Paraná
Sanepar disponibiliza sistema de monitoramento de bacias para Defesa Civil do Paraná
A Sanepar disponibilizou um sistema de monitoramento de bacias hidrográficas para a Defesa Civil do Paraná. O chamado Infohidro monitora em tempo real as condições hidrometeorológicas nas bacias do Estado. Estações meteorológicas e telemétricas instaladas em todas as regiões enviam dados sobre volume de chuvas, vazão dos corpos hídricos, projeções hidrológicas, além de indicar previsão para sete dias.
A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e o Instituto Água e Terra (IAT) e é utilizada pela Sanepar para a operação dos sistemas de abastecimento de água e de diluição do efluente de esgoto. Para a Defesa Civil, os dados irão contribuir para a gestão de risco de desastres em situações de extremos climáticos.
“As mudanças climáticas vêm acelerando a ocorrência dos ciclos de estiagens e cheias, o que requer um monitoramento preciso e em tempo real a fim de agilizarmos o tempo de resposta”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.
Nesta quarta-feira (11), o presidente se reuniu com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, e o coordenador executivo Adriano de Melo, juntamente com o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, a gerente de Recursos Hídricos, Ester Assis Mendes, e o coordenador de Recursos Hídricos, Raul Marcon, com o objetivo de detalhar essa cooperação técnica. No período da tarde, técnicos da Sanepar treinaram a equipe da Defesa Civil para o uso do Infohidro.
“Para nós, da Defesa Civil, essa ferramenta irá colaborar para melhorar a previsão de situações que requeiram ações antecipadas. Vai facilitar a gestão dos riscos”, destaca o coronel Schunig.
BARRAGEM PIRAQUARA – A Sanepar também comunicou à Defesa Civil que, na semana passada, interrompeu os serviços de manutenção periódica da Barragem de Piraquara II, que mantinham o nível em 70%. Com a suspensão do serviço, a barragem voltou a armazenar a carga de chuvas. Desde a suspensão, a barragem acumulou cerca de 5 bilhões de litros de água. O processo de manutenção será retomado após o período de alta pluviosidade.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Antonina, atuação do Ministério Público do Paraná resulta na exoneração de servidora e na alteração de lei municipal que permitiu licença irregular
Em Antonina, no Litoral do estado, intervenção do Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, resultou em alteração do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e na exoneração voluntária de uma funcionária que havia sido beneficiada por uma mudança legislativa casuística. A medida buscou a moralização da legislação funcional do Município e a correção de irregularidades administrativas no quadro de servidores públicos locais.
Áudio do promotor de Justiça Alan Bolzan Witczak
A apuração teve início em inquérito civil que identificou manobra legislativa envolvendo o ex-prefeito e sua irmã, que tomou posse em fevereiro de 2023 em dois cargos efetivos no município (professora e cirurgiã-dentista). Pouco tempo após assumir, a servidora se licenciou, apesar de a legislação então vigente (Lei Municipal 033/1998) proibir expressamente a concessão de licença sem vencimentos para tratar de interesses particulares durante o estágio probatório.
Manobra – Para viabilizar o afastamento, o então prefeito encaminhou em regime de urgência um projeto de lei, aprovado como Lei Municipal 008/2023, autorizando a licença em estágio probatório. Apenas cinco dias após a sanção, a servidora obteve a licença sem vencimentos no cargo de professora (Portaria 096/2023) e foi nomeada pelo próprio irmão para o cargo em comissão de coordenadora geral de Odontologia. Investigação do MPPR comprovou que a servidora foi a única beneficiada pela mudança normativa.
A Promotoria de Justiça havia expediu inicialmente recomendação administrativa buscando resolver extrajudicialmente a situação, sem resposta do chefe do Executivo. Por isso, acabou ajuizando ação civil pública apontando desvio de finalidade, violação aos princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa e pedindo incidentalmente a inconstitucionalidade da norma flexibilizadora e a anulação da portaria de licença.
Reforma legislativa e exoneração – O ajuizamento da medida judicial levou à correção das irregularidades. A servidora requereu exoneração voluntária dos quadros do Município. Além disso, o Município de Antonina editou a Lei Municipal 015/2026, reestruturando o artigo 129 do Estatuto dos Servidores para proibir expressamente a concessão de licença para tratar de assuntos particulares a ocupantes de cargos efetivos que estejam em estágio probatório, vedando também a contagem do tempo de afastamento para qualquer efeito legal.
Diante da regularização da legislação e da exoneração voluntária da servidora envolvida, o MPPR manifestou-se pela extinção, sem resolução do mérito, da ação civil pública que questionava os atos irregulares.
Processo 0000384-02.2026.8.16.0043
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná4 dias agoJudiciário decreta bloqueio de bens de 23 servidores do município de Paulo Frontin investigados pelo Ministério Público do Paraná por possível desvio de recursos
-
Educação5 dias agoRedes de ensino podem acessar materiais de educação fiscal
-
Brasil6 dias agoAberto edital para elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre turismo em regiões de fronteira
-
Paraná6 dias agoMPPR recomenda que Município de Quatro Barras exija autorizações ambientais e de patrimônio cultural para realização de eventos na Estrada da Graciosa
-
Política Nacional6 dias agoComissão de Turismo busca solução jurídica para área do Cristo Redentor; assista
-
Paraná7 dias agoA partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, Judiciário decreta liminarmente intervenção na Santa Casa de Londrina
-
Política Nacional7 dias agoAvança exigência de curso para preparador de corpos em funerárias
-
Política Nacional6 dias agoSenado prorroga linha de crédito para Santas Casas e hospitais filantrópicos
