Educação
Portal Mais Professores divulga 12 programas de pós-graduação
O Portal Mais Professores está divulgando 12 programas de pós-graduação com inscrições abertas, voltados à formação e à qualificação de docentes da educação básica. As oportunidades incluem cursos de mestrado, doutorado e especialização, ofertados por universidades federais e institutos federais em diferentes regiões do país.
A divulgação das vagas faz parte da ação do Ministério da Educação (MEC) para ampliar o acesso dos professores a cursos de pós-graduação gratuitos, fortalecendo a formação acadêmica e pedagógica do magistério. A plataforma reúne, em um único ambiente, informações sobre os cursos disponíveis, instituições ofertantes e prazos de inscrição.
O portal integra o programa Mais Professores para o Brasil, iniciativa que articula políticas públicas voltadas à valorização docente e à qualificação profissional. Um dos objetivos do programa é enfrentar o déficit de formação adequada no país: dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que 33% das docências da educação básica não possuem professores com formação compatível com a área em que atuam.
Par o MEC, a ampliação da divulgação da oferta de programas de pós-graduação pretende elevar o acesso aos cursos, aumentar a qualidade do ensino, atualizar práticas pedagógicas e incorporar novas metodologias e tecnologias educacionais.
Confira a relação completa sobre cursos, instituições e prazos finais de inscrição:
| Instituição | Curso | Final das inscrições |
|---|---|---|
|
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
23/jan. |
|
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – Mestrado |
25/jan. |
|
Instituto Federal de Brasília (IFB) |
25/jan. |
|
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
26/jan. |
|
|
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
27/jan. |
|
|
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
30/jan. |
|
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Inteligência Artificial na Educação |
1/fev. |
|
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – Mestrado |
2/fev. |
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
10/fev. |
|
|
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
20/fev. |
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
20/fev. |
|
|
Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) |
Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – Mestrado e Doutorado |
6/mar. |
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa prevê, além do portal de formação, o Pé-de-Meia Licenciaturas, a bolsa Mais Professores para o Brasil, a Prova Nacional Docente e ações de valorização, como benefícios exclusivos em bancos públicos e descontos em hotéis. O Mais Professores visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
MEC participa de fórum sobre parcerias e compras públicas
O Ministério da Educação (MEC) está participando do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transparência e Compras Públicas (Parcom), que começou na terça-feira, 9 de junho, com o objetivo de fortalecer a governança colaborativa para ampliar a eficiência, a transparência e o impacto das políticas públicas em todo o país. Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o tema “Ampliamos o jogo: coloque seu time em campo!”, o Parcom ocorre até quinta-feira, 11 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
O encontro é voltado a gestores, servidores, colaboradores e integrantes de órgãos e entidades públicas e privadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal; e busca incentivar a troca de experiências e boas práticas de gestão, além de aproximar os estados e municípios das políticas do governo federal.
Por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC está com um estande no evento para realizar atendimento aos visitantes e tirar dúvidas sobre os programas, as políticas e as ações desenvolvidas pela Pasta. Além disso, também está sendo distribuído o Relatório Educacional para Gestores Públicos, com diagnóstico das políticas e ações educacionais implementadas pelos 5.550 municípios brasileiros.
Os Relatórios Educacionais para Gestores Públicos estão disponíveis na Plataforma Aqui tem MEC e apresentam informações sobre os investimentos e as ações do ministério em cada unidade da federação, a fim de dar transparência às ações realizadas para reconstruir a educação brasileira nos estados e municípios.
Programação – Além do estande, representantes da pasta participam de palestras e painéis durante o fórum. Na terça-feira, 9 de junho, ocorreu o painel “O papel do FNDE na infraestrutura escolar brasileira” e a palestra “Novo PAC: avanços e impactos na infraestrutura educacional brasileira”.
Nesta quarta, 10 de junho, os temas abordados pela pasta são: chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); projetos referenciais em BIM no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e seus impactos; o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); compras públicas centralizadas; supervisão de obras financiadas com recursos federais e procedimentos para análise técnica de transferências de recursos destinadas a obras educacionais do PAR e do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação.
Já na quinta-feira, 11 de junho, serão debatidos pelo MEC e FNDE assuntos como: a Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (Educadados) – plataforma nacional de dados educacionais no contexto do Sistema Nacional de Educação (SNE); o programa Juros por Educação; os desafios dos projetos padronizados na arquitetura escolar para escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades tradicionais, além do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o financiamento da manutenção de veículos escolares.
O cronograma completo de atividades do Parcom está disponível na página do evento.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE
Fonte: Ministério da Educação
-
Agro6 dias agoLeite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
-
Paraná4 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Paraná7 dias agoMuseu Satélite chega a Paranaguá com unidade do Museu Casa Alfredo Andersen
-
Agro5 dias agoDesenrola Rural vai até 20 de dezembro. Saiba aqui como renegociar
-
Agro6 dias agoCoamo acelera construção de usina de etanol de milho no Paraná e projeto deve gerar até 2 mil empregos
-
Polícial5 dias agoComandante-Geral da PMPR recebe o Secretário de Segurança Pública e encontro é marcado por entrega de condecorações
-
Agro6 dias agoEtanol despenca 5,6% em maio com avanço da safra de cana e lidera queda dos combustíveis no Brasil
-
Agro5 dias agoBrasil e Honduras discutem parceria estratégica para modernizar a agricultura e fortalecer a segurança alimentar
