Paraná
UEL divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2023 nesta quinta-feira
A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulga nesta quinta-feira (4) a 1ª convocação do Vestibular 2023. A lista com os nomes será disponibilizada a partir das 12h, no portal da Cops. Os novos alunos deverão ficar atentos para a pré-matrícula obrigatória, que será realizada entre 4 a 14 de maio, no Portal do Estudante.
Os aprovados deverão fazer upload dos documentos pessoais e escolares, conforme descrito no Manual do Candidato. As aulas do ano letivo 2023 iniciam em 17 de julho.
- Renovação das matrículas para 13 mil estudantes da graduação da UEL tem início nesta terça
-
Ranking de produção científica coloca universidades estaduais entre as 100 melhores do Brasil
A Cops também divulgará na mesma data a relação dos classificados no processo seletivo, bem como o Boletim de Desempenho do Candidato (1ª e 2ª fases). Os resultados estarão disponíveis a partir das 14h e das 18 horas, respectivamente, também no portal da Cops.
As provas da 2ª fase foram aplicadas em 2, 3 e 4 de abril, exclusivamente em Londrina, e registraram uma abstenção de 13,59% do total de inscritos (20.819 estudantes).
Nesta edição, o curso de Medicina foi novamente o mais concorrido, com 189,53 candidatos por vaga, seguido de Ciência da Computação (54,31) e Biomedicina (54), todos no sistema universal.
Os demais cursos com alta concorrência foram Psicologia (33,63), Design Gráfico (26,36), Medicina Veterinária (20,11) e Direito período matutino (18,51). O Sistema Universal foi, mais uma vez, o que contabilizou a maior volume de inscritos – 19.582 estudantes para 1.350 vagas.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.