Educação
Publicado resultado preliminar de experiências inspiradoras
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou, nesta quarta-feira, 13 de maio, o resultado preliminar da Seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A relação com os 1.081 projetos das redes selecionadas está disponível na página Educação Integral Experiências Inspiradoras.
No resultado preliminar, foram selecionados 26 estados, o Distrito Federal e 1.008 municípios, sendo 20 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro. Além de fazerem parte do mapa, as redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em novembro, e 75 secretarias participarão da rede de trocas.
Recurso – As secretarias não selecionadas poderão encaminhar recursos no período de 13 a 14 de maio, pela página da iniciativa, com envio de texto assinado pela autoridade máxima da secretaria de educação proponente, com os argumentos que justifiquem uma nova análise da experiência inscrita, conforme o Edital nº 1/2026, que trata da seleção.
Para fins de análise, não serão considerados novos documentos ou materiais adicionais, como relatos, publicações, entre outros. Os recursos serão analisados pela Comissão Avaliadora do Edital, e o resultado final será divulgado no dia 25 de maio.
Escola em tempo integral – O programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
MEC Livros está na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
O Ministério da Educação participa da 29ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada até 6 de setembro no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA). Como parte da programação, dois totens do MEC Livros estarão disponíveis, com acesso à biblioteca digital e ao acervo de milhares de obras literárias gratuitas.
Durante o evento, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, conversou com o escritor Jeferson Tenório, autor de O Avesso da Pele, uma das obras selecionadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que disponibiliza livros e outros materiais para estudantes e professores da educação básica pública.
A participação do escritor reforça a relação entre as ações de incentivo à leitura e a formação de leitores, um dos objetivos da feira, que aproxima o público de autores, obras e diferentes manifestações culturais.
A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é um dos principais eventos literários e culturais da Região Norte. O encontro reúne escritores, educadores, artistas, editoras e leitores e valoriza a literatura, a arte e a diversidade cultural da Amazônia.
Nesta edição, a feira homenageia Nazaré Pereira e Luiz Peixoto Ramos, o Jabutigão, artistas ligados à cultura e à literatura amazônica.
MEC Livros – A plataforma de livros do MEC é uma biblioteca digital de acesso público e gratuito que reúne obras literárias em formato digital. O acervo do MEC Livros inclui títulos contemporâneos licenciados e obras em domínio público, destinados a estudantes, professores, pesquisadores e leitores em geral.
Entre 1º de abril e 26 de agosto de 2026, a plataforma registrou 1.172.676 usuários cadastrados e 757.895 empréstimos. Nesse período, os usuários acumularam 441,9 mil horas de leitura, o equivalente a cerca de 50 anos de leitura ininterrupta.
O acervo possui 26.971 obras, sendo 25.118 títulos licenciados e 1.853 obras em domínio público. Celulares e tablets respondem por metade dos acessos à plataforma.
Entre os cinco livros mais emprestados no período estão A Cabeça do Santo, de Socorro Acioli; Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski; Torto Arado, de Itamar Vieira Junior; Noites Brancas, também de Dostoiévski; e A Vegetariana, de Han Kang.
Como acessar – O público pode acessar o MEC Livros pelo site ou pelo aplicativo. Para utilizar a plataforma, é necessário fazer login com uma conta Gov.br. Depois do acesso, o leitor pode consultar o acervo, conferir informações sobre as obras e selecionar o título de interesse para realizar o empréstimo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação
-
Agro5 dias agoNovo acesso
-
Brasil4 dias agoAVISO DE PAUTA
-
Esportes6 dias agoPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde prorroga permanência de médicos especialistas até fevereiro de 2027 em todo o país
-
Esportes7 dias agoPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
Educação6 dias agoIdeb: São Paulo inicia análise de resultados nas redes
-
Paraná5 dias agoMPPR identifica novas vítimas de homem denunciado por estupro de vulnerável em Fazenda Rio Grande e divulga novamente canais para denúncias
-
Educação7 dias agoIdeb: Rio Grande do Sul inicia análise de resultados nas redes
