Connect with us


Paraná

Transição energética: IDR-Paraná terá vitrine de biometano no Show Rural

Publicado em

O setor de energias renováveis do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) trará um debate importante para o público durante o Show Rural Coopavel 2026, que ocorre de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, Oeste do Estado. A transição energética no setor de transportes será o epicentro das discussões dentro da chamada Vitrine do Biogás e Biometano, espaço do IDR-Paraná que apresenta um ecossistema completo que conecta a produção agropecuária ao transporte de carga de alta performance. O destaque absoluto da vitrine é a presença de caminhões movidos a biometano, que materializam o resultado prático de anos de pesquisa em biotecnologia e logística sustentável aplicada ao campo.

A iniciativa conta com as parcerias da Superintendência-Geral de Gestão Energética (Supen), que pertence à Secretaria do Planejamento do Paraná (SEPL), do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás) e Sistema Faep.

Para o secretário estadual da Agricultura do Abastecimento, Marcio Nunes, o Paraná, que já é referência mundial em produção de alimentos, mostra que também pode ser líder em sustentabilidade energética. “Não é apenas uma vitrine tecnológica, é a demonstração prática de que é possível crescer economicamente preservando os nossos recursos. Transformar o que antes era um passivo ambiental em combustível para a nossa logística é dar ao produtor rural uma ferramenta poderosa para reduzir custos e aumentar sua competitividade”, destaca Nunes.

“Com foco no futuro e no meio ambiente, a Secretaria do Planejamento, por meio da Supen, impulsiona a descarbonização da nossa matriz energética. Essa iniciativa coloca a população no centro do debate sobre o futuro do transporte, substituindo combustíveis fósseis por fontes renováveis. Mais do que uma mudança técnica, é um compromisso com uma atmosfera mais limpa e uma vida muito mais saudável para todos”, comenta o secretário do Planejamento do Paraná, Ulisses Maia.

EXPOSIÇÃO – Dois caminhões a biometano que já operam no transporte rodoviário, tanto de animais como em longa distância, serão atração na parte externa do espaço. Os caminhões são respectivamente da Transportadora TransVale, que possui sede em Cascavel, e da CRJ Logística, de Toledo. Os visitantes poderão obter informações dos valores de investimento para adequação dos caminhões, economia no consumo, desempenho e redução de emissões.

Leia mais:  População idosa do Paraná quase dobrou nos últimos 22 anos, aponta IBGE

Para o coordenador do programa de Energias Renováveis do Paraná (RenovaPR), do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), Herlon Goelzer de Almeida, o espaço foi desenhado para ser uma experiência de imersão técnica. “Além dos caminhões como atrativo, na Vitrine do Biogás e Biometano o produtor rural, transportadores e técnicos que atuam no agro poderão interagir com as principais informações e imagens do tratamento de dejetos animais e da geração do gás. Com imagens eletrônicas, será possível conhecer sobre a aplicação e a viabilidade da produção do biogás e do biometano nas propriedades, bem como, o uso no transporte”, destaca Almeida.A relevância estratégica do biometano para o Oeste paranaense é reforçada pelo gerente regional do IDR-Paraná, José Lindomir Pezenti. Ele aponta que a tecnologia atende diretamente às necessidades do produtor local. “A vitrine de biogás é importante para os produtores da região, onde há uma grande concentração de dejetos animais, especialmente na suinocultura, avicultura e na pecuária de leite. O Show Rural mostrará como esses dejetos podem ser transformados em biometano para diversas aplicações, como combustível para a frota e adubo, além de reduzir o passivo ambiental nas propriedades”, afirma Pezenti, convidando produtores e transportadores a visitarem a área.

Vídeos e animações permitirão ao público ver como isso se dá no campo. O objetivo é despertar o interesse dos participantes para o tratamento de dejetos animais por biodigestão e para o aproveitamento das linhas de financiamento e da subvenção de taxas de juros oferecidas pelo Governo do Paraná, para que os produtores invistam em projetos de produção de biometano. E pensando no setor de transportes, o estande é um estímulo para que transportadores realizem a conversão diesel-gás/biometano, para que o mercado produtor e consumidor de biometano no Paraná se torne uma realidade sólida.

Leia mais:  Estado apresenta potenciais turísticos a agentes de viagens do Paraguai no Festival das Cataratas

A presença dos caminhões é uma forma de demonstrar que a substituição do diesel pelo biometano é viável, ecologicamente correta, e, principalmente, economicamente vantajosa. Os veículos em exibição, equipados com tecnologia de ponta, desmistificam a ideia de que combustíveis alternativos entregam menos potência, apresentando torque e eficiência idênticos aos modelos convencionais.

O IDR-Paraná disponibiliza consultoria no local para demonstrar como a autonomia energética pode reduzir drasticamente os custos operacionais de transporte para quem produz a própria energia no campo. A Vitrine do Biogás e Biometano está localizada na área do IDR-Paraná, dentro do Show Rural, próximo à Sanepar e à Praça das Águas. O público terá acesso ao estande de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CORREDORES SUSTENTÁVEIS – O Governo do Paraná, por meio da Supen, trabalha de forma técnica na interlocução das políticas públicas relacionados à transição energética e ao desenvolvimento de energias renováveis no Estado. As ações de 2025, voltadas à descarbonização da economia e ao desenvolvimento sustentável do Paraná terão continuidade e reforço em 2026. A superintendência coordena ações estratégicas do Governo Estadual no setor energético, com foco no planejamento de longo prazo, eficiência, inovação e na implementação eficaz de políticas públicas direcionadas a projetos prioritários.

Uma ação de destaque já prevista para 2026 é a ampliação dos corredores sustentáveis, rotas de abastecimentos sustentáveis que utilizam gás natural veicular (GNV) e o biometano no Paraná. Em 2025 foram a inaugurados dois postos de GNV, um em Ponta Grossa e outro em Campina Grande do Sul. Junto com a Companhia Paranaense de Gás (Compagás), a ideia é colocar mais postos nas cidades de Maringá, Cambé e em São José dos Pinhais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Show de luzes, drones e música emociona o público e celebra entrega da Ponte de Guaratuba

Published

on

O céu do Litoral do Paraná foi palco de um grandioso espetáculo na noite desta sexta-feira (1º). Da areia de Caieiras e da Prainha, em Guaratuba, milhares de pessoas acompanharam uma apresentação que uniu tecnologia, música e emoção para celebrar a entrega da Ponte de Guaratuba.

O show começou com a ponte completamente iluminada, destacando sua extensão sobre a Baía de Guaratuba. Com as luzes em completa sintonia com a música foi criada uma atmosfera que conduziu o público ao longo de toda a apresentação.

No céu, drones sincronizados começaram a desenhar palavras que marcaram a trajetória da obra, como “Coragem”, “Vontade”, “Trabalho” e “História”. Em seguida, formaram a bandeira do Paraná, em um dos momentos mais aplaudidos da noite. A contagem regressiva iluminada tomou conta do horizonte e preparou o público para o encerramento, quando os drones formaram a mensagem final: “Paraná venceu”, arrancando aplausos de quem acompanhava.

A emoção tomou conta do público que assistia das praias, de embarcações na baía e até da própria ponte. A cada nova imagem formada pelos drones, aplausos e reações espontâneas se espalhavam pela orla, em um clima de celebração coletiva.

Entre os espectadores, o curitibano Noel Garcia Junior, que tem casa em Caiobá (Matinhos) e acompanha o Litoral há gerações, se disse impressionado com a apresentação e emocionado com o significado da obra.

“Desde criança a gente ouvia esse sonho da ponte, algo que nunca se concretizava. Então é uma emoção enorme ver isso acontecendo, interligando duas cidades irmãs. Foi maravilhoso, muito surpreendente. Estou muito feliz de poder estar aqui vendo isso ao vivo”, comemorou.

O clima também era de festa em família, com muitas crianças acompanhando cada momento com entusiasmo. Entre elas, o pequeno Leonardo Gouveia, de 9 anos, morador de Guaratuba, que assistia atento ao espetáculo. “Foi bem legal ver esse momento que vai marcar a nossa vida. Foi muito legal ver os drones, a coordenação, tudo”, disse. “Antes a gente ia de balsa. Agora é só ir pela ponte”, fez questão de avisar.

Leia mais:  Seminário vai discutir ações para inserir Prudentópolis na rede mundial de geoparques

O empresário Zoeldier Banier, de 72 anos, reviveu memórias ao assistir à apresentação. “Em 1990, eu estava passando com a namorada por aqui e esperamos três horas pelo ferry boat. Na época já falavam da ponte. Eu já dormi noites do lado de lá esperando. Acho que a ponte vai mudar toda a história do Litoral”, disse. Para ele, a celebração está à altura da conquista. “Ainda assim, por maior que seja a festa, ainda é pequena para o que essa ponte representa”.

O espetáculo também teve impacto direto na economia local. Ao longo da orla, ambulantes, comerciantes e prestadores de serviço aproveitaram o grande público que chegou cedo para garantir lugar.

A jovem Brenda Fernandes Moreira, de 23 anos, aproveitou o movimento para estrear vendendo chopp. “Desde pequena eu ouvia falar dessa ponte e nunca saía. Agora está pronta. Estou com a expectativa lá em cima de vender bem e de ter muita gente”, afirmou. “Vim trabalhar, mas também para ver o show. Está sendo muito bom”.

Dono de um mercado há mais de três décadas na cidade, Fernando Luiz Aguiar disse que a movimentação já vinha crescendo com a obra e tende a se consolidar com a nova realidade do Litoral. “Nós estávamos acostumados a trabalhar na temporada para sustentar o resto do ano. Agora temos movimento o ano inteiro. E uma festa como essa, com esse show de drones e luzes, mostra que o Litoral mudou de patamar”, afirmou.

Para quem vive a rotina de deslocamentos, o momento teve um significado ainda mais especial. O servidor público Sidney de Oliveira, de 50 anos, acompanhou de perto a evolução da obra e fez questão de estar presente. “Já passamos quatro horas de fila no ferry. Eu não ia perder esse momento por nada. Sempre que vinha ao Litoral, passava para ver a obra”, contou. “Ver tudo isso pronto e ainda com esse espetáculo é emocionante”.

Leia mais:  Estado apresenta potenciais turísticos a agentes de viagens do Paraguai no Festival das Cataratas

O empresário Édson de Lima Macedo, de 69 anos, frequenta o Litoral há décadas e também acompanhou o show com atenção. “Desde que eu me conheço por gente falavam dessa ponte. Hoje é realidade. Vai facilitar a vida de todo mundo”, afirmou. “A gente veio cedo para assistir tudo, os drones e as luzes. É um momento histórico”, disse.

De Nova Cantu, no Centro-Oeste do Paraná, Vanessa Alves veio com a família para a Maratona Internacional e aproveitou para acompanhar a inauguração. Ela foi uma das primeiras a passar pela Ponte de Guaratuba. “Viemos aproveitar, mas antes disso prestigiar essa obra que faz tantos anos que era esperada e saiu do papel. Uma estrutura sensacional, tudo muito bem organizado para recepcionar as pessoas que vieram daqui e de longe para prestigiar”, disse.

“As minhas meninas nunca participaram de algo tão grandioso quanto isso, então estamos bem ansiosos pelo espetáculo”, comentou, minutos antes dos drones tomarem o céu de Guaratuba.

TOMADA DA PONTE – Depois da apresentação, o público foi convidado a andar pela ponte momento que foi chamado de “tomada da ponte”. A liberação para veículos está marcada para o sábado (2) às 11h30. O fluxo será interrompido às 5h de domingo para a realização do segundo dia da Maratona Internacional e retomado a partir das 10h.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262