Connect with us


Paraná

Programa da TV Paraná Turismo mostra cosmético produzido a partir do bicho-da-seda

Publicado em

A TV Paraná Turismo exibe a partir das 19 horas desta quarta-feira (1º) a quarta edição do Paraná Ciência, programa com os destaques da produção das sete universidades estaduais do Paraná.

Uma reportagem especial mostra que pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), resultou em um sérum facial, produto cosmético com uma textura leve e fluida que contém uma alta concentração de ingredientes ativos, elaborado a partir de uma proteína do casulo do bicho-da-seda.

O programa também apresenta os avanços do Parque Tecnológico da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está saindo do papel e que, em breve, terá uma estrutura de sete mil metros quadrados, e vai beneficiar mais de um milhão e meio de pessoas em Maringá e região Noroeste.

Também é destaque neste Paraná Ciência a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)  com a Universidade de Tecnologia de Shandong, da China. O acordo prevê colaboração para iniciativas acadêmicas e científicas, como o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes.

Leia mais:  Unioeste e Secretaria de Ensino Superior levam pesquisas e inovação ao Show Rural 2024

Pesquisas do programa Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, do Governo do Estado, vêm se destacando, em âmbito nacional, com o desenvolvimento de próteses inteligentes e dispositivos de inclusão sensorial – e o público da TV Paraná Turismo vai conhecer a história do menino José Bonini, de 1 ano e 7 meses, que nasceu sem os quatro membros do corpo e recebeu prótese fruto desse projeto científico paranaense. 

Já uma pesquisa, realizada na Unicentro, chama atenção para o protagonismo de Anita Garibaldi, figura histórica pela importância de seu legado na educação e na inspiração das novas gerações.

A TV Paraná Turismo pode ser acompanhada na TV aberta, pelo canal 9.1 UHF em Curitiba e regiões com retransmissão, no canal 509 da Claro/NET, via satélite Star One D2 (frequência 4056 MHz, Banda C, antenas parabólicas), no canal 236 na Banda Ku, ou ainda no canal 66 da SKY TVRO.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha terá detonação de rochas após o feriado

Published

on

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PRC-466 será interditada na quinta-feira (23) no km 237+700, a partir das 14h, para nova operação de detonação de rochas. O segmento fica entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul.

O bloqueio total do tráfego deve ser mantido até as 17h, sendo necessário para avanço na obra de duplicação em concreto da rodovia, especificamente na implantação da nova pista.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha (distrito de Guarapuava) tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,75 milhões. Ela contempla, ainda, o whitetopping da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. Ela está 29,37% executada, devendo ser finalizada em junho de 2027.

Leia mais:  Startups são selecionadas para receber subsídio do projeto Paraná Anjo Inovador

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262