Connect with us


Brasil

Rondônia realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Publicado em

Em 18 de setembro, Rondônia sediou a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada na sede da OAB em Porto Velho. O encontro reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e governo para debater propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

Em Rondônia, foram debatidas e aprovadas 14 propostas, organizadas em quatro eixos principais: Relações do Trabalho, Negociação Coletiva e Segurança Jurídica; Mercado e Futuro do Trabalho, com destaque para intermediação, qualificação profissional e competências; Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda, incluindo seus mecanismos de financiamento; e Proteção e Inclusão Produtiva, abordando emprego, desemprego, empregabilidade e inovações tecnológicas. Todas as propostas serão encaminhadas à Comissão Nacional Organizadora da II CNT.

A superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Tereza Janete Córdova Santos, ressaltou que a valorização do emprego formal e o investimento em qualificação profissional são fundamentais para impulsionar a economia local e assegurar melhores condições de vida à população de Rondônia.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello; do chefe da Fiscalização do Trabalho da SRTE Rondônia, Juscelino José; da assessora da Assessoria Especial de Promoção da Igualdade do Trabalho, Camila Scobar; do representante da OAB Rondônia, Nelson Sério da Silva; do representante da Prefeitura de Porto Velho, Antônio Alves; do presidente da Federação de Agricultura de Rondônia, Hélio Dias de Souza; do superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia, Gilberto Baptista; da representante da Fecomércio de Rondônia, Mariana Belandi; e da presidente da Central Única dos Trabalhadores, Elzilente do Nascimento. A II CNT conta ainda com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Leia mais:  Nota do MMA sobre a suspensão temporária da elaboração da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras

Confira mais informações sobre a II CNT aqui.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook

Brasil

Brasil e Paraguai realizam Dia D de vacinação na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Published

on

O Ministério da Saúde do Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai e com apoio da OPAS/OMS, realizou nesta terça-feira (28) o Dia D da Semana de Vacinação das Américas (SVA) 2026 na fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero. A mobilização busca ampliar a cobertura vacinal, atualizar cadernetas e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis em uma região de grande circulação de pessoas entre os dois países.

“A gente vive hoje em um mundo globalizado, com muitas ameaças à saúde pública. Duas delas são centrais: a desinformação e a negação da ciência. E essa negação se torna especialmente perigosa quando coloca em dúvida os benefícios comprovados das vacinas, que foram responsáveis por reduzir e até eliminar diversas doenças. Quando a cobertura vacinal cai, esses agravos podem voltar a circular, como temos visto com o sarampo. Por isso, ações como esta, na fronteira entre Brasil e Paraguai, são fundamentais, porque reforçam um compromisso conjunto com a ciência, com a proteção da população e com a saúde pública dos nossos países”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

A ação ocorreu na Linha Internacional, um dos principais pontos de travessia da fronteira, com oferta de vacinas previstas nos calendários nacionais de imunização. A iniciativa reforça a vacinação como principal estratégia de prevenção e controle de doenças.

Leia mais:  MMA promove oficina para avançar na consolidação do SISREDD+

A campanha binacional foi fortalecida neste ano com a assinatura de um acordo de cooperação internacional durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, com participação do Ministério da Saúde, do Conass e de governos estaduais. O documento prevê campanhas simultâneas de vacinação em áreas de fronteira e consolida ações desenvolvidas desde 2025, incluindo o Projeto de Monitoramento para Vigilância em Saúde na fronteira Brasil-Paraguai.

Além de Ponta Porã, as ações de vacinação em Mato Grosso do Sul seguem até 2 de maio nos municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Coronel Sapucaia e Paranhos, em articulação com as cidades paraguaias de Carmelo Peralta, Bella Vista Norte, Capitán Bado e Ypejhú. A programação inclui postos de vacinação e serviços de atenção básica dos dois lados da fronteira.

Contexto epidemiológico

A realização do Dia D ocorre em um cenário de alerta sanitário regional. A vacinação segue como a principal medida para prevenir doenças imunopreveníveis, proteger populações vulneráveis e interromper cadeias de transmissão, especialmente em áreas de alta mobilidade populacional.

Leia mais:  Governo reajusta valores do Gás do Povo para ampliar oferta e mitigar impactos externos

Regiões de fronteira apresentam desafios específicos para a imunização, como intenso fluxo migratório, diferentes sistemas de saúde e acesso irregular aos serviços, fatores que podem favorecer a circulação de vírus já controlados em outros contextos.

Alerta para viajantes

Com a proximidade da Copa do Mundo FIFA 2026, o Ministério da Saúde recomenda que brasileiros que viajarão aos Estados Unidos, México e Canadá atualizem a vacinação contra o sarampo antes do embarque. A vacina é ofertada gratuitamente pelo SUS para pessoas de 1 a 59 anos.

A orientação considera o aumento da circulação internacional de pessoas e os surtos registrados nos três países-sede, que apresentam crescimento de casos desde 2025 e mantêm transmissão ativa da doença em 2026.

Até o momento, o Brasil registrou três casos de sarampo em 2026: um no Rio de Janeiro, em uma mulher sem histórico vacinal, e dois em São Paulo, incluindo uma criança com viagem recente à Bolívia. Em todos os casos, foram adotadas medidas imediatas de bloqueio e vacinação. O país permanece livre da circulação endêmica da doença, com resposta baseada em vigilância epidemiológica e alta capacidade de imunização.

Amanda Milan
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262