Connect with us


Agro

Umuarama receberá o Rally da Pecuária na próxima segunda-feira

Publicado em

O Bemdito

O Rally da Pecuária 2019, maior expedição técnica privada sobre a pecuária bovina de corte no Brasil, estará em Cascavel no domingo (7) e em Umuarama na segunda-feira (8), às 18h30, na Sociedade Rural. A expedição realizará evento técnico para produtores e profissionais do setor com o tema “É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”. Depois, a Equipe 2 da expedição seguirá para atividades a campo no Mato Grosso do Sul.

Na semana anterior, os técnicos deram a largada do Rally e avaliaram as condições da pecuária de corte no Rio Grande do Sul.

Esse ano, o Rally da Pecuária começa com o mercado em alta, consequência da redução da oferta de animais em todo país e das tendências de exportações. O mercado é favorável aos produtores, especialmente os que operam com maiores níveis de produtividade.

Os pecuaristas do Paraná, no entanto, passam por um momento de preocupação quanto às decisões do Governo. O Estado discute antecipar a retirada da vacinação contra aftosa, antecipando o cronograma do Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa. A decisão coloca os paranaenses na direção inversa do restante do país. Praticamente todos os demais Estados estão revendo e postergando o cronograma do plano.

“Nas últimas edições do Rally da Pecuária, identificamos que 93% dos técnicos entrevistados não concordam com a execução do plano no cronograma que havia sido proposto pelo Ministério da Agricultura”, avalia Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária. No Paraná, o número de técnicos que discordam do cronograma original para a retirada sobre para 98%, ainda de acordo com os dados do Rally da Pecuária. “A decisão vai isolar o Estado e causar impactos irreversíveis na cadeia produtiva de pecuária de corte”, avalia Nogueira.

Leia mais:  Brasil lidera publicação da brochura internacional da OCDE sobre o mamão

As conclusões de um estudo conduzido pela Athenagro sobre o tema, com informações do Rally da Pecuária, serão discutidas no evento regional e nas oficinas realizadas no Estado durante a equipe 2. Outros temas tratados serão perspectivas de mercado, tendências e impactos nos resultados das fazendas de pecuária de corte.

Ao todo, ao longo do trajeto das 7 equipes, o Rally da Pecuária terá 8 eventos com o tema “É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”, além de 14 oficinas da produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos ao longo do trajeto.

Roteiro

A expedição técnica concentrará o roteiro em cerca de 50 mil quilômetros nas principais regiões pecuárias de 10 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

O início das atividades em campo foi no Rio Grande do Sul entre os dias 1 e 6 de julho, quando os técnicos da Equipe visitaram as regiões de Porto Alegre, Pelotas, Dom Pedrito, Alegrete e Santa Maria.

No dia 21 de julho, a Equipe 3 sairá de Cuiabá (MT) com destino às regiões de Cáceres, Barra do Bugres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda e Comodoro, chegando então a Vilhena (RO), no dia 27. No dia seguinte, a Equipe 4 iniciará as visitas nas regiões de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, finalizando o trecho em Porto Velho no dia 1º de agosto.

Leia mais:  Bolsas globais oscilam após cúpula entre EUA e China; Ibovespa busca recuperação e dólar ronda R$ 5

Os técnicos da Equipe 5 começarão os trabalhos em 12 de agosto em Marabá, no Pará, percorrendo as regiões de Xinguara e Redenção. Nos dias 16 e 17, avaliarão a região de Araguaína, no Tocantins. A partir do dia 18 de agosto, a Equipe 6 estará em Palmas e Peixes, também no Tocantins, seguindo então para Goiás, nas regiões de São Miguel do Araguaia, Mozarlândia e Jussara, finalizando os trabalhos na capital, Goiânia, no dia 24.

A Equipe 7 sairá de Goiânia no dia 2 de setembro, com destino a Minas Gerais, onde visitará áreas em Prata e Iturama. No dia 5, chegará a Barretos e concluirá as atividades de campo em Marília, no dia 6. Até o dia 12 de setembro, serão finalizadas as análises dos dados obtidos em campo.

O Rally da Pecuária é organizado pela Athenagro e pela Agroconsult e patrocinado por Corteva Agriscience, Ourofino Saúde Animal, Bellman Trouw Nutrition, Santander e Amarok / Volkswagen, com apoio do Webmotors, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ABIEC (Associação brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e JetBov.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site do Rally da Pecuária ou nas redes sociais: TwitterFacebook Instagram.

Serviço

“É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”

Data: 8/7/2019, às 18h30

Endereço: Sociedade Rural de Umuarama (Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega – PR 323)

Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/rally/2019

EQUIPE 02

Comentários Facebook

Agro

China disponibiliza procedimentos para exportação de polpas e frutas congeladas brasileiras

Published

on

A Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC) disponibilizou o modelo de certificado sanitário aplicável às exportações brasileiras de polpas e frutas congeladas em seu sistema. Com isso, os estabelecimentos interessados já podem realizar o registro no sistema China Import Food Enterprise Registration (CIFER), etapa necessária para a habilitação das exportações ao mercado chinês.

O procedimento aplica-se às polpas e frutas congeladas produzidas a partir de espécies já reconhecidas como alimento pelas autoridades chinesas. Entre os produtos abrangidos estão açaí, manga, goiaba, abacaxi, maracujá e outras frutas admitidas para consumo humano na China. Frutas ainda não reconhecidas permanecem sujeitas aos procedimentos regulatórios específicos previstos na legislação chinesa para novos alimentos.

O registro no sistema CIFER deve ser realizado diretamente pelo estabelecimento exportador, responsável pelo envio da documentação exigida. Após a aprovação da GACC, será atribuído um número de registro ao estabelecimento, requisito para a exportação. As remessas deverão estar acompanhadas do certificado sanitário oficial acordado entre os dois países.

Orientações aos exportadores

Antes de iniciar o processo de registro, os estabelecimentos interessados devem consultar os procedimentos e requisitos estabelecidos pelas autoridades chinesas.

Leia mais:  Tecnologia com CO₂ supercrítico impulsiona produção e valor agregado do lúpulo brasileiro

Após a aprovação do registro pela GACC e a emissão do certificado oficial pela autoridade competente brasileira, as exportações poderão ser realizadas em conformidade com os procedimentos sanitários e aduaneiros aplicáveis.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262