Agro
Preços do feijão caem na semana, mas média de março ainda supera fevereiro
Na última semana, os preços do feijão registraram queda em praticamente todas as regiões e variedades acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo os pesquisadores, o movimento foi influenciado principalmente pela retração da demanda no mercado comprador.
Feijão carioca mantém média de março acima de fevereiro
No caso do feijão carioca, notas 9 ou superiores, apesar da desvalorização recente, o preço médio nesta parcial de março (até 12 de março) permanece 8,72% acima da média de fevereiro.
Feijão preto sofre pressão da oferta
Para o feijão preto, a maior oferta, especialmente de lotes comerciais da primeira safra, pressionou os preços em diversas regiões. Assim como o feijão carioca, a média de março continua acima da de fevereiro, mas de forma mais modesta, com alta de apenas 1,1%.
Variações recentes impactam o consumidor
As rápidas e expressivas variações de preços nos últimos meses já refletem no bolso do consumidor. Dados do IBGE mostram que, em fevereiro, o IPCA registrou alta de 11,73% para o feijão carioca, acumulando 11,5% nos últimos 12 meses. O feijão preto subiu 2,84% em fevereiro, mas ainda apresenta queda de 22,78% no acumulado anual.
Diferença entre preço no campo e no varejo
No campo, os preços tiveram aumentos significativos: o feijão carioca registrou alta de 42,2% (notas 9 ou superiores) a 55,7% (notas 8,0 e 8,5) em 12 meses, enquanto o feijão preto subiu apenas 1%. Pesquisadores do Cepea destacam que esse cenário evidencia que o repasse das valorizações do campo para o consumidor final ainda é parcial.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Mapa reforça diálogo sobre inovação no campo e segurança regulatória
O ministro da Agricultura e Pecuária em exercício, Cleber Soares, recebeu nesta quarta-feira (20) a vice-presidente Global de Assuntos Externos da Corteva, Shona Sabnis, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados à produção agrícola, inovação em insumos biológicos e comércio internacional de commodities.
A reunião também abordou desafios regulatórios ligados à aprovação de novas tecnologias agrícolas, especialmente eventos genéticos voltados às culturas de soja e milho e reforçou o papel estratégico do Brasil no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura mundial, sobretudo em áreas ligadas à biotecnologia e aos insumos biológicos.
O ministro em exercício destacou a importância do diálogo entre governo e setor produtivo para fortalecer o ambiente de inovação, ampliar o diálogo internacional e favorecer a competitividade da agropecuária brasileira.
Participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais da Corteva Agriscience para América Latina, Augusto de Moraes; a assessora da Secretaria-Executiva, Andrea Parrilla; e a chefe de gabinete Erika Santos.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Paraná5 dias agoSanepar patrocina 15ª edição do Olhar de Cinema de Curitiba
-
Educação6 dias agoEvento abordará metas de equidade do Fundeb com prefeitos
-
Educação6 dias agoCPOP 2026: aberto período de recurso da seleção de cursinhos
-
Paraná4 dias agoParque Nacional do Iguaçu foi o segundo mais visitado do Brasil em 2025, aponta ranking
-
Brasil7 dias agoMinistério do Turismo destina R$ 2 milhões para o “São João” de Campina Grande (PB)
-
Agro6 dias agoSafra de laranja 2026/27 pode cair 13% e aliviar pressão sobre estoques globais de suco, aponta Cepea
-
Entretenimento4 dias agoMarcela Mc Gowan e Luiza Martins celebram pré-wedding com festa country: ‘Noivinhas!’
-
Esportes5 dias agoFluminense vence o São Paulo e encosta na vice-liderança do Brasileiro
