Paraná
Universidades estaduais levam projetos de ciência, tecnologia e saúde ao Verão Maior Paraná
As sete universidades estaduais desembarcam no Verão Maior Paraná 2026 em 28 de dezembro com uma programação gratuita, interativa e educativa. Mais de 150 estudantes e professores de todo o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná estão mobilizados em projetos que vão além de sol e mar, incluindo desde oficinas de impressão 3D e realidade virtual até cuidados com a saúde e educação ambiental. O atendimento ao público será de terça-feira a domingo, de 8 horas ao meio-dia e de 15 às 19 horas, na Praia Brava, no balneário de Caiobá, em Matinhos.
A programação segue até 1º de fevereiro, com atividades diversificadas para a população local e turistas de diferentes idades, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a popularização do conhecimento científico. Durante todo o período, o espaço das universidades contará com um ambulatório itinerante de enfermagem, oferecendo aferição de sinais vitais, curativos, primeiros socorros e orientações em saúde.
A ação é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com o objetivo de aproximar o conhecimento produzido nas universidades do cotidiano da população e demonstrar como a inovação e a pesquisa podem ser acessíveis e transformadoras para todos. A ideia é levar à comunidade, de forma descontraída, os resultados de projetos de extensão e pesquisa, promovendo ações educativas que unem aprendizado, inovação e qualidade de vida, em benefício da formação cidadã e do desenvolvimento sustentável.
EXPERIÊNCIAS – Os veranistas poderão explorar um mundo de descobertas, com projetos que ensinam matemática e química de forma lúdica, com experimentos simples e jogos na areia, por exemplo. Os fãs de tecnologia terão um espaço de inovação com oficinas de impressão 3D, óculos de realidade virtual e desenvolvimento de jogos. A sustentabilidade estará em pauta com oficinas que ensinam a transformar cascas de coco em produtos artesanais, técnicas de compostagem e hortas urbanas, além de jogos com foco na preservação do meio ambiente.
A saúde e o bem-estar terão uma atenção especial. Além do ambulatório, haverá projetos com orientações sobre alimentação, aproveitamento integral dos alimentos e saúde bucal. Uma outra ação específica vai oferecer exercícios rápidos de alongamento e dicas sobre postura e proteção contra o sol para veranistas e trabalhadores ambulantes. Outro projeto fará uma abordagem voltada à prevenção, com orientações sobre cuidados com a pressão arterial, glicemia e detecção precoce de doenças.
Para a diversão da família toda, a programação preparada pelas universidades inclui jogos que estimulam a coordenação motora e o raciocínio, como xadrez, jogos de mesa adaptados e jogos eletrônicos que fazem as pessoas se exercitarem, os chamados exergames, que usam o movimento do corpo dos jogadores. As crianças também poderão se divertir com brincadeiras tradicionais, oficinas com massinha e pintura e até conhecer de perto a importância dos insetos por meio de coleções biológicas.
Fonte: Governo PR
Paraná
Maratoninha reúne centenas de crianças em Guaratuba; ponte será fechada às 5h para maratona
Como parte da Maratona Internacional do Paraná (MIP), cuja programação vai até domingo (3), a Maratoninha movimentou o centro de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na tarde deste sábado (2). O evento reuniu crianças e adolescentes de 4 a 13 anos em percursos que variaram de 100 a 800 metros, conforme a faixa etária. De acordo com organização da MIP, cerca de 500 crianças participaram da Maratoninha.
Mesmo debaixo de chuva, a meninada deu um show de superação e vontade. Entre os participantes estava Guilherme Tavares, 13 anos, que faz parte de um projeto de triathlon na cidade vizinha, Matinhos. Apesar de praticar ciclismo e natação, sua verdadeira paixão é a corrida. “Treinei muito para essa prova de corrida, que é o que eu mais gosto. Estou muito feliz por participar”, contou orgulhoso.
Com o objetivo de incentivar o esporte desde cedo, a iniciativa ofereceu uma experiência lúdica e inclusiva: 90% das vagas foram destinadas a alunos das redes públicas de Guaratuba e Matinhos, garantindo o primeiro contato de muitos jovens com o atletismo.
Todas as crianças participantes receberam medalhas e kits de hidratação após a prova, incluindo picolés de frutas. Embora Tereza Saldanha Frazatto, de seis anos, tenha treinado com o pai para a Maratoninha, a parte mais legal para ela foi a recompensa. “Eu gostei muito de participar, fiquei muito feliz. Vou guardar a medalha no meu quarto, em um lugar especial. E o sorvete está muito bom”, detalhou.
A irmã de Tereza, Eloísa Saldanha Frezatto, de apenas três anos, também correu. Ambas são filhas da capitã Júlia Saldanha Frazatto, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. Para ela, a tarde de sábado, mesmo sob chuva, foi emocionante. “Eu era atleta antes de entrar na corporação, então é um sentimento indescritível assistir às duas correndo. Estou muito agradecida pelo evento”, disse.
FUNCIONAMENTO DA PONTE – Antes da Maratoninha, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou no início da tarde deste sábado o comboio dos primeiros carros que passaram pela Ponte de Guaratuba. Conforme o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), agentes de trânsito do DER/PR e organizadores da maratona, os veículos poderão passar pela Ponte de Guaratuba até as 5h de domingo (3), quando a estrutura será fechada novamente para a realização do segundo dia de provas da MIP. O tráfego será liberado definitivamente na ponte às 10h, após a desmobilização da corrida.
MARATONA INTERNACIONAL DO PARANÁ — A Maratoninha integra a programação da Maratona Internacional do Paraná (MIP), que movimenta o Litoral desde as primeiras horas de sábado com as provas de 5 km e 21 km, que encantou os corredores que passaram pela recém-inaugurada Ponte de Guaratuba. O ponto alto acontece neste domingo (3), a partir das 6h, com as largadas das provas de 10 km e dos 42 km (maratona).
O grande diferencial da MIP é justamente o percurso pela Ponte de Guaratuba Principal cartão-postal da corrida, a estrutura faz parte de todos os trajetos das provas adultas, unindo o desafio esportivo a uma paisagem privilegiada. A travessia transforma a prova em uma experiência única, conectando o esporte a um dos projetos de infraestrutura mais emblemáticos do Estado.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Brasil7 dias agoÉ falso que o Ministério do Turismo vai monitorar dados pessoais de turistas; confira tudo sobre a Ficha Digital de Hóspedes
-
Esportes6 dias agoFlamengo atropela Atlético-MG por 4 a 0 no Brasileirão
-
Esportes7 dias agoSão Paulo vence o Mirassol e encerra sequência negativa no Brasileirão
-
Paraná5 dias ago1º concurso de bengalas inteligentes para cegos premia vencedores com R$ 1 milhão
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Bragantino fora de casa e chega a 10º vitória no Brasileirão
-
Agro6 dias agoGuerra Irã-EUA eleva preços de fertilizantes e já pressiona custos da safra 2026/2027
-
Agro6 dias agoNa Agrishow, Governo do Brasil lança crédito para máquinas agrícolas e reforça apoio ao setor produtivo
