Paraná
Sanepar conhece experiência em digitalização do saneamento em visita à estação na Espanha
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez, segunda-feira (22), uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) EDAR del Baix Llobregat, em Barcelona. Operada pela empresa Águas de Barcelona, a unidade possui vazão média de 300 mil m³/dia e trata cerca de 50% do esgoto da cidade, que tem aproximadamente 3 milhões de habitantes. Participaram da visita o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, o especialista em Pesquisa e Inovação da Companhia, Gustavo Possetti, e o coordenador do Centro de Controle Integrado da Gerência de Engenharia Metropolitana e Litoral, Leandro Bertonha.
O objetivo da visita foi conhecer a aplicação de um sistema de inteligência artificial no tratamento de esgoto, com foco no aumento da eficiência energética e na otimização do uso de produtos químicos. A planta opera com tecnologia da empresa espanhola Createch360, referência internacional em soluções digitais para o setor.
Reconhecida pela aplicação de ferramentas digitais de controle de processos, a planta também se destaca pela produção de água de reúso para diferentes finalidades, com destaque para o reúso potável indireto e a recuperação do nível do lençol freático, prevenindo a intrusão salina. Além disso, promove a produção e a recuperação energética do biogás, utilizado tanto para geração de energia elétrica quanto para recuperação de calor.
Para Risden, compreender experiências maduras de digitalização é essencial para a evolução do setor na América Latina. “A digitalização está transformando a forma como o saneamento se organiza no mundo. Observar iniciativas como a de Barcelona nos permite identificar tecnologias que podem ser adaptadas à realidade da Sanepar, trazendo ganhos em eficiência, sustentabilidade e qualidade de serviço para a população do Paraná”, destaca.
Mais do que buscar tecnologias emergentes, a Sanepar aposta na digitalização como ferramenta para otimizar seus processos essenciais e fortalecer o core business da Companhia: o fornecimento de água de qualidade e o tratamento de esgoto com eficiência e sustentabilidade. “Esta jornada internacional mostra como a inovabilidade – união de inovação e sustentabilidade – está no centro da estratégia da empresa, consolidando sua posição como referência no setor de saneamento ambiental do Brasil”, reforça Risden.
AGENDA – A agenda da delegação prossegue na Espanha com a participação, de 23 a 25 de setembro, no Spain Smart Water Summit 2025, em Madri, um dos principais eventos europeus sobre inovação e transformação digital no setor de água. No dia 25, haverá a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento. O chefe do executivo paranaense lidera uma missão internacional para a Espanha e Alemanha, do dia 24 a 29 de setembro, com objetivo atrair investimentos, prospectar novos negócios e avançar em parcerias nas áreas de saneamento, educação, pesquisa e inovação.
A Sanepar foi convidada pelo ICEX España Exportación e Inversiones – órgão público do governo espanhol que promove a internacionalização de empresas e a atração de investimentos – e também terá reuniões em sua sede com representantes da cadeia produtiva de água e esgoto do país. A programação inclui ainda o Paraná Day, com a presença de uma delegação do Estado do Paraná também liderada pelo governador Ratinho Junior, reforçando a presença institucional do Estado e da Companhia em fóruns internacionais.
Ao longo da semana, a comitiva da Sanepar será complementada pelo diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, e pelo diretor de Governança, Riscos e Compliance, Marcos Domakoski, que se unem às discussões estratégicas sobre inovação, digitalização e sustentabilidade.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ponte entre a Lapa e Campo do Tenente será interditada neste final de semana
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a ponte sobre o Rio da Várzea na PR-427, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Campo do Tenente, no Sul, será interditada neste final de semana para reparos.
O bloqueio total do tráfego começa às 6h da manhã de sábado (06), com liberação no domingo (07) às 17h. Serão feitas correções no tabuleiro de concreto da ponte, seguido pelo período de cura do material.
Veículos de passeio podem utilizar como desvio uma via municipal não pavimentada, enquanto veículos pesados devem usar a BR-116 como alternativa, enquanto durar o bloqueio.
PONTE – A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura. É uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia e em operação desde o final do século XIX. Ela foi adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.
Fonte: Governo PR
-
Paraná7 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Agro4 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Agro5 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Brasil7 dias agoMTE divulga dados do Caged de abril nesta quinta-feira (28)
-
Esportes6 dias agoFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores
-
Esportes4 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro5 dias agoExportação recorde em maio injeta R$ 1,77 bilhão no campo e estanca queda
-
Educação5 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
