Paraná
Sanepar abre inscrições para oficina de sabão caseiro em Manoel Ribas
Estão abertas as inscrições para o curso de produção de sabão caseiro que será realizado pela Sanepar em Manoel Ribas, região Central do Paraná. O sabão é feito a partir do óleo de cozinha usado. A oficina é gratuita, tem 20 vagas e será realizada no dia 30 de janeiro, das 14 horas às 16h30 no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
As inscrições podem ser feitas no mesmo local até 29 de janeiro, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Pede-se a doação uma garrafa pet de dois litros e óleo usado para os interessados no curso.
Além do aprendizado sobre como transformar óleo de cozinha já utilizado em sabão, também são trabalhados conteúdos como o uso correto da rede de esgoto, descarte de resíduos e a importância do saneamento. “Trabalhamos a questão ambiental e a produção caseira de sabão com óleo de cozinha pode ser uma nova fonte de renda para as famílias”, explica a gestora ambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.
As atividades de capacitação do trabalho socioambiental da Sanepar são direcionadas preferencialmente para famílias cadastradas em programas sociais e residentes em bairros beneficiados por obras da Sanepar.
- Verão Maior Paraná amplia ações para incentivar hidratação durante os shows
- Estação das Águas: Sanepar monta ilhas de hidratação para os shows no Litoral
OBRAS – Em Manoel Ribas, a Sanepar está investindo R$ 7,2 milhões em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que irá atender mais de 800 famílias.
Serviço:
Oficina de sabão
Data e horário do curso: 30 de janeiro, das 14h às 16h30
Local do curso: CRAS – Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 823 – Manoel Ribas
Inscrições: até o dia 29 de janeiro no CRAS.
Fonte: Governo PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.