Paraná
Verão Maior Paraná amplia ações para incentivar hidratação do público durante os shows
De olho na saúde e no bem-estar das pessoas que prestigiam os grandes shows da programação do Verão Paraná Maior no Litoral, o Governo do Estado reforça as medidas de incentivo à hidratação do público antes e durante as apresentações dos artistas.
Entre as novas medidas estão a instalação de ilhas extras de hidratação com torneiras com água potável próximas aos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná, onde acontecem os shows, e dinâmicas lideradas pelas equipes da Secretaria de Esportes antes das apresentações incentivando o público a se hidratar adequadamente. Outra recomendação é que o público vá aos shows com roupas leves e confortáveis.
O Governo do Estado decidiu ampliar a oferta de água e as ações de conscientização por conta da expectativa de que os próximos shows atraiam públicos ainda maiores para as praias. Na sexta-feira (19), o Litoral recebe Luan Santana e É o Tchan. No sábado (20), Clayton e Romário e Yasmin Santos sobem aos palcos. No domingo (21) é a vez de Jorge e Mateus e Bruno Rosa embalarem os públicos de Matinhos e Pontal do Paraná.
No fim de semana de estreia dos grandes shows do Verão Paraná Maior, 60 mil pessoas foram aos shows de sexta-feira (12) e 75 mil veranistas e moradores compareceram às apresentações de sábado (13).
ILHAS DE HIDRATAÇÃO – A Sanepar instalou ilhas de hidratação nas áreas dos dois shows nos balneários de Caiobá e Marisol. Cada ilha conta com três torneiras com água potável gratuita para o público abastecer suas próprias garrafinhas ou copos individuais. Nos primeiros shows, foram instaladas duas ilhas em cada palco, com consumo de 30 mil litros de água, o que equivale ao consumo médio de uma família de quatro pessoas durante três meses.
As estações têm condições de abastecer o público durante o show. A água fica disponível uma hora antes e uma hora depois das apresentações. O acesso é exclusivo para o público dos shows.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.