Paraná
Sanepar entrega em Cascavel área revitalizada após obra de desassoreamento do Lago Municipal
A Sanepar entregou nesta quinta-feira (7) a revitalização de um terreno no bairro Cascavel Velho para a prefeitura da cidade. A área, que recebeu cerca de 22 mil metros cúbicos de lodo provenientes do desassoreamento do Lago Municipal, foi totalmente restaurada e preparada para receber equipamentos públicos que atendam às necessidades da comunidade.
Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, a Sanepar transformou o que era um passivo ambiental em um ativo social. O trabalho incluiu o nivelamento do solo, criação de platôs, plantio de grama, cercamento e construção de calçadas.
Em visita ao local, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, disse que a iniciativa reflete o compromisso social da Companhia. “Estamos entregando para a comunidade uma obra que é fruto dessa grande parceria com a prefeitura. Além do desassoreamento, fizemos todo um trabalho de estabilização e urbanização. Isso demonstra o lado social da Sanepar, transformando o que poderia ser um problema ambiental em um benefício para a sociedade”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a Sanepar trata a questão como saúde pública: “Tiramos o lodo, revitalizamos o parque onde fica o Lago e aqui, onde o material foi depositado, criamos um espaço seguro que deve ser bem aproveitado por toda a comunidade”.
O prefeito Renato Silva anunciou que o município planeja construir no local um ginásio de esportes, com capacidade para 1.200 pessoas. “Era um problema que tínhamos: tirar esse lodo e achar um lugar adequado. Achamos o local, a Sanepar fez o trabalho técnico de excelência e agora o terreno está restabelecido e com árvores plantadas. É uma relação ganha-ganha para a natureza e para a sociedade”, disse.
O presidente da associação de moradores do bairro, Walmir Severgnini, lembrou que o local era fonte de preocupação para a vizinhança e agora é motivo de orgulho. “No início, nós ficamos um pouco preocupados de como seria essa destinação do lodo, mas acompanhando o passo a passo da obra vimos que foi um trabalho muito bem feito pela Sanepar. Uma área que antes era um local que trazia preocupação para nós, hoje se torna um cartão-postal aqui para o bairro Cascavel Velho”.
PROCESSO – O material retirado do Lago Municipal (composto basicamente de areia e terra) foi transportado por uma tubulação de 3,5 mil metros de extensão diretamente para o terreno no Cascavel Velho. Após o depósito, a Sanepar fez um rigoroso processo de drenagem para retirar a umidade do material, com monitoramento constante do solo para garantir a estabilidade dos taludes e a segurança da área.
O desassoreamento do Lago, concluído em 2024 após dez meses de trabalho, é fundamental para a preservação e longevidade de um dos principais cartões-postais de Cascavel. Esse cuidado contribui para a saúde da água e a proteção de todo o ecossistema do local.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Paranaguá, Gaeco denuncia 15 pessoas por organização criminosa com atuação no Litoral, e quatro alvos, incluindo o líder foragido, tiveram prisão decretada
O núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná ofereceu denúncia contra 15 pessoas por integrarem uma organização criminosa com atuação no Litoral do estado, voltada especificamente para o tráfico de drogas. A denúncia foi recebida pelo Judiciário e tramita na 1ª Vara Criminal da comarca. A partir de requerimento formulado pelo Gaeco, o Judiciário deferiu a decretação da prisão preventiva de quatro desses denunciados, que foram presos nos últimos dias.
Áudio do Promotor de Justiça Edson Ricardo Scolari Filho
Entre os denunciados que tiveram a prisão preventiva decretada, está o líder da organização criminosa, que figurava na lista dos criminosos mais procurados do Brasil. De acordo com os autos do procedimento investigatório, ele comandava o esquema ilícito a distância, emitindo ordens para seus subordinados em Paranaguá enquanto residia em outros estados, operando sob identidades falsas para fugir da Justiça. Ele foi preso recentemente pela Polícia Civil do Paraná no estado do Espírito Santo, onde usava documentos falsos.
As investigações demonstraram que as identidades falsas adotadas pelo líder foram criadas com o auxílio direto de uma então escrevente de um cartório no Maranhão, que também integra a lista dos 15 denunciados.
Além do líder da organização, os outros três alvos com mandados de prisão preventiva expedidos exerciam funções de alto escalão na estrutura ilícita, sendo responsáveis pela administração financeira, pela logística de armazenamento dos entorpecentes e pela supervisão de pontos de comercialização na cidade de Paranaguá.
Os envolvidos na ação penal responderão por diversos delitos, como constituição de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsificação de documento público, uso de documento falso e posse irregular de munição.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional5 dias agoBrasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026
-
Esportes5 dias agoRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
Educação6 dias agoEstudo sugere que Bets prejudicam 2 milhões de estudantes
-
Educação6 dias agoPlataforma Enem Libras já está disponível para consulta
-
Política Nacional6 dias agoComparecimento às urnas é usado como prova de vida do INSS
-
Agro4 dias agoCAR e GTA podem acelerar controle da origem do gado
-
Agro3 dias agoFestival do agro projeta R$ 2,2 bilhões em negócios
-
Política Nacional5 dias agoPoder Executivo anuncia MPs contra bets e endividamento das famílias
