Região Oeste
Presos serram viga de cela para fugir da Penitenciária Estadual de Cascavel; um conseguiu escapar
Um preso conseguiu fugir da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, na madrugada deste domingo (14).
Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), presos serraram a vida da cela onde estavam.
Dois deles foram notados já próximos a uma das guaritas por agentes penitenciários que faziam o monitoramento das câmeras de segurança da unidade.
Agentes da PM e da segurança interna foram acionados, e um dos presos foi capturado ainda na área da penitenciária.
O preso que conseguiu escapar foi encontrado no fim da manhã de domingo e levado para a Delegacia da Polícia Civil.
Região Oeste
Sanepar promove limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu
.

Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, o corresponde à distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.
A limpeza é feita com a ajuda de um caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os profissionais retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes.
desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Marcos Simoni.
Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.
O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.
-
Polícial6 dias agoPCPR homenageia 53 servidores com Medalhas de Serviço Policial em Foz do Iguaçu
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova evento não competitivo em via pública sem aval de confederação
-
Brasil6 dias agoMinistério do Turismo recebe relatório de impacto do Fórum Brasileiro de Turismo Responsável
-
Brasil5 dias agoEm São Paulo, ministro doa sangue e reforça vacinação de gestantes para proteger bebês da bronquiolite
-
Entretenimento5 dias agoTainá Militão denuncia câmera escondida apontada para sua casa na Espanha: ‘Medo’
-
Polícial6 dias agoFormatura do Curso de Aperfeiçoamento de Praças reúne 29 sargentos em Londrina
-
Brasil3 dias agoFernão Dias: Renan Filho promove nesta quinta-feira (11) último leilão de 2025 com previsão de R$ 14,8 bilhões em investimentos
-
Educação6 dias agoSérie de webinários abordará equidade no Novo PAR
