mais legal para ela foi a recompensa. “Eu gostei muito de participar, fiquei muito feliz. Vou guardar a medalha no meu quarto, em um lugar especial. E o sorvete está muito bom”, detalhou.

A irmã de Tereza, Eloísa Saldanha Frezatto, de apenas três anos, também correu. Ambas são filhas da capitã Júlia Saldanha Frazatto, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. Para ela, a tarde de sábado, mesmo sob chuva, foi emocionante. “Eu era atleta antes de entrar na corporação, então é um sentimento indescritível assistir às duas correndo. Estou muito agradecida pelo evento”, disse.

FUNCIONAMENTO DA PONTE – Antes da Maratoninha, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou no início da tarde deste sábado o comboio dos primeiros carros que passaram pela Ponte de Guaratuba. Conforme o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), agentes de trânsito do DER/PR e organizadores da maratona, os veículos poderão passar pela Ponte de Guaratuba até as 5h de domingo (3), quando a estrutura será fechada novamente para a realização do segundo dia de provas da MIP. O tráfego será liberado definitivamente na ponte às 10h, após a desmobilização da corrida.

Leia mais:  Estado participa da Expobel com palestras sobre sanidade no campo e prêmio de queijos

MARATONA KIDS

MARATONA INTERNACIONAL DO PARANÁ — A Maratoninha integra a programação da Maratona Internacional do Paraná (MIP), que movimenta o Litoral desde as primeiras horas de sábado com as provas de 5 km e 21 km, que encantou os corredores que passaram pela recém-inaugurada Ponte de Guaratuba. O ponto alto acontece neste domingo (3), a partir das 6h, com as largadas das provas de 10 km e dos 42 km (maratona).

O grande diferencial da MIP é justamente o percurso pela Ponte de Guaratuba Principal cartão-postal da corrida, a estrutura faz parte de todos os trajetos das provas adultas, unindo o desafio esportivo a uma paisagem privilegiada. A travessia transforma a prova em uma experiência única, conectando o esporte a um dos projetos de infraestrutura mais emblemáticos do Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262