Paraná
Ranking aponta UEM entre as 20 melhores universidades brasileiras na área da agricultura
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está classificada na 18ª posição nacional na produção de conhecimento na área da Agricultura e Silvicultura, segundo o QS World University Rankings by Subject 2023, da consultoria de pesquisa britânica Quacquarelli Symonds (QS). Na edição deste ano do ranking, a UEM ocupa o 50º lugar na América Latina e a faixa global 401-420.
O estudo avaliou mais de 15 mil cursos de 1.594 instituições de ensino superior de 93 países, classificadas em 54 áreas e cinco campos do conhecimento. No Brasil, o ranking avaliou o desempenho de 291 cursos em 31 instituições e destacou a estadual paranaense no campo das Ciências da Vida e Medicina.
A metodologia utilizou cinco critérios: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; citações por artigos científicos; rede internacional de pesquisa; e índice H no Google Acadêmico, uma métrica relativa aos trabalhos científicos publicados por pesquisadores, incluindo o número de citações recebidas nas publicações de outros autores. Esses indicadores foram adaptados de acordo com cada área específica.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, professor Mauro Sá Ravagnani, o destaque é resultado de investimento no corpo docente e técnico da instituição de ensino. “Agricultura e Silvicultura é uma área que a UEM priorizou bastante nos últimos anos. Atualmente, temos produção científica no agronegócio, como agroecologia e sustentabilidade, o que ajuda a instituição a ficar em evidência neste cenário”, explica.
O Curso de Agronomia da UEM foi criado em 1977 e já formou centenas de engenheiros agrônomos, que atuam nas diversas áreas das cadeias produtivas que envolvem a produção agropecuária. O projeto pedagógico desse curso tem sido atualizado continuamente para adequar a formação profissional dos estudantes de acordo com as demandas da sociedade.
Muitos desses profissionais também exercem atividades em instituições de ensino e pesquisa e em organizações do setor público e da iniciativa privada, inclusive no Exterior. Já o Programa de Pós-Graduação em Agronomia oferece cursos de mestrado e doutorado desde 1995 e 1999, respectivamente. Ambos estão no grupo de excelência de programas de pós-graduação no Brasil.
Além da estadual de Maringá, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está classificada nessa área, nas posições 11 e 30, no Brasil e na América Latina, respectivamente. As universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel) fecham o grupo das instituições da região Sul classificadas nacionalmente na área da agricultura, em 6º, 8º, 9ª e 16º lugar, nessa ordem.
- Professor da Unespar toma posse na Academia Paranaense de Letras
- Professores paranaenses são selecionados para lecionar em escolas dos EUA
UNIVERSIDADE – Localizada na região Noroeste do Paraná, a UEM tem sete campus acadêmicos, localizados nas cidades de Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Diamante do Norte, Ivaiporã e Umuarama. A instituição de ensino conta ainda com o Centro de Pesquisa em Aquicultura e a Fazenda Experimental, nos distritos de Floriano e Iguatemi, respectivamente, na zona rural de Maringá; além do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), uma base de pesquisa avançada na cidade de Porto Rico.
A instituição estadual de ensino superior foi fundada em 1970 e, atualmente, a UEM oferta 70 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos; e 63 de pós-graduação, sendo 13 cursos de especialização, 31 de mestrado e 19 de doutorado. Com características regionais, a universidade desenvolve ações ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
O Departamento de Agronomia, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da UEM, conta com 49 professores, todos com o título de doutor (cinco com pós-doutorado no Brasil, Estados Unidos, França e Canadá).
Fonte: Governo PR
Paraná
Carnaval no litoral do Paraná reuniu quase 500 mil pessoas no fim de semana
O Carnaval no litoral do Paraná reuniu cerca de 473 mil pessoas entre sábado (14) e domingo (15), conforme estimativas da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A maior concentração de público foi registrada nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Antonina e Pontal do Paraná, que concentraram grande parte da programação carnavalesca e do fluxo turístico no período.
Matinhos liderou a movimentação no fim de semana, com aproximadamente 290 mil pessoas, impulsionadas por uma programação diversificada e distribuída em diferentes pontos da cidade. O município recebeu blocos tradicionais, apresentações de bandas carnavalescas e desfiles com trios elétricos na região central, em Caiobá e na Praia Mansa, mantendo fluxo intenso de foliões ao longo do dia e da noite.
Em Guaratuba, cerca de 83 mil pessoas participaram das festividades entre sábado e domingo. A programação foi marcada principalmente por desfiles de trios elétricos e blocos de Carnaval ao longo da orla e na área central, além de atividades voltadas ao público infantil, como matinês, ampliando o perfil dos frequentadores e garantindo presença constante de famílias e turistas.
Antonina reuniu aproximadamente 50 mil foliões no período, mantendo o formato tradicional do carnaval local. A cidade recebeu blocos de rua, apresentações de bandas musicais e desfiles de escolas de samba, realizados em áreas históricas do município, o que reforçou o caráter cultural dos festejos.
Já em Pontal do Paraná, a estimativa foi de cerca de 33 mil pessoas entre sábado e domingo, com eventos distribuídos em diferentes balneários. A programação incluiu desfiles de trios elétricos em Praia de Leste, Santa Terezinha e Ipanema, além de blocos carnavalescos e apresentações musicais em Pontal do Sul, contribuindo para uma movimentação expressiva e descentralizada ao longo da orla.
INTEGRAÇÃO – O planejamento operacional para o Carnaval 2026 foi estruturado de forma integrada, com base em análise técnica e no uso de recursos tecnológicos, visando a gestão de grandes fluxos de pessoas e a resposta rápida a ocorrências. As forças de segurança atuam de maneira coordenada no policiamento ostensivo, na organização dos espaços festivos e no ordenamento do fluxo de veículos e pedestres, com interdições programadas, controle de acesso e garantia de corredores livres para atendimento de emergências.
Fonte: Governo PR
-
Polícial7 dias agoPCPR orienta população a como prevenir golpes e furtos no carnaval
-
Educação7 dias agoAumento para alimentação escolar chega a 55% com novo reajuste
-
Paraná7 dias agoPatrocinado pela Sanepar, Festival de Curitiba terá mais de 400 atrações
-
Política Nacional7 dias agoProjeto limita prisão preventiva de réu primário a flagrante delito
-
Brasil7 dias agoJustiça e Defesa alinham estratégias de integração e combate ao crime organizado
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que cria a Semana Nacional de Retiros Culturais
-
Paraná7 dias agoEstado vai destinar R$ 253 milhões para infraestrutura turística de 19 cidades do Oeste
-
Esportes5 dias agoFlamengo vence o Vitória por 2 a 1 e conquista a primeira vitória no Brasileirão
