Brasil
Revista da ENIT conquista Qualis A4 e reforça excelência acadêmica da Inspeção do Trabalho
A Revista da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) conquistou a classificação Qualis A4 na avaliação trienal 2021–2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado certifica a qualidade da produção científica publicada pela Revista e a reconhece como um periódico de alto impacto acadêmico em âmbito nacional.
A conquista é motivo de celebração, especialmente em 2026, ano em que a Revista completa 10 anos de existência. A classificação A4 reforça o papel do periódico como um espaço qualificado para o debate acadêmico e para a difusão do conhecimento relacionado à Inspeção do Trabalho.
Entenda o Qualis
O Qualis é o sistema brasileiro de avaliação de periódicos científicos, mantido pela CAPES, que classifica as revistas de acordo com critérios de qualidade e impacto acadêmico. Embora as classificações da faixa B já indiquem relevância científica, os estratos da faixa A representam periódicos de alto nível, amplamente buscados por pesquisadoras e pesquisadores com elevada titulação acadêmica.
A obtenção do Qualis A4 tende a ampliar a visibilidade acadêmica da Revista da ENIT e a fortalecer ainda mais a carreira da Auditoria Fiscal do Trabalho no meio científico.
Sobre a Revista da ENIT
A Revista da ENIT é uma publicação anual que recebe artigos científicos e relatos de boas práticas produzidos por auditores-fiscais do Trabalho, em diálogo com a comunidade acadêmica. Todos os trabalhos passam por rigoroso processo de avaliação dupla cega.
Em 2026, será publicada a edição comemorativa dos 10 anos da Revista.
Acesse o site da Revista da ENIT: https://revistaenit.trabalho.gov.br
Brasil
MPA participa da 3ª Cúpula da Pesca de Pequena Escala em Roma
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participou, neste domingo (6), da 3ª Cúpula da Pesca Artesanal (SSF Summit 2026), realizada na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, Itália. O encontro reuniu governos, organizações de pescadores e pescadoras, sociedade civil e organismos internacionais para discutir a implementação das Diretrizes Voluntárias para a Sustentabilidade da Pesca em Pequena Escala.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, participou da mesa de alto nível ao lado do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, e de ministros de outros países. Em sua intervenção, destacou que a sustentabilidade da pesca deve caminhar junto com a conservação dos recursos pesqueiros e a garantia de condições dignas de vida para as comunidades que vivem da atividade.
Edipo apresentou iniciativas brasileiras voltadas à pesca artesanal, incluindo o reconhecimento dos territórios pesqueiros tradicionais, políticas para mulheres e jovens, a integração entre conhecimentos científico e tradicional, a extensão pesqueira e a ampliação do acesso ao crédito. Também ressaltou a importância do pescado para a segurança alimentar e nutricional e o combate à fome.
“Não existe futuro para a pesca sem a conservação dos recursos pesqueiros, assim como não existe pesca sustentável sem garantir condições de vida dignas para as mulheres e os homens que vivem das águas. Incentivar o consumo de pescado é também uma estratégia de segurança alimentar e de combate à fome”, afirmou.
Plano Nacional da Pesca Artesanal
O diretor do Departamento de Territórios Pesqueiros e Ordenamento do MPA, Cristiano Quaresma, apresentou o Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA) como principal instrumento brasileiro para transformar as Diretrizes-SSF em políticas públicas. Construído com a participação de pescadores e pescadoras de diferentes regiões do país, o Plano estabelece uma estratégia para os próximos dez anos e contempla temas como territórios tradicionais, gestão sustentável dos recursos pesqueiros, trabalho digno, igualdade de gênero, juventudes e mudanças climáticas.
“A nossa experiência demonstra que as Diretrizes tornam-se mais fortes quando transformamos participação em decisão, direitos em políticas públicas e pescadores e pescadoras em protagonistas de seu próprio futuro”, destacou Quaresma.
Reuniões bilaterais
Paralelamente à Cúpula da Pesca de Pequena Escala, a delegação realizou reuniões bilaterais com a Representação Permanente do Brasil e com a Direção de Pesca e Aquicultura da FAO. Entre os temas abordados, destacaram-se a reconstrução da estatística pesqueira marinha brasileira, projetos de cooperação internacional, mecanismos de financiamento e implementação do Acordo sobre Medidas do Estado do Porto (PSMA), voltado ao combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
A participação brasileira reforça a estratégia do MPA de ampliar a cooperação internacional e fortalecer a presença do Brasil nos debates globais sobre pesca, aquicultura, segurança alimentar e sustentabilidade.
ASCOM
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]
-
Política Nacional7 dias agoHorário eleitoral gratuito: veja as regras para as eleições de 2026
-
Paraná7 dias agoMinistério Público ajuíza ação civil pública para suspender prorrogação indevida de contrato de concessão dos serviços de transporte coletivo de Guarapuava
-
Paraná6 dias agoAtuação do Ministério Público do Paraná viabiliza implantação do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes no Município de Pitangueiras
-
Educação7 dias agoIdeb: Paraíba inicia análise de resultados nas redes
-
Educação7 dias agoProjeto da Univasf utiliza o esporte para apoiar jovens com TEA
-
Paraná7 dias agoTribunal do Júri de Castro condena a 30 anos e 6 meses de reclusão homem denunciado pelo MPPR por tentativa de feminicídio da ex-companheira
-
Brasil6 dias agoSecretarias Municipais de Saúde devem formalizar recebimento de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde
-
Educação6 dias agoAberta inscrição para a 3ª Edição do Selo de Alfabetização
