Connect with us


Paraná

Rodovia entre São João e São Jorge d’Oeste recebe reforço de sinalização

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), reforçou a sinalização viária da PR-281 entre São João e São Jorge d’Oeste, na região Sudoeste.

Foi executada nova sinalização horizontal, com pintura de linhas de eixo e de bordo, zebrado branco, zebrado amarelo e também instalados cilindros delimitadores e tachões refletivos.

As melhorias são parte do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná) do DER/PR, que prevê reforço e ampliação de sinalização e implantação de dispositivos de segurança, de acordo com projeto básico elaborado especificamente para cada rodovia contemplada.

Este trecho está incluso no Lote 8 do Proseg Paraná, que inclui 1185,41 quilômetros de rodovias da região Sudoeste, com um investimento de R$ 64,1 milhões. Os serviços do lote tiveram início em novembro de 2021 e permanecem em execução até outubro deste ano.

Leia mais:  UEL lança portal para divulgar ações dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Investimento recorde para universalizar saneamento é destaque de nova campanha da Sanepar

Published

on

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou uma nova campanha institucional que destaca o maior pacote de investimentos da história da empresa, com R$ 2,6 bilhões em 2026 e R$ 13 bilhões até 2030. O objetivo dos recursos é garantir que a Sanepar atinja os índices de universalização antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento.

Lançada nesta terça-feira (23), a campanha, formada por vídeos institucionais, visa reforçar os grandes números que dão à Sanepar o título de maior empresa pública de saneamento do Brasil. A intenção também é mostrar algumas das grandes obras executadas com esses investimentos distribuídos em todas as regiões do Estado. “Essa campanha mostra a materialização de todo esse investimento histórico. São novos reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto modernas para atender milhares de pessoas que vivem no Paraná”, explica o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

O principal vídeo institucional sobre os investimentos da Sanepar será exibido em canais de televisão de todo o Estado e também nas redes sociais.

Leia mais:  Com superpostes, Estado começa instalar novo sistema de iluminação na Orla de Matinhos

Para a diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, as peças também vão auxiliar a população a visualizar onde os recursos da Companhia estão sendo investidos. “Ao exibir as imagens das obras prontas, estamos dando ainda mais transparência sobre os resultados positivos dos investimentos que fazemos aqui na Sanepar”, destaca.

Confira o vídeo da campanha:

COMPROMISSO COM A UNIVERSALIZAÇÃO – Os investimentos e obras mostrados na nova campanha fazem parte do compromisso da Sanepar em antecipar a universalização do saneamento. A meta é chegar a um índice de pelo menos 90% da população atendida pela empresa com coleta de esgoto quatro anos antes do prazo estabelecido no Marco Legal do Saneamento. Atualmente, a taxa é de 82,6%.

DESTAQUES – Os vídeos institucionais destacam, por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde R$ 32 milhões foram investidos para levar o índice de coleta na cidade aos 90% nos próximos anos. A região também recebeu R$ 18 milhões em recursos para ampliar a disponibilidade de água tratada, com o novo Reservatório do Tatuquara.

Leia mais:  UEL lança portal para divulgar ações dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Outro investimento importante que aparece nas peças foi feito nas estações de tratamento de esgoto em Apucarana, no Norte do Estado, que também colocam a cidade no caminho da universalização do saneamento. A região também ganha reforço no abastecimento de água, com a criação do Sainp – Sistema de Abastecimento Integrado de Abastecimento do Norte do Paraná. O investimento total é de R$ 800 milhões.

A ETE Boi Pintado e a ampliação da ETE Alegria, no Oeste, são outras obras que saíram do papel em 2026 graças aos recursos recordes disponibilizados pela Sanepar. Como mostrado na campanha, foram investidos mais de R$ 95 milhões para transformar Santo Antônio da Platina e Medianeira em referências na coleta e tratamento de esgoto na região.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262